Leonardo Valle
A ONG Vídeo nas Aldeias dedica-se, desde 1986, à formação de cineastas indígenas e à produção e difusão de seus filmes. Em seu site, a instituição disponibiliza dois livros online com acesso gratuito.
O primeiro deles é “Cineastas indígenas para jovens e crianças”, que reúne dados sobre a produção audiovisual de seis povos, um guia com 12 cineastas indígenas, além de jogos e atividades que podem ser realizados com um público de até 15 anos.
A segunda obra é “Vídeo nas aldeias – 25 anos”, um livro-vídeo bilíngue, com depoimentos, ensaios críticos e fotográficos. Organizado por Ana Carvalho, Ernesto de Carvalho e Vincent Carelli, a publicação conta a história da iniciativa, que já produziu registros de 37 povos, oficinas em 127 aldeias e filmes premiados no Brasil e no exterior.
Além dos livros, o projeto reúne uma filmoteca com filmes e documentários produzidos pelos cineastas indígenas, que podem ser alugados ou comprados a um baixo custo. A renda é destinada ao projeto e às próprias aldeias.