Leonardo Valle
O atual cenário de isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19) pode resultar em um maior convívio familiar e, com isso, mais conflitos no lar e sentimentos a serem administrados. Para atender esse contexto e melhorar as relações entre membros da mesma família, a professora do curso de direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Márcia Sarubbi, organizou um e-book gratuito com práticas para serem aplicadas dentro de casa.
A obra “Práticas Conectivas e Pacificadoras no ambiente familiar” está disponível online e reúne 12 atividades com o objetivo de melhorar a conexão e mediar possíveis situações conflituosas entre os membros da família. Os autores são facilitadores de mediação e resolução de conflito de diferentes áreas, entre eles, duas mediadoras do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Criciúma: Fernanda Bolzani Mascarello e Noemi Ribeiro Albernaz.
Os 12 temas apresentados incluem formas de identificar e expressar sentimentos; dinâmicas de conexão e compreensão entre casal; resgate de vínculos afetivos; exercícios de gratidão; atividades físicas em família; práticas para conhecer a história familiar, conversar, estimular a compreensão de si e dos sentimentos que surgem; maneiras de traçar um planejamento semanal da família; formas de dialogar com idosos; entre outros.
Veja mais:
Coronavírus: psicólogos orientam sobre como reduzir medo e ansiedade durante isolamento
O que podemos aprender com a pandemia do coronavírus?
Unicef ensina a proteger e entreter crianças durante quarentena contra coronavírus
Crédito da imagem: Sneksy – iStock