A edição 2025 do Educonexão foi lançada nas últimas semanas em três cidades brasileiras: Mogi das Cruzes (SP), São Luís (MA) e Natal (RN). Criado em 2011, o programa do Instituto Claro oferece a professores da rede pública capacitação sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais.
Por meio de uma articulação direta com as secretarias municipais de Educação, foram selecionados em cada uma das três cidades cerca de 50 professores, que participam de encontros presenciais com especialistas, minicursos online, atividades práticas com estudantes e desafios temáticos.

Em Mogi das Cruzes (SP), o Educonexão foi lançado no dia 8 de setembro, no Centro Municipal de Formação Pedagógica. Na sequência, em 19 de setembro, foi a vez de São Luís (MA), que abriu o programa no Colégio Dom Bosco. Já em Natal (RN) o lançamento aconteceu na última segunda-feira (6/10), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).
“Parcerias como essa, com o Instituto Claro, reforçam o nosso compromisso em oferecer oportunidades para que os nossos professores potencializem a sua atuação. Esse é um cuidado especial com a educação de nossos jovens e crianças”, disse o diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, Mitch Almeida.

A formação inclui ainda mais de 200 professores de outras cidades brasileiras selecionados por edital nacional. Todos os participantes recebem um chip com plano da Claro válido por um ano, para acessar os conteúdos e s atividades formativas com mais autonomia. Ao final da capacitação, os participantes que concluírem todas as etapas terão direito a um certificado.
Desde 2014, o Educonexão já impactou mais de 2,9 mil docentes em 1,8 mil escolas públicas, beneficiando diretamente mais de 80 mil estudantes em 56 cidades de 18 estados brasileiros.
Crédito da imagem: divulgação