Pessoas que moram ou frequentam áreas propensas a enchentes e alagamentos podem se beneficiar do aplicativo gratuito SOS Chuva, que informa sobre a possibilidade de tempestade na localização exata onde a pessoa está. Diferente da previsão do tempo convencional, a tecnologia opera a partir da situação imediata, que consegue alertar sobre a incidência de chuva, granizo ou tempestade com precisão de um quilômetro e antecedência de 30 minutos a seis horas.

Segundo o pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e coordenador do projeto, Luiz Augusto Toledo Machado, o aplicativo reduz a vulnerabilidade da população ao informar sobre a condição atmosférica presente.

“Ele permite ao cidadão gerenciar o risco dele com relação a eventos de tempo. Por exemplo, se vou a feira agora e há uma chuva se dirigindo para a minha região, se vou sair de bicicleta e há risco de raios, se vou entrar em uma estrada, entre outros”, lista.

Além disso, o app permite que qualquer usuário relate um evento severo, incluindo granizo, raios e alagamento. “Essa informação fica disponível a todos os usuários, que podem evitar essa região. Ao mesmo tempo, quando você se encontra em uma área de risco, ganha tempo para sair do local”, destaca.

O aplicativo SOS Chuva está disponível para telefones com Android e iOS.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Aplicativo avisa moradores sobre transbordamento do rio Acre

“Nível do Rio” tem o objetivo de prevenir mortes causadas pelos alagamentos

há 4 anos
Notícias

E-book gratuito auxilia na prevenção ao adoecimento mental

Material detalha tipos de sofrimento psicológico e explica formas de acolhimento

há 6 dias
Notícias

‘Enciclopédia Sapatão’ reúne lutas e histórias de mulheres lésbicas brasileiras

Plataforma quer evidenciar pluralidade feminina, trazendo também recortes de raça e classe

há 4 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.