Leonardo Valle

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 9 em cada 10 suicídios poderiam ser evitados. Visando difundir informações e ajudar a prevenir o problema, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou a cartilha “Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio”.

A publicação explica o que é o ato, como ajudar pessoas com tendências suicidas, a melhor forma de conversar, os cuidado gerais, fatores de risco para o problema e sua relação com questões de saúde mental e dependência de álcool. Ela também  lista endereços e serviços de quem pode ajudar.  Entre as alternativas, está o Centro de Valorização à Vida (CVV), por meio de uma ligação telefônica gratuita para o número 188.

O material lembra que a maioria das mortes desse tipo não acontece sem aviso. Frases como “Eu queria sumir”, “vou deixar vocês em paz” e “seria melhor se eu desaparecesse” podem ser comuns. Além disso, nem sempre o pensamento de autoextermínio está ligado a algum transtorno mental, como depressão ou esquizofrenia.

Dados do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria apontam que o número de tentativas de suicídio pode exceder em 10 vezes a quantidade de mortes. Também é estimado que 17 em cada 100 brasileiros tenham tendências suicidas.

Veja mais:
Cartilha do Ministério Público do Distrito Federal apresenta mitos e verdades sobre o suicídio
Seja no campo pessoal ou profissional, pedir ajuda traz benefícios

Talvez Você Também Goste

Notícias

Guia gratuito ressalta importância da amamentação para prevenção de doenças

Cartilha também orienta mães sobre ordenha manual e cuidados no armazenamento do leite

há 4 anos
Notícias

Guia de atividade física traz recomendações para diferentes faixas etárias

Material gratuito também pretende orientar políticas públicas de saúde

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.