Eliane Barros
A agricultura urbana é uma forma de ocupação do espaço, que contribui para a saúde e para a qualidade de vida da população. Além disso, pode atuar como uma estratégia para a redução de perdas e desperdício de alimentos. Com a proposta de estimular a prática, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) acaba de lançar o Pequeno Guia Prático para a Agricultura Urbana.
Temas como soberania alimentar, biodiversidade e agrofloresta fazem parte da publicação, que traz um passo a passo sobre como iniciar uma horta, destacando a importância do alimento orgânico, livre de agrotóxicos. “Trata-se de um ciclo virtuoso: as famílias se alimentam melhor, convivem mais em comunidade, multiplicam a experiência. A cidade, por sua vez, respira um ar melhor, absorve melhor as águas que recebe das chuvas, fica mais bonita”, afirma o Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, em texto de apresentação da publicação.
Em parceria com a ONU Meio Ambiente, WWF-Brasil, Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Social e Fundição Progresso, o lançamento da cartilha faz parte das ações da “Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos”, lançada esta semana pelo MMA. Essa campanha será realizada anualmente, na última semana de outubro, e prevê ações para despertar, na população, o interesse pelo assunto.
Crédito da imagem: zocchi2 – iStock