O livro Gestão da coleta seletiva e de organizações de catadores: Indicadores e índices de sustentabilidade está disponível gratuitamente pela internet.
A obra foi desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), da Universidade de São Paulo (USP). Ela oferece, às prefeituras e organizações de catadores, instrumentos de diagnóstico, planejamento, avaliação e monitoramento da coleta seletiva. Além disso, apresenta instrumentos de aprimoramento e fortalecimento da gestão mediante o uso de indicadores e de índices de sustentabilidade.
A publicação também oferece questionários os quais podem ser preenchidos por gestores públicos e organizações de catadores, permitindo o acompanhamento e a evolução de seus desempenhos com relação à sustentabilidade de suas atuações.
O livro é um produto da pesquisa “Coleta Seletiva: modelos de gestão com e sem inclusão de catadores, vantagens e desvantagens na perspectiva da sustentabilidade”, coordenada pela FSP, IEE e com apoio da organização não governamental Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing (Wiego).
Com FSP.