Oportunidade para organizações sem fins lucrativos e pesquisadores: o Prêmio Carlos Slim em Saúde, iniciativa da Fundación Carlos Slim, no México, está com inscrições abertas.
Até 31 de outubro de 2018, é possível enviar as nomeações por meio do site da premiação, que é dividida em duas categorias:
– Carreira em Pesquisa: reconhece pessoas que, ao longo de sua vida, dedicaram seu talento à pesquisa de soluções para os grandes desafios de saúde na região da América Latina;
– Instituição Destaque: honra as instituições sem fins lucrativos, públicas e privadas, constituídas em alguns dos países da América Latina, que dedicam seu trabalho a qualquer área de saúde na região.
O objetivo do prêmio, que acontece desde 2007, é reconhecer o trabalho de pesquisadores e instituições sem fins lucrativos em benefício da saúde da população latino-americana.
Ao longo dos 11 anos da iniciativa, já foram recebidas mais de mil nomeações de 23 países. Além disso, foram premiados 23 pesquisadores e organizações de países como: Argentina, Colômbia, Bolívia, Costa Rica, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Peru e El Salvador.
O Brasil foi contemplado três vezes: duas na categoria Instituição Destaque – em 2010, com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano Sul (Celafiscs), e em 2013, com a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) – e uma na categoria Carreira em Pesquisa, para o Dr. César Gomes Victoria.
Além do reconhecimento que o prêmio representa, a Fundación Carlos Slim entrega uma contribuição de US$ 100 mil para o vencedor de cada categoria, como forma de incentivar a continuidade do trabalho realizado, seja no nível institucional ou individual.
Todas as inscrições passam pela avaliação detalhada de um júri independente, formado por especialistas de instituições acadêmicas mexicanas e de outros países, além de organismos internacionais e vencedores anteriores do prêmio. Os ganhadores serão anunciados nos primeiros meses de 2019.