A violência contra mulheres no Brasil e seu enfrentamento é o mote do e-book “Histórias de amor tóxico”, lançado pela Biblioteca do Senado Federal. Disponível para download gratuito, ele reúne artigos de 32 pesquisadores sobre o gênero feminino e sua percepção frente a esse problema.
“As autoras e os autores querem mudar a experiência coletiva, seja modificando pontos de vista, teorias coletivas e representações sociais sobre o que é ser homem e o que é ser mulher; seja apontando experiências de políticas a replicar, a modificar ou a aperfeiçoar”, explica a procuradora Especial da Mulher do Senado, Rose de Freitas, na apresentação da publicação. Há ainda a tentativa de estimular a reflexão dos próprios homens. “Para que eles não naturalizem a violência que um dia protagonizaram”, acrescenta.
Sobre o título do livro, Freitas lembra que o produto tóxico é a própria sociedade. “Desde sua célula mais íntima – a da família –, a sociedade é conivente com a reprodução de uma série de padrões que fazem a violência contra a mulher ser vista como uma modalidade aceitável de resolução de conflitos no relacionamento afetivo”, justifica.
Além disso, ela destaca o caráter de dependência que por vezes acompanha o termo “tóxico”. “De fato, a violência do homem contra a mulher tende a se perpetuar, reiterar, repetir, tanto na relação com a cônjuge atual quanto nas relações futuras. Isso vai acontecer se este homem não encontrar um basta”, afirma.
Veja mais:
Publicação online sugere formas de dialogar com homens sobre violência contra a mulher
Mulher que sofre violência não deve esperar situações críticas para procurar apoio
Síndicos podem ajudar a combater violência doméstica contra a mulher em condomínios