A população negra deve ser a mais atingida pela crise econômica pós-coronavírus. Antes da pandemia, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2018, já apontava a taxa de desemprego mais alta entre trabalhadores negros (14,9%) em relação à média nacional (11,8%). Pessoas autodeclaradas pretas e pardas também eram a maioria entre trabalhadores desocupados (64,2%) ou subutilizados (66,1%).

“A instabilidade foi o catalizador de problemas que já existiam por conta do racismo estrutural”, explica o afroempreendedor e fundador do Movimento Black Money, Alan Soares. “Dizem que o sapo não percebe quando a água da panela esquenta aos poucos. É como se o covid-19 tivesse aumentado o fogo de uma vez só”, compara.

Segundo o empresário, o problema pode ser mitigado com o apoio a negócios de pessoas negras – seja vindo da própria comunidade ou de fora dela.

“A estrutura brasileira é racista e reserva o lugar social dessa população na pobreza, e do homem preto no sistema carcerário ou como um ser que pode ser morto”, contextualiza.

“O princípio do 21é compre de pessoas negras, mas venda para toda a sociedade”, diz Alan Soares (crédito: arquivo pessoal)

“Em contrapartida, somos 56% do corpo social e temos um poder de consumo de 1,7 trilhão no país, segundo pesquisa de 2018 do Instituto Locomotiva e da Feira Preta. Se eu não controlo o direcionamento desse dinheiro, ele passa para as mãos de outros setores e a estrutura social não muda. Nesse sentido, o consumo gera poder”, conclui.

Pegada digital

Soares é idealizador do Movimento Black Money ao lado da empresária Nina Silva. O projeto busca estimular o empreendedorismo da comunidade pela tecnologia. Suas iniciativas abarcam cursos, encontros para trocas de experiência e networking, uma fintech e um marketplace.

“O que víamos é que a pessoa negra tinha um negócio e vendia para amigos. Não possuía site e tinha, no máximo, uma rede social – mesmo nem sempre sendo esse o instrumento mais adequado. Com isso, outros consumidores não sabiam como acessar seu produto e serviço”, descreve Soares.

“O mercado black money parte do princípio de pegada digital. O objetivo é reunir empresários pretos e facilitar que sejam encontrados pelos consumidores”, completa.

Confira outros conteúdos do portal sobre representatividade negra:
Advogados negros se unem para combater racismo no judiciário
“Não há democracia sem a participação da mulher negra”, diz Angela Davis
Coletivo produz conteúdo em que mulher negra e pobre é protagonista
Nenhuma mulher negra dirigiu ou roteirizou conteúdo audiovisual em 2016, aponta pesquisa

O black money é um conceito idealizado pela dupla Soares e Silva a partir dos movimentos estadunidenses Buy Black (compre de negros) e Thank Black (financie negros). “O princípio para o empreendedor é: compre de pessoas desse corpo social, mas venda para toda a sociedade”, explica. “Para os outros consumidores, basta direcionar seu dinheiro para essas pessoas e realizar um consumo intencional”, acrescenta.

Ao final, o crescimento das empresas pode estimular a contratação de outras pessoas da comunidade e fazer o dinheiro circular entre todos, gerando emprego e riqueza.

“É importante a participação da pessoa branca. Sem ela, o racismo não será extinto”, reforça.

Mercado excludente

O empreendedor negro brasileiro se reconhece como pardo (81%), é do gênero feminino (52%) e tem menos de 40 anos (69%). O perfil foi traçado pelo estudo “Empreendedorismo Negro no Brasil 2019”, realizado pela Preta Hub, JP Morgan e Plano CDE.

Além disso, a pesquisa mostrou que os empreendedores negros têm até o ensino médio (49%), renda familiar de até R$ 5 mil (37%) e reside, principalmente, no Sudeste (40%) ou Nordeste (31%). Contudo, 46% virou autônomo por não conseguir acessar o mercado de trabalho devido ao racismo estrutural, contra 51% que empreendem por vocação.

“Quando a pessoa preta se vê desempregada, precisa arranjar uma nova ocupação rápido e, com isso, não tem tempo para pensar e estruturar uma ideia e um plano de negócio. Nesse sentido, a falta de políticas públicas prejudica o segmento”, explica.

“É diferente de países como Suécia e Israel, onde o seguro desemprego é estendido. No Brasil, uma renda básica universal poderia ajudar”, sugere Soares.

Mulheres em formação do programa Aceleradora de Carreiras (crédito: divulgação)

Líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil, Elisabete Scheibmayr vê a falta de crédito como outro desafio. A pesquisa realizada pela Preta Hub apontou que a pessoa negra tem três vezes mais chances de ter o crédito negado.

“Com isso, não possui capital de giro e de investimento. Por outro lado, se colocada na economia nas mesmas condições de todos, essa pessoa conseguirá crescer”, opina ela, que é uma das idealizadoras do programa Aceleradora de Carreiras. O projeto oferece uma formação gratuita para mulheres negras que estão no mercado de trabalho.

Outro ponto levantado pelos profissionais é a formação em administração de negócios. “Se eu tiver o crédito, mas não um plano, não souber administrar um canal de vendas ou saber quem é o meu público, eu posso quebrar”, adverte Soares.

Precarização do trabalho

Scheibmayr e Soares, contudo, lembram que o empreendedorismo negro não deve ser confundido com trabalho precarizado.

“É o caso dos entregadores de aplicativos. Nunca vi um empreendedor com um negócio que não é dele, nem a comida ou a bicicleta, que ele aluga, são. Ele vende a força de trabalho por um preço precário, como um escravo moderno”, lamenta Soares.

“Esse trabalhador é o último da cadeia, todos recebem pelo esforço dele antes”, analisa Scheibmayr.

“Ser empreendedor envolve o desenvolvimento de uma ideia, a criação de um negócio, poder exercer sua criatividade e conseguir acessar conhecimento e informações”, destaca ela.

Soares também acredita que a palavra ganhou um contorno negativo nos últimos tempos. “Muitos acham que o empreendedor é quem possui uma ideia que está testando e ainda não deu certo. Quando ela emplaca, vira ‘empresário’”, brinca.

“Da mesma forma que uma pessoa que faz artesanato geralmente não é reconhecida como parte desse conceito. Há um pensamento enviesado na palavra”, alerta ele.

Talvez Você Também Goste

Conheça 15 direitos do jovem aprendiz

Lei federal garante carteira de trabalho assinada, jornada reduzida, férias e 13º salário

“Salão solidário” oferece serviços estéticos a pessoas em situação de vulnerabilidade

Objetivo de cabeleireiros e manicures do projeto é atuar como agentes de transformação social

Pessoas LGBTQIAP+ vítimas de preconceito podem desenvolver alcoolismo

Segundo especialistas, estresse causado pela discriminação é gatilho para o consumo excessivo de bebidas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.