Em 25 de setembro de 2015, era aprovada, por representantes de mais de 150 países, a adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento definiu metas a serem seguidas até 2030 para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do planeta.
Provocar reflexão e conscientização sobre temas atuais presentes nesses ODS e instigar cada pessoa a se tornar um agente de mudança nesse processo são os objetivos do artista peruano Ivan Ciro Palomino, com a exposição “Consciência”.
Organizada pelo Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio) e com patrocínio do Instituto Claro, a mostra fica em cartaz do dia 26 de setembro até 3 de novembro, no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro (RJ). A quarta exibição individual de Palomino – e terceira no exterior – apresenta 21 ilustrações que retratam a ação do homem e exploram temáticas importantes, como mudanças climáticas, liberdade de expressão, educação e igualdade de gênero. A curadoria é de Carlos Bertão.
“A imagem visual é essencial para entender, refletir e abordar questões sociais e ambientais. Cada trabalho pode transmitir emoções sem a necessidade de adicionar um texto para uma maior compreensão. A ilustração é uma mensagem universal”, conta o artista.
Formado pela Faculdade de Arte e Desenho da PUC Peru, Palomino foi premiado, em 2016, pela ONU em Nova Iorque e recebeu seu diploma das mãos do então secretário-geral da entidade, Ban Ki-Moon e do mensageiro da Paz da organização, Michael Douglas. Em 2017, foi o vencedor de duas categorias do concurso “17 objetivos para transformar nosso mundo”, organizado pela Unesco.
Serviço:
Evento: Exposição “Consciência”
Quando: de 26 de setembro a 3 de novembro, de terça a domingo, das 12h às 19h
Onde: Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro (RJ)
Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro
Crédito da imagem: reprodução da obra “Escassez”