O novo relatório social do Instituto Claro está no ar! A publicação apresenta as iniciativas apoiadas pela organização durante 2019 e os depoimentos de 10 pessoas que contam os impactos das ações do Instituto em suas vidas.

“Essa edição do nosso relatório traz histórias que nos emocionaram e inspiraram ao longo de 2019, contadas pelos próprios impactados. Elas e eles são os protagonistas. Afinal, é para essas pessoas que trabalhamos diariamente no Instituto Claro”, afirma a diretora de responsabilidade social e comunicação da Claro e vice-presidente de projetos do Instituto Claro, Daniely Gomiero.

“Vivo e respiro os temas de direitos humanos. Trabalho pelo empoderamento feminino. Acredito que todas as mulheres devem se unir por um mundo onde viajar, beber, sair e andar na rua sozinha não seja um risco. Foi em busca dessa liberdade básica que criamos o Safegirl”, afirma a estudante de direito de São Luís (MA), Brenda Abreu, que, por meio do programa Campus Mobile, desenvolveu um aplicativo com o objetivo de informar as mulheres sobre a segurança dos locais que frequentam.

O concurso, que incentiva jovens universitários a desenvolverem aplicativos mobile que resolvam problemas da sociedade com inovação e criatividade, recebeu, em 2019, 685 inscrições de 994 jovens de 25 estados do país, além de um aumento de 30% na participação feminina em relação a 2018.

Para Rodrigo Silva, músico e morador do Complexo do Alemão (RJ), a alegria veio por meio da música. Além de ter aprendido a tocar violoncelo, conseguiu enxergar, por meio do projeto Ação Social pela Música (ASMB), uma perspectiva de vida completamente diferente.

“Quando a iniciativa chegou aqui na comunidade, veio como uma ação muito transformadora. Faltam mais projetos como esse, que traz educação, disciplina e ética para milhares de jovens em todo o Brasil, além das oportunidades de trabalho e da chance de sentir o orgulho de tocar e ser admirado por algumas horas”, lembra o estudante.

Patrocinada pelo Instituto Claro desde 2010, a ASMB é uma ONG sem fins lucrativos que ensina música clássica para crianças, adolescentes e jovens moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade.

Já para a Joelma Silveira, coordenadora pedagógica de Mogi das Cruzes (SP), o caminho sempre foi a educação. Participante do programa Educonex@o, ela defende que informática precisa ir muito além dos jogos e redes sociais.

“O programa é muito completo. Conecta as escolas à rede móvel, capacita os professores no uso de ferramentas digitais para que eles possam levar esse conhecimento aos alunos, transformando as aulas tradicionais”, comenta.

A iniciativa, que capacita profissionais da educação (coordenadores municipais e pedagógicos e professores que trabalham nas redes municipais de ensino de todo o Brasil) para o uso das tecnologias digitais e inovação na sala de aula, beneficiou 456 professores em 215 escolas do país, e uma estimativa de mais de 12 mil alunos.

Além das histórias de Brenda Abreu, Rodrigo e Joelma Silveira, a publicação traz depoimentos como o de Luma Moura, ex-participante do programa Campus Mobile, de Guilherme da Costa, ex- aluno do programa Dupla Escola e participante dos Diálogos Gigantes, de Ricardo Gonçalves Brandão, morador do Rio de Janeiro (RJ) e sua experiência com o projeto Bike Claro e outras que mostram a importância de criar oportunidades para a população.

“Nosso negócio nos possibilita entrar na vida de muitas pessoas, ajudando a estimular e promover mudanças para um mundo melhor. E, por meio do Instituto Claro, trilhar o caminho para esse mundo melhor pavimentado pela educação e cidadania”, afirma o presidente da Claro e do Instituto Claro, José Félix.

Para conhecer essas histórias e todos os projetos do Instituto Claro, acesse o relatório social 2019.

Deixe um comentário

Por favor, faça Login para comentar

Talvez Você Também Goste

Notícias

9ª edição do Campus Mobile promove lives com especialistas no mês de janeiro

Transmissões sobre tecnologia e inovação, voltadas aos participantes, serão abertas também ao público

há 2 semanas
Notícias

Téo & o Mini Mundo: uma mensagem de fim de ano com empatia e esperança

Audiodrama baseado nas tirinhas de Caetano Cury traz inspirações após um 2020 desafiador

há 4 semanas
Notícias

Conheça os projetos selecionados para participarem da 9ª edição do Campus Mobile

Próxima fase em formato online inclui série de lives abertas ao público

há 1 mês
Notícias

Mesmo na pandemia, projeto Pé-de-Pincha coleta mais de 8 mil ovos de tracajás no Amazonas

Com apoio do Instituto Claro, iniciativa age na preservação de espécie ameaçada

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.