Durante o último mês de agosto, a Claro e o Instituto Claro promoveram a Ação Nacional do Conexão Voluntária de 2024. Seguindo uma escolha dos próprios voluntários, neste ano a iniciativa consistiu de um mutirão de doação de sangue que beneficiou mais de 1,88 mil pessoas.
A Ação Nacional é realizada anualmente pelo Conexão Voluntária, o programa de voluntariado corporativo da Claro. Os colaboradores se mobilizaram em 29 cidades brasileiras, com 472 doadores no mutirão. Alguns deles compartilharam suas experiências e encorajaram mais pessoas a doar sangue.
“Quando terminei a doação e a enfermeira me disse que a minha bolsa de sangue poderia salvar até quatro vidas, eu não consegui me segurar e chorei”, contou a especialista da Diretoria de Operações Tania Regina Camargo Alves, de São José do Rio Preto (SP). “Em poucos minutos, com um simples gesto, podemos salvar vidas. Isso me deu muita alegria e orgulho de fazer parte desta Ação Nacional.”
“Sensação de dever cumprido. Saber que meu sangue pode ajudar até quatro pessoas é sensacional”, reforçou o colaborador da área de qualidade Thiago Chimite, também de São José do Rio Preto (SP). “Pouco tempo doado em prol de muitas vidas.”
Na regional de São Paulo Capital, a ação foi realizada em dois dias diferentes, com mais de 120 doadores e mais de 500 pessoas beneficiadas. A regional de Minas Gerais, que teve cinco cidades participantes, contou com 53 doadores que ajudaram 176 pessoas, enquanto na regional RJ/ES foram 59 voluntários e 236 beneficiados.
Na regional Nordeste, a ação ocorreu em João Pessoa e Recife, totalizando 26 voluntários e 104 pessoas beneficiadas. Já em Salvador foram 18 voluntários e 72 beneficiados.
“Doar sangue sempre é muito tranquilo”, afirmou o colaborador Eudes Cavalcante Silva, de Recife. “É um gesto tão simples, nem percebemos o quanto é tão importante. Isso faz uma grande diferença na vida de muitos.”