Salão solidário é um tipo de voluntariado em que profissionais de beleza, como cabelereiros e manicures, unem-se para atender gratuitamente uma população que não tem condições financeiras de acessar esses serviços.

“Entre seus benefícios é que pode ser realizado por diferentes instituições, como prefeituras, clubes, ONGs, entre outras”, explica o presidente do Clube Ipitanga, em Lauro de Freitas (BA), Sinaldo Souza.

No clube, a iniciativa surgiu vinculada ao projeto Mercadinho Solidário, que distribui alimentos para a população da região em situação de vulnerabilidade social. “Víamos que algumas mulheres que chegavam para retirar alimentos tinham uma demanda por conseguir um trabalho remunerado, mas não tinham condições de se arrumarem para se apresentarem nas entrevistas”, aponta Souza.

O projeto foi, então, estruturado pela cabeleireira Filó Rosa. “Havia um tempo que eu tinha a intenção de dedicar meu único dia de folga, que é as segundas-feiras, ao corte solidário, e procurei o clube”, relata.

“No projeto, atendemos mulheres que nunca haviam entrado em um salão de beleza, que achavam que esse cuidado não era para elas. Assim, o ganho foi fortalecer a autoestima, oferecer acolhimento e cuidado, e delas se sentirem mais pertencentes à sociedade também”, avalia Rosa.

“Já o profissional de beleza voluntário percebe, na prática, que é um agente de transformação social”, acrescenta.

Intervenção positiva na comunidade

O diretor do Clube Ipitanga, Marcos de Oliveira, estima que 400 cortes solidários já tenham sido realizados desde o início do projeto. “O objetivo foi cumprido, porque algumas mulheres conseguiram emprego após serem atendidas no salão solidário’, revela.

Ele também aponta que o projeto ajudou a integrar mulheres idosas do bairro. “Muitas não tinham uma vida social e não viam motivo para se arrumar. Como se a vida já tivesse acabado”, compartilha.

Para completar, o projeto do salão solidário no clube evoluiu para um curso preparatório de cabeleireiro e manicure, que formou gratuitamente um grupo de mulheres da região. “Um dos casos que mais me marcaram foi de uma mulher que teve a parte do rosto e da mão queimada em um acidente. Chegou tímida e foi a que mais evolui ao longo do curso”, comemora Filó.

salão-solidário-
         Ação do projeto em Mâncio Lima (AC) (crédito: prefeitura de Mâncio Lima (AC))

Foco em ribeirinhos

Em Mâncio Lima (AC), o salão solidário virou um projeto da secretária municipal de assistência social da prefeitura, voltado para o público rural e ribeirinho. Foi criado em 2021 e conta com profissionais voluntários e contratados.

“Ele atende o público masculino e feminino, incluindo crianças acima de três anos. A equipe se desloca até as comunidades, aos sábados, levando atendimento. Há ainda alimentação e recreação”, explica a secretária municipal de assistência social, Rocilda da Costa Mendonça.

“Priorizamos os moradores ribeirinhos e rurais, por serem mais vulneráveis e terem mais dificuldades de acesso a esses serviços. Quando foi criado o projeto, pensamos em levar não somente autoestima, mas estimular a interação entre eles”, destaca.

Dicas para a criação de um salão solidário

Rosa recomenda que o espaço tenha um banheiro e que haja a rotatividade dos cabeleireiros e manicures envolvidos. “Muitos são autônomos e possuem apenas um dia de folga. A rotatividade ajuda a não sobrecarregar um único profissional e evita que ele também perca seus atendimentos que lhe dão renda”, contextualiza.

Segundo Rosa, outro passo é encontrar um público para atendimento, que pode ser mulheres de um determinado bairro, idosos, de comunidades rurais, entre outros. Já os cabeleireiros podem ser encontrados em plataformas online que reúnem pessoas que desejam fazer algum trabalho voluntário.

“Em termos de equipamentos, conseguimos lavatórios, cadeiras, tesouras e produtos para os cabelos por meio de doações de membros da comunidade. No caso do xampu e condicionador, eles foram doados por uma fábrica da cidade”, destaca Souza.

“Vale buscar as fábricas e fornecedores de produtos de beleza e explicar o projeto e tentar doações e parcerias”, acrescenta Rosa.

Veja mais:

Mulheres vítimas de violência contam com apoio de profissionais da beleza

7 possibilidades de voluntariado em educação para se inspirar

Crédito das imagens: prefeitura de Mâncio Lima (AC)

Atualizado em 20/03/2024, às 10h35.

Talvez Você Também Goste

Laqueadura e vasectomia pelo SUS preservam direito de quem não quer ter filhos

Lei reduziu idade mínima e retirou obrigatoriedade de aval do cônjuge para realizar procedimentos

13 dúvidas sobre os direitos do trabalhador que pediu demissão

Advogados esclarecem mitos e verdades desse modelo de rescisão contratual

Perfil na internet busca combater etarismo ao publicar roupas usadas por idosos no dia a dia

Estilo Vovô captura looks criados pela terceira idade que também são tendências entre jovens

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.