Os frequentadores das praias baianas podem contar com um instrumento eficaz para acompanhar se o mar da região está próprio ou impróprio para banho. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) lançou o aplicativo “Vai dar praia”, que monitora, semanalmente, 119 pontos em 29 municípios da Bahia.
Além de informar a qualidade das praias, o aplicativo também fornece dados sobre o clima, marés, velocidade e direção dos ventos, temperatura do ar, umidade, índice UV e fases da lua. Ele é gratuito e está disponível, inicialmente, apenas para usuários do sistema operacional Android.
Segundo o coordenador de tecnologia da informação e comunicação do Inema, Jefferson Lima, o aplicativo é fácil de operar e funciona de forma intuitiva. Ao abrir o sistema, o usuário poderá localizar automaticamente (via GPS) as cinco praias mais próximas e suas respectivas condições de banho e poderá selecionar manualmente as que deseja informação. “Assim que o aplicativo é aberto, os dados das últimas análises são atualizados. Ao clicar no nome da praia, o usuário pode criar um atalho para uma lista de favoritos”, ensina.
Com Inema