Leonardo Valle
Casas legislativas do país que aderiram ao plenário virtual durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) permitem ao cidadão acompanhar seus trabalhos, mesmo que a distância. Para isso, a plataforma digital aberta Observatório LegisTech mapeia as câmaras municipais e assembleias legislativas que usam essa tecnologia, além da Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Atualmente, o site identificou 82 casas legislativas brasileiras usando plenário virtual, incluindo 21 assembleias estaduais e 59 câmaras municipais. Na plataforma, é possível acessar as interfaces oferecidas pelas próprias instituições para visualizar as sessões online, a agenda de deliberação e a descrição de como o projeto foi desenvolvido.
“Por meio da internet, o cidadão consegue acessar e assistir as sessões, além de acompanhar o andamento de projetos que lhe interessem”, diz o CEO da Bússola Tech, Luís Kimaid. A empresa é a responsável pela criação da plataforma.
“Era importante encontrarmos formas de preservar a cidadania ainda que em período de isolamento social. A resposta para isso precisaria utilizar ferramentas e métodos do século 21”, acrescenta.
De acordo com Kimaid, as soluções digitais oferecidas pelas casas legislativas mapeadas variam em termos de abrangência e complexidade. “Contudo, ajudam a garantir o processo legislativo e padrões mínimos de transparência e segurança”, pontua.
Veja mais:
Vídeo esclarece o que são os três poderes e suas funções
Grupo oferece formação política para estimular mulheres negras nos espaços de poder
Crédito da imagem: reprodução site Observatório LegisTech