Quando se fala em alimentos orgânicos, é frequente a associação com produtores da zona rural que fazem da agricultura sua renda. Contudo, é comum moradores da zona urbana cultivarem legumes, verduras, frutas, ervas e flores comestíveis em pequenas hortas e jardins no quintal de casa. Para ajudar essas pessoas a darem um destino ao excedente e ainda ganharem uma renda extra, a catarinense Mirian Wrublevski desenvolveu o aplicativo gratuito “Quintal”.
Disponível para celulares de sistema Android e iOS , a iniciativa conecta esses produtores informais com vizinhos e moradores da proximidade que teriam interesse em consumir alimentos que não tiveram agrotóxicos adicionados na sua produção. O app “Quintal” já possui mais de 160 itens diferentes anunciados, dois mil downloads e 580 usuários ativos.
Para utilizar a ferramenta, produtores e consumidores devem ativar o serviço de geolocalização do celular. Após escolher o produto, pagamento, entrega ou retirada são combinados pelo Whatsapp. Para os vendedores, é necessário publicar fotos dos alimentos e assinar um termo que garante que os produtos comercializados são, de fato, orgânicos.
Com CicloVivo
Veja mais:
Consumidores financiam pequenos agricultores em troca de produtos orgânicos e sustentáveis
Compras colaborativas permitem acesso a produtos orgânicos e naturais a baixo custo