A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP) criou um guia alimentar para auxiliar na dieta de idosos com diabetes. No contexto da pandemia de Covid-19, portadores de diabete mellitus têm mais dificuldades em diversos âmbitos, segundo os pesquisadores que desenvolveram o material, acarretando problemas biológicos, psicológicos e sociais durante o acompanhamento nutricional. O Brasil é o quarto país com o maior número de diabéticos do mundo — 7% dos brasileiros têm a doença, segundo o Ministério da Saúde. A cartilha tem acesso ilimitado e gratuito.

O guia traz um passo-a-passo de como comer bem com dicas de cardápios variados. Frutas, cereais, feijão, carnes e muita água são as indicações trazidas como base alimentar no documento. Também é aconselhada a restrição no consumo de alimentos ultraprocessados — como biscoitos recheados e macarrão instantâneo —, assim como o uso moderado de óleos, gorduras, sal e açúcares. Além de contribuir para o controle da diabetes, a cartilha ressalta que a alimentação saudável ajuda na prevenção da pressão alta e do aumento do colesterol, fortalecendo o sistema imunológico e proporcionando bem-estar.

Os pesquisadores da USP notaram que, durante a pandemia do novo coronavírus, idosos tinham tendência de pular refeições, hábito ainda mais prejudicial para quem tem diabetes. Esse comportamento estava ligado, principalmente, à saúde emocional, afetada pelo isolamento social. A cartilha evidencia que o autocuidado, que faz parte de um conjunto de ações que vai da boa alimentação à regularidade de exercícios físicos, pode interferir diretamente no controle da doença e diminuir riscos maiores que a Covid-19 representa para essas pessoas.

Veja também:

Cartilha online orienta idosos contra fraudes financeiras

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Cartilha da USP orienta terceira idade sobre saúde física e mental durante a quarentena

Material reúne dicas de exercícios, filmes, séries e passos para gerenciar emoções negativas

há 4 anos
Notícias

Aplicativo conecta produtores de orgânicos com consumidores

Gratuito, “Quintal” incentiva cultivo de alimentos em casa e venda de excedente para vizinhos

há 3 anos
Notícias

Fome, desperdício de alimentos e epidemia de obesidade são temas de websérie sobre alimentação

“O que você vai comer amanhã?” está disponível gratuitamente e reúne especialistas internacionais

há 5 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.