A Claro é patrocinadora do projeto CurtaEnem, um streaming voltado principalmente a estudantes da rede pública que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio, bem como a seus professores. Desenvolvido pelo CurtaEducação, o canal oferece mais de 200 filmes e séries premiados organizados com base nos tópicos da prova.
Além do conteúdo audiovisual, que inclui ficções e documentários, o site apresenta recursos complementares e materiais didáticos exclusivos organizados por áreas do conhecimento, disciplinas e temas, voltados ao aprendizado e ao fortalecimento da interação entre educadores.
A partir do conteúdo disponibilizado, o CurtaEducação criou o concurso “Procura-se Professor-Autor”, que distribui prêmios aos educadores do ensino médio que produzirem os melhores relatos de experiências pessoais sobre o uso, em projetos pedagógicos com os alunos, de filmes e séries do CurtaEnem.
Já os alunos concorrem a prêmios com base em seus resultados na prova. Os cinco estudantes da rede pública que assistirem a conteúdos relacionados com as áreas do Enem e obtiverem as melhores notas receberão notebooks como reconhecimento pelo seu desempenho.
Embora o CurtaEnem seja aberto a todos os estudantes, os prêmios são reservados para alunos da rede pública de ensino.
Curso “Filmes que Ensinam”
Aos professores do ensino médio, o CurtaEnem ainda oferece o curso de capacitação “Filmes que Ensinam”, que orienta sobre o uso de material audiovisual em sala de aula. O conteúdo aborda temas contemporâneos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos assuntos do Enem.
Para marcar o encerramento do curso, a professora Sinara Rúbia, diretora-presidente do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), ministrará no dia 30 de novembro, entre 13h e 16h30, uma aula sobre educação antirracista no cinema. O encontro presencial ocorrerá nas dependências do MUHCAB e também terá transmissão gratuita pelo YouTube do CurtaEducação.
Crédito da imagem: Sladic – Getty Images