Sensibilizar os profissionais de recursos humanos (RH) e de gestão de pessoas (GP) para a inclusão da pessoa com deficiência nas empresas é objetivo de e-book disponível gratuitamente na internet. A publicação é organizada pelos professores do curso de psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru), Mário Lázaro Camargo e Marianne Ramos Feijó.
“A intenção é que estes profissionais vinculados à área de RH estejam melhor preparados para promover as adaptações estruturais, logísticas, comunicacionais e atitudinais necessárias para a real inclusão deste público, facilitando sua participação e permanência no contexto organizacional de trabalho”, ressalta Camargo.
Pesquisador do campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho, o docente aponta o preconceito e a crença de que pessoas com deficiência possuem limitações que “as incapacitam para o trabalho” como os principais desafios à inclusão. “Há ainda o mito que sua presença em contextos grupais pode gerar diminuição de produtividade em função de suas necessidades especiais”, adverte.
Outro desafio é a falta de preparo dos gestores organizacionais que, procurando cumprir a Lei de Cotas para a inclusão de pessoas com deficiência nas empresas, contratam este público sem promover mudanças e adaptações. “Ou seja, dificultando a acessibilidade ou não permitindo a inclusão de fato”, descreve. “É preciso adaptação de espaço, instrumentos e recursos de trabalho, além de acolhimento”, contextualiza.