Leonardo Valle
Os institutos Patrícia Galvão e Avon lançaram a plataforma digital “Violência contra as mulheres em dados”. A iniciativa reúne pesquisas e dados recentes relacionados ao tema, com foco na violência doméstica, sexual e online, no feminicídio e na intersecção com racismo e LGBTTfobia.
Na ferramenta, estão reunidos destaques de cada estudo e sínteses produzidas pela equipe do Instituto Patrícia Galvão a partir da consulta a documentos de referência. Também constam fontes diversas, que ajudam a contextualizar os dados apresentados.
Para uma das coordenadoras do projeto, Débora Prado, do Instituto Patrícia Galvão, é preciso refletir sobre o tema e, também, pensar como transformar esses índices. “O objetivo é que os conteúdos da plataforma sejam utilizados no debate público por jornalistas, comunicadores, gestores, operadores do direito, ativistas, pesquisadores, estudantes e interessados em geral”, afirma.
“O acesso a dados e informações ainda é um grande desafio no Brasil e sabemos que é importante conhecer os contextos e características da violência de gênero para fortalecer o enfrentamento. Vale ainda lembrar que, por trás dos números levantados, há pessoas e vidas que são violadas ou interrompidas”, finaliza a diretora de conteúdo do Instituto Patrícia Galvão, Marisa Sanematsu.
Veja mais:
Livro gratuito explica causas e consequências do feminicídio
Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica inspiram ilustrações
Crédito da imagem: diego_cervo – iStock