O Brasil tem um número baixo de mulheres pedalando pelas ruas das grandes cidades em comparação aos ciclistas homens. Segundo levantamento feito pela associação Ciclocidade, apenas 6% das mulheres andam de bicicleta na cidade de São Paulo. Além do assédio e da violência de gênero, entre os problemas listados na pesquisa, foi constatado que 27% das mulheres têm medo de compartilhar a via com carros pela falta de respeito no trânsito, 26% considera o risco de ter colisões, quedas ou atropelamentos e 14% pensa no risco de assalto e na falta de infraestrutura da cidade.

Desafios urbanos

Para a designer e voluntária do grupo Bike Anjas Luciana Souza, os desafios começam com o planejamento urbano: “A cidade foi feita por homens para homens, não pensando no deslocamento da mulher”.

Neste vídeo, o Instituto Claro foi conhecer o projeto Bike Anjas, que organiza pedaladas pela cidade de São Paulo, e também estimula e encoraja mulheres ao uso diário da bicicleta como meio de transporte, além de ajudar as que têm o desejo de pedalar, mas não sabem como e nem por onde começar. O vídeo traz dicas para iniciantes, com os dispositivos de segurança que devem ser analisados.

Veja mais:

Mulheres periféricas formam rede de apoio para resistir à desigualdade

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como funciona a reciclagem de lixo eletrônico?

Criança trans: mãe conta sua experiência de apoio e novas descobertas

“Dança materna” devolve o prazer da interação social a mulheres no pós-parto

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.