O centro de cultura e acolhimento Casa 1 lançou em agosto um site que reúne histórias e categoriza mulheres lésbicas brasileiras notáveis. Com o nome de “Enciclopédia Sapatão”, a plataforma tem como objetivo evidenciar lutas e trabalhos dessa parcela da população, que segue invisibilizada, inclusive dentro do movimento LGBTI+, segundo as organizadoras do site. O projeto mostra a pluralidade feminina e perfila personalidades que mostram as infinitas possibilidades de existir como lésbica. A enciclopédia tem acesso livre e gratuito.
A plataforma também foi construída pensando em recortes de classe e raça, marcadores essenciais para a construção de identidades. No banco de dados, os perfis são separados pelas áreas de atuação e profissões de cada uma das personalidades. São fotógrafas, esportistas, políticas, cozinheiras, arquitetas, dentre tantas outras.
A pioneira do movimento lésbico brasileiro, Rosely Roth, e a cantora e deputada estadual de São Paulo Leci Brandão são nomes que ganharam destaque no projeto. Mas não são só pessoas famosas que estão no site. Ele também realça histórias inspiradoras de pessoas comuns. A enciclopédia segue aberta, em construção, e aceita sugestões de perfis.
Veja mais:
Pessoa LGBTI+ com deficiência enfrenta preconceito e desinformação em ambos grupos