Leonardo Valle
Crianças que estudam na escola indígena de Nhu Porã, na cidade de Torres (RS), são os autores de um e-book que conta algumas das tradições da sua comunidade. O livro online “História Ilustrada: relatos da cultura e história Mbya Guarani sob a ótica indígena” é uma parceria da escola com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A obra foi desenhada e escrita pelos alunos indígenas com tradução da língua guarani para a língua portuguesa. Os relatos descrevem o cotidiano da tribo e têm como objetivo manter viva a memória e cultura desses povos contada por eles mesmos.
A iniciativa surgiu após oficinas de histórias em quadrinhos com os estudantes do ensino fundamental, realizadas em 11 encontros, em 2018. O projeto reuniu uma equipe multidisciplinar das instituições, além de professores de arte, cultura e língua guarani. As atividades foram adaptadas à realidade da aldeia, envolvendo também os pais das crianças.
“O trabalho contribui para o aprendizado dos alunos, com a compreensão do sistema de escrita (português e guarani), domínio das novas tecnologias e valorização da história e cultura indígena brasileira”, explica o site da iniciativa.
Com Diarinho e UFSC
Veja mais:
Marcelo D’Salete usa HQ para expor condição do negro no Brasil
Preconceito ainda é principal desafio de juventude indígena que vive na cidade
Mídia Índia: projeto de indígenas utiliza redes sociais para dar voz a diferentes povos
Crédito da imagem: Reprodução Portal do IFSC