Das famosas coreografias do TikTok às polêmicas sobre o que é “cringe” (‘vergonha alheia’, em tradução livre) ou não para a geração Z, o mundo virtual passa por transformações nas linguagens, especialmente nas redes sociais. E esse é o tema do e-book “Geração Streaming: novas formas de comunicação”. O livro apresenta artigos de pesquisadores da área de comunicação e tecnologia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que discutem as mudanças nas formas de comunicação influenciadas pelas tecnologias adotadas por essa nova geração de jovens. A obra está disponível online e gratuitamente.
O streaming — que virou apelido para a geração — é uma forma de distribuição digital que se beneficia da qualidade das conexões e não precisa de download. Essa tecnologia permitiu que qualquer produtor de conteúdo multimídia pudesse ter seu próprio canal audiovisual, em suas devidas proporções. A geração Z, que compreende os nascidos entre 1995 e 2010, é não só uma grande consumidora de streaming, mas também uma produtora.
Os autores do livro argumentam sobre novos estilos de escrita online e todas as influências multimídia que a geração streaming tem ao conviver simultaneamente com smartphones e algoritmos, e meios tradicionais, como TVs, rádios e livros.
Veja mais:
Documentário mostra pandemia do coronavírus pelo olhar da juventude negra