Dicas de filmes, séries, livros e exercícios físicos ilustrados dirigidos à pessoa idosa são alguns dos conteúdos reunidos na publicação online “Envelhecimento saudável em tempos de pandemia”, da Universidade de São Paulo (USP).
Organizado pelo grupo de docentes e pesquisadores do “LabEduca60+ |Aprendizagem e Desenvolvimento ao longo da Vida”, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a cartilha reúne em 10 capítulos informações sobre o novo coronavírus (covid-19); prevenção da terceira idade; apoio familiar e comunitário; desenvolvimento pessoal; regras para o dia a dia; e dicas de alimentação, atividades físicas, lazer, criatividade e novas experiências.
Outro destaque é o ensino de cinco passos para a população idosa gerenciar as emoções na pandemia, partindo da resposta para as perguntas: o que eu estou sentindo diante dessa informação? O que passou em minha mente assim que eu a ouvi? Como estou interpretando meus pensamentos? Estou percebendo todas as possibilidades? Se um amigo ou pessoa amada interpretasse catastroficamente uma situação, o que eu diria a ela?
“Esperamos que esse período de extremo cuidado à saúde e de isolamento social, nos torne mais resilientes frente a situações difíceis e distantes do nosso controle pessoal. Que possamos aprender que juntos, mesmo não fisicamente, podemos vencer essa adversidade”, descreve na apresentação da cartilha a coordenadora do LabEduca60+ e psicóloga, Meire Cachioni.
Veja mais:
Coronavírus: psicólogos orientam sobre como reduzir medo e ansiedade durante isolamento
Ações do CVV visam diminuição de taxa de suicídio entre idosos no Brasil
Crédito da imagem: reprodução “Envelhecimento saudável em tempos de pandemia”.