O programa Educonexão, que oferece capacitação e formação de professores da rede municipal de ensino para o uso de tecnologia em sala de aula, cresceu e vai chegar a nove novas cidades em 2018.
O primeiro lançamento do ano acontece no dia 23/5, em Franca (SP); depois, a iniciativa segue para Itajaí (SC), em 24/5, Uberaba (MG), em 5/6, além de Porto Velho (RO), Campinas (SP), Caxias do Sul (RS), Araucária (PR), Teresópolis (RJ) e Rio de Janeiro (RJ), ainda sem datas confirmadas.
A partir de Itajaí, as aberturas vão contar com o evento Diálogos Gigantes. Mães, educadores, alunos e poder público participam de debates sobre “A tecnologia a favor da educação”. A proposta é incentivar a reflexão de todos sobre a importância da tecnologia para o ensino.
O programa
Em suas formações, o Educonexão oferece atividades que preparam o educador para o uso de tecnologias que auxiliem o processo de aprendizagem. Entre as práticas pedagógicas abordadas, estão o uso de celular em sala de aula, produção de materiais para blog e apresentações em slides.
A formação é composta de quatro encontros presenciais e de um ambiente virtual, onde o professor pode acompanhar aulas, palestras e atividades online. Após a conclusão, os participantes recebem um certificado emitido pelo Instituto Crescer, parceiro técnico do Instituto Claro, e pela secretaria municipal da cidade onde o curso é realizado. Além disso, o programa leva internet banda larga e TV por assinatura para as escolas da rede municipal que estão em área cabeada pela NET.
Desde que surgiu, em 2011, a iniciativa já beneficiou mais de 1.400 escolas, 1.900 professores e 54.000 alunos, em 44 cidades de 17 estados do país.
Para saber mais, acesse a página do programa Educonexão.