Conteúdos

Este roteiro de estudos visa apoiar o processo de compreensão do que são oceanos e mares, bem como do seu processo de formação, além de apresentar suas características e grandezas, possibilitando diferenciá-los e identificar os principais mares e oceanos da Terra. Busca, também, promover uma visão geral sobre os relevos submarinos, além de dimensionar a importância dos mares e oceanos para o desenvolvimento humano. Sugere, por fim, a síntese do roteiro de estudos com a construção de um mapa mental e com a proposta de uma redação com o tema “Oceanos de plástico: as ilhas de lixo ao redor do mundo”, além dos exercícios de fixação, por meio da resolução de questões de vestibulares.

• A formação dos oceanos;
• Definição e diferenciação entre oceanos e mares;
• A importância dos oceanos;
• Os cinco oceanos;
• Relevo submarino;

Objetivos

• Compreender a formação dos oceanos;
• Desenvolver as concepções de conhecimentos sobre os oceanos;
• Diferenciar os oceanos quanto às suas características e grandezas;
• Definir as diferenças entre mares e oceanos;
• Identificar os principais mares e oceanos da Terra;
• Dimensionar a importância dos mares e oceanos para o ser humano;
• Caracterizar os tipos de mares;
• Relacionar os mares com o desenvolvimento humano;
• Promover uma visão geral sobre os relevos submarinos; e
• Realizar a síntese do roteiro de atividade, por meio da construção de mapa mental, redação dissertativa e exercícios de fixação.

Estude também:

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Palavras-chave:

Oceanos. Mares. Oceano Antártico. Oceano Ártico. Oceano Atlântico. Oceano Pacífico. Oceano Índico.

Proposta de estudo:

Este roteiro de estudos tem por objetivo auxiliar o estudante no processo de aprendizado, para além do ambiente escolar. Com o intuito de facilitar esse processo, as etapas subsequentes são compostas de vídeos, textos-base, questões norteadoras e atividades relacionadas à temática apresentada.
As etapas desenvolvidas neste roteiro de estudos, assim como, as questões norteadoras e as subquestões que advêm delas, foram elaboradas para contribuir com a melhor compreensão do tema em questão.

Deste modo, orientamos que seja feita a leitura integral deste roteiro de estudo, sempre buscando as respostas para cada uma das perguntas que foram elaboradas. Orientamos, também, que todas as dúvidas sejam anotadas e brevemente sanadas, por meio de pesquisas on-line. Para melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos no roteiro, sugerimos que, depois de cada etapa, seja elaborado um parágrafo resumindo seu entendimento, sempre com destaque para os principais conceitos estudados.

1ª Etapa: A formação dos oceanos

I) Leia atentamente os textos a seguir

A formação dos oceanos. Blog
Acesso em: 28.08.2021.

Oceanos. Mundo Educação
Acesso em: 28.08.2021.

Origem dos Oceanos. Instituto Oceanográfico – USP
Acesso em: 28.08.2021.

Origem e evolução dos cceanos e da crosta continental: temperatura, PHs e salinidade; Tectonismo e vulcanismo
Acesso em: 28.08.2021.

Saiba a relação entre a formação dos oceanos e a vida na Terra. Agência UFC
Acesso em: 28.08.2021.

II) Responda às questões abaixo de acordo com os conhecimentos aprendidos nas leituras anteriores

a) Como ocorreu a formação dos oceanos?
b) O que é o oceano primitivo?
c) Quais eram as características das águas do oceano Primitivo?
d) Explique como as forças que o oceano exerceu sobre a costa primitiva ajudaram a moldar o relevo do globo e quais alterações ocorreram.

2ª Etapa: Definição e diferenciação entre oceanos e mares

I) Leia os textos abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura, e faça a anotação dos elementos mais importantes

Oceanos. Brasil escola
Acesso em: 28.08.2021.

Diferença entre mar e oceano. Mundo Educação
Acesso em: 28.08.2021.

Oceanos e mares. Brasil Escola
Acesso em: 28.08.2021.

Diferença entre mar e oceano. Prepara ENEM
Acesso em: 28.08.2021.

Mares e oceanos, você sabe qual a diferença? Mar sem fim
Acesso em: 28.08.2021.

Diferença entre Mar e Oceano (com exemplos). Diferença
Acesso em: 28.08.2021.

a) Qual a definição de oceanos?
b) Qual a definição de mares?
c) Qual a principal diferença entre oceanos e mares?
d) Qual a importância dos oceanos e mares na composição e equilíbrio climático?
e) O que é maritimidade e qual a relação com os oceanos e mares?
f) No planeta, são identificados quantos oceanos?
g) Os mares não possuem uma homogeneidade quanto à sua composição física no espaço geográfico. Assim, podem ser classificados como?
h) O que são mares fechados? Cite exemplos.
i) O que são mares abertos? Cite exemplos.
j) O que são mares caracterizados como interiores? Cite exemplos.
k) Qual o ponto mais profundo do oceano e onde está localizado?

II) Exercício de síntese

Pesquise os conceitos abaixo buscando transcrever e sistematizar suas definições.

Oceano:
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Mares:
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Mares abertos:
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Mares fechados:
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Mares interiores:
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3ª Etapa: A importância dos oceanos

I) Assista aos vídeos e leia os textos abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura.

Oceanos – Antártico, Ártico, Atlântico, Pacífico e Índico. Educação Uol
Acesso em: 28.08.2021.

Oceanos. Mundo Educação
Acesso em: 28.08.2021.

Qual a importância dos oceanos para os seres humanos?
Acesso em: 28.08.2021.

Fonte de Vida. My Planet
Acesso em: 28.08.2021.

A importância dos Oceanos para o equilíbrio no planeta. Blog Facens
Acesso em: 28.08.2021.

a) Qual a importância dos oceanos para o planeta?
b) Quantos % da superfície da Terra são cobertos pelo oceano?
c) A biodiversidade dos oceanos é equivalente à de ecossistemas terrestres?
d) Explique como os oceanos interferem na dinâmica atmosférica, caracterizando tipos climáticos.
e) Podemos considerar que o mar é uma importante via de transporte?
f) Existe alguma relação da importância do oceano com a maior parte da população mundial morar junto ao litoral? Exemplifique.
g) Qual a importância do oceano como fonte de extração de minerais?
h) Os oceanos e mares são parte fundamental do turismo e lazer? Explique.
i) Do ponto de vista humano (social), os oceanos e mares exerceram e ainda exercem grande importância? Cite alguns exemplos.
j) Os países que não dispõe de um litoral permanecem dependentes de outras nações para escoar sua produção destinada à exportação e receber as importações. Qual o impacto dessa dependência? De exemplos de alguns países que vivenciam essa situação.

II) Pesquisa e síntese de resultados
Faça uma pesquisa, em sites e jornais on-line, sobre a temática abordada nesta etapa do roteiro de estudos. Em seguida, baseando-se nos textos lidos e nas informações elencadas em sua pesquisa, escreva uma síntese – em torno de 10 linhas – relacionando a temática e tendo como foco o viés econômico da importância dos oceanos.
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4ª Etapa: Os cinco oceanos

I) Depois de ler os textos abaixo, tente destacar as seguintes informações:

Oceanos e Mares. Mundo Educação
Acesso em: 28.08.2021.

Principais Oceanos – Aula de revisão para Geografia Enem
Acesso em: 28.08.2021.

Oceanos – Antártico, Ártico, Atlântico, Pacífico e Índico. Educação Uol
Acesso em: 28.08.2021.

Oceano Índico
Acesso em: 28.08.2021.

Oceano Atlântico
Acesso em: 28.08.2021.

Oceano Glacial Antártico
Acesso em: 28.08.2021.

Oceano Glacial Ártico
Acesso em: 28.08.2021.

Oceano Pacífico
Acesso em: 28.08.2021.

Os oceanos do planeta
Acesso em: 28.08.2021.

a) Explique por que, embora sejam interligados, os oceanos não realizam grande troca de água entre eles.
b) A imensa massa de água salgada que cobre a Terra, foi dividida em cinco porções, e nomeadas de oceanos. Descreva os nomes que foram intitulados.
c) Como podemos definir o Oceano Antártico e em quais proximidades ele está delimitado?
d) Como podemos definir o Oceano Glacial Ártico e em quais proximidades ele está delimitado?
e) Qual a extensão do Oceano Glacial Ártico?
f) Como podemos delimitar o Oceano Atlântico?
g) Quantos milhões de quilômetros quadrados possui o Oceano Atlântico?
h) Qual oceano é considerado o mais importante, por ser usado para a navegação e comércio de produtos entre a Europa e a América, principalmente a do Norte?
i) Qual é o maior dos oceanos, com 175 milhões de quilômetros quadrados?
j) Como podemos delimitar o Oceano Pacífico?
k) Qual o oceano que nos últimos anos tem aumentado a importância do comércio e transporte, por banhar as costas do Japão, China, Coreia e Austrália?
l) Como podemos delimitar o Oceano Índico?
m) Qual oceano possui um regime de suas correntes que é muito particular, sofrendo ao norte sofre influência das monções e ao sul de uma corrente equatorial que se origina na costa africana?
n) Qual a profundidade média dos oceanos? As maiores profundidades estão nas Fossas das Marianas. Elas podem atingir quantos quilômetros?
o) Cite algumas diferenciações existentes entre os oceanos

II) Observe o mapa abaixo, localizando os oceanos

mapa com os cinco oceanos da Terra
Os cinco oceanos – Mundo educação. (crédito: reprodução) Acesso em 28/08/2021

III) Exercício de análise e síntese de dados.

Complete a tabela com as informações extraídas dos sites destacados acima.

Características Importância Continentes banhados Problemas ambientais
Oceano Pacífico
Oceano Índico
Oceano Atlântico
Oceano Glacial Antártico
Oceano glacial Ártico

5ª Etapa: Relevo submarino

I) Leia os textos abaixo, guiando-se pelas questões apresentadas a seguir.

Relevo Submarino. Blog
Acesso em: 28.08.2021.

Oceanos. Mundo Educação
Acesso em: 28.08.2021.

Relevo Submarino – Plataforma, talude e outras unidades. Uol Educação
Acesso em: 28.08.2021.

a) Os oceanos, assim como o continente, possuem relevo? Explique.
b) No fundo dos oceanos, existem várias formas de relevo. Escreva o nome desses relevos.
c) O que são falésias?
d) O que são ilhas oceânicas?
e) Defina talude continental.
f) Defina plataforma ou planalto continental.
g) Defina planície abissal.
h) Defina bacia oceânica.
i) Defina fossas marinhas ou abissais, e diferencie da dorsal submarina.

II) Exercício de síntese.

Observe a tabela abaixo e faça as correspondências.

Bacia oceânica Dorsal submarina Falésias Fossas marinhas ou abissal
Ilhas oceânicas Planície abissal Plataforma ou

planalto continental

Talude continental

A) São formas de relevo litorâneo abruptas, com declividades acentuadas e alturas variadas. Originam-se da ação das ondas do mar sobre as rochas.
( )

B) São pequenas extensões de terras emersas, que se formam no fundo dos oceanos e afloram na superfície.
( )

C) São as áreas mais profundas dos oceanos, que podem atingir mais de 8.000 metros, consideradas também como fraturas tectônicas.
( )

D) São porções submersas dos continentes, com baixo declive, indo do litoral até cerca de 70 quilômetros mar adentro, e 200 metros de profundidade. Corresponde a uma zona de transição entre a massa continental e o fundo dos oceanos. A declividade entre os pontos é modesta.
( )

E) São grandes planos nas profundezas do oceano, com profundidade média de 4.000 metros.
( )

F) São grandes cadeias de montanhas submersas no oceano, originando-se do afastamento das placas tectônicas. Ao se afastarem, as placas tectônicas fazem com que o magma suba do manto e se solidifique, formando a crosta oceânica.
( )

G) É a zona de declive acentuado entre as planícies abissais e a plataforma continental. Possui alta declividade muito estreita. Esse tipo de relevo tem início a 200 metros de profundidade e pode atingir aproximadamente 2.000 metros.
( )

H) Área sedimentar que se encontra em regiões profundas do oceano, com profundidade que oscila entre 2.000 a 5.000 metros e relevo suave.
( )

III) Gabarito:
A) Falésias.
B) Ilhas oceânicas.
C) Fossas marinhas ou abissais.
D) Plataforma ou planalto continental.
E) Planície abissal.
F) Dorsal submarina.
G) Talude continental.
H) Bacia oceânica.

6ª Etapa: Curiosidades

I) Leia os textos, guiando-se pelas questões apresentadas abaixo.

Por que o mar é salgado? Mundo Educação
Acesso em: 28.08.2021.

Por que o mar morto recebe este nome? Mundo Educação
Acesso em: 28.08.2021.

8 curiosidades sobre as profundezas do oceano. Canaltech
Acesso em: 28.08.2021.

10 curiosidades sobre os oceanos. National Geographic

Acesso em: 28.08.2021.

19 curiosidades que você talvez não saiba sobre os oceanos. Mega Curioso
Acesso em: 28.08.2021.

a) Qual a importância da água para a nossa sobrevivência?
b) E se a água acabar? Como vamos sobreviver?
c) Toda a água do planeta é potável?
d) Que cuidados são dispensados com relação à água, no decorrer do tempo?
e) Como o ser humano cumpre seu papel na conservação e preservação da água?
f) Desde quando pagamos pelo consumo da água?
g) Na atualidade, a água é disputada pelos seres humanos? E no passado?
h) Por que a posição da Terra é privilegiada, para a existência de água em nosso planeta?

7ª Etapa: Mapa mental

I) Analise o mapa mental abaixo:

Mapa mental sobre os oceanos
Mapa mental sobre os oceanos – DocSity (crédito: reprodução). Acesso: 28/08/2021

II) Proposta de atividade: Construa seu mapa mental.

A partir dos textos e dos vídeos disponibilizados neste roteiro de estudos, elabore um mapa mental, selecionando as principais informações apresentadas sobre os oceanos.
Caso tenha dúvidas na elaboração de seu mapa mental, utilize o mapa mental disponibilizado acima como ponto de partida, e siga também as dicas abaixo:
• Escreva o conceito principal no centro de uma folha em branco. Em seguida, puxe setas com os conceitos adjacentes;
• Você pode ligar um conceito adjacente a outro. Para isso, pode fazer setas ou esquemas, utilizando canetas coloridas para diferenciar as informações;
• Você pode escrever um breve resumo abaixo dos conceitos. Algo simples e que te dê referências sobre o assunto; e
• Você também poderá utilizar desenhos, símbolos, ou seja, elementos que te ajudem na compreensão do tema estudado.
•Acesse também um vídeo com o passo a passo de como elaborar um mapa mental:
Como fazer um MAPA MENTAL – Passo a Passo. Seja Um Estudante Melhor. Canal Seja Uma Pessoa Melhor. YouTube.
Acesso em: 26.08.2021.

8ª Etapa: Redação dissertativa

A redação dissertativa é um exercício argumentativo que contribuirá para o desenvolvimento de uma melhor compreensão do tema deste roteiro de estudos. Tem o intuito, ainda, de estimular as reflexões e conexões com temas transversais que também foram abordados e/ou que fazem parte do contexto social, político e econômico.

I) Leia as reportagens e assista aos vídeos abaixo:

Ilhas de Lixo no Mundo. Iberdrola
Acesso em: 29.08.2021.

“Ilhas de lixo” ameaçam destruir a vida marinha e os oceanos do mundo. R7 Internacional
Acesso em: 29.08.2021.

Sopa Plástica: o Lixão do Oceano Pacífico. YouTube
Acesso em: 28.08.2021.

Entenda o impacto do plástico nos oceanos. YouTube
Acesso em: 28.08.2021.

5 ilhas de Plástico – Lixos no Oceano. YouTube
Acesso em: 28.08.2021.

Estamos criando um oceano de plástico? – MARES LIMPOS #1. YouTube
Acesso em: 28.08.2021.

Sobreviveremos a um oceano de microplásticos? – MARES LIMPOS #4. YouTube.
Acesso em: 28.08.2021.

Tecnologias para salvar o oceano – MARES LIMPOS #5. YouTube
Acesso em: 28.08.2021.

II) Observe as imagens

Ilhas de plástico oceânico do mundo
Ilhas de plástico oceânico do mundo – Iberdrola (crédito:reprodução)
ilhas de lixo mapa
Ilhas de lixo – R7 (crédito: reprodução)

III) Faça uma dissertação.

Sistematizando os conteúdos abordados neste roteiro, escreva uma redação dissertativa que explore o tema: “Oceanos de plástico: as ilhas de lixo ao redor do mundo”.

9ª Etapa: Exercícios de fixação

1) (Unesp). A Geografia dos Oceanos e Mares: De modo geral, os espaços geográficos cujo clima é influenciado pela maritimidade apresentam:
a) menor amplitude térmica anual.
b) chuvas escassas e mal distribuídas durante o ano.
c) maior amplitude térmica anual.
d) menor quantidade de dias chuvosos e de nevoeiro.
e) chuvas escassas concentradas no inverno.

2) (Mackenzie) Com altas densidades demográficas, este país europeu procura aumentar o seu território numa luta constante com o mar, por meio de diques, canais e “pôlders”. Trata-se:
a) da França.
b) da Alemanha.
c) da Holanda.
d) da Espanha.
e) do Reino Unido.

3) (UFSC – Adaptado) A Geografia dos Oceanos e Mares: Observe atentamente o mapa-múndi e assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s).

a) O Oceano Pacífico, o maior dos oceanos, banham terras dos continentes americano e europeu, situadas integralmente no Hemisfério Ocidental.
b) Algumas áreas da faixa tropical, situada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, são fracamente povoadas, como é o caso da Amazônia, na América do Sul.
c) Pelo mapa, pode-se concluir que, embora as massas líquidas cubram a maior parte da superfície terrestre, sua distribuição é desigual nos Hemisférios Norte e Sul.
d) Os principais países industrializados localizam-se na zona temperada do Norte, enquanto a maioria dos países periféricos, entre os quais o Brasil, situa-se na faixa tropical.
e) O Brasil localiza-se integralmente no Hemisfério Ocidental e tem suas horas atrasadas em relação à Europa e à África porque o movimento de rotação da Terra se faz de Oeste para Leste.

4) (Mackenzie). A Geografia dos Oceanos e Mares: A condição natural que assegura ao Peru uma posição de destaque na indústria pesqueira mundial é:
a) a farta rede hidrográfica.
b) o relevo acidentado.
c) a corrente marítima de Humboldt.
d) o clima tropical úmido.
e) a combinação das condições anteriores.

5) (UFMG) Analise o mapa sobre a contaminação dos oceanos e mares por óleo.

A partir da análise e interpretação desse mapa, é incorreto afirmar que as áreas afetadas pela contaminação de óleo:
a) evidenciam as rotas recentemente estabelecidas entre os novos países industriais.
b) definem as regiões mais integradas aos circuitos econômicos globais.
c) indicam as principais rotas marítimas comerciais que se estabelecem mundialmente.
d) sobressaem nas rotas estabelecidas entre os principais exportadores e importadores de recursos energéticos.

6) (UERJ). A Geografia dos Oceanos e Mares:

A partir dos anos 1950 e 1960, o Mar Aral, localizado numa região de elevada aridez, começou a secar, em decorrência de as autoridades da extinta URSS terem decidido utilizar as águas dos rios Amu Darya e Syr Darya sem avaliar devidamente os possíveis impactos ambientais.

Esses rios eram destinados à implantação de projetos com a finalidade de:
a) estabelecer cultivos de algodão irrigado.
b) suprir as regiões industriais do noroeste do país.
c) formar represas para a geração de energia hidrelétrica.
d) construir uma rede de canais navegáveis na Ásia Central.

7) (UFGO) Observe o perfil esquemático do relevo emerso e submerso no Oceano Pacífico.

Percebe-se uma grande semelhança entre as formas a leste e a oeste. Com base nessa premissa e considerando a ligação com a dinâmica da crosta terrestre, pode-se afirmar que:
( ) as fossas abissais do Peru/Chile e das Filipinas são formas correlatas, associadas ao processo de subducção de placas tectônicas em áreas oceânicas.
( ) os Andes, na América do Sul, e o Himalaia (onde fca o monte Everest), na Ásia, são cordilheiras de orogênese moderna ligada ao choque de placas tectônicas.
( ) o Oceano Pacífico está expandindo a sua área, na medida em que as placas tectônicas que o compõem estão em processo de afastamento.
( ) a placa sul-americana está mergulhando sob a placa de Nazca, dando origem aos dobramentos modernos que afloram nas Ilhas Galápagos.

8) (Unitau). A Geografia dos Oceanos e Mares: Quando o mar, no seu trabalho de sedimentação, une uma ilha ao continente, formando um pequeno istmo, passa a chamar-se de:
a) cordão litorâneo.
b) plataforma de acumulação.
c) dunas.
d) penédia.
e) tômbolos

9) (Fuvest) No Oriente Médio, a água é uma fonte da vida e de conflitos. Alguns países têm condições de obtê-la de fontes naturais; outros precisam destilar a água do mar para poder usá-la.

O mapa permite a análise de várias relações, entre as quais apenas é correto dizer que:
a) a Turquia tem o “controle” da água por ter em seu território as nascentes dos rios Tigre e Eufrates.
b) as lutas mais sangrentas na região visam ao domínio do Mar Morto, principal fonte de água potável para Israel e Líbano.
c) os curdos, dominando a região entre Turquia, Síria e Iraque, são os que mantêm o real controle das águas.
d) o Irã e Omã, situados na foz do Tigre a do Eufrates, são privilegiados por disporem de grande volume de água doce.

10) (UFPE). A Geografia dos Oceanos e Mares: Observe as proposições.
I. Nas altas latitudes, durante o inverno, as águas do mar se congelam superficialmente, formando as banquisas.
II. As correntes marinhas são movimentos resultantes das diferenças de densidade e de temperatura das águas oceânicas.
III. Nas fases de Lua nova e de Lua cheia ocorrem as marés de quadratura, ou de “águas mortas”.
IV. O Negro e o Báltico são mares fechados ou isolados, isto é, não se comunicam com o oceano, sendo por essa razão conhecidos como lago-mar.
V. Os mares Cáspio e Morto são depressões absolutas, pois se encontram abaixo do nível do mar.

São verdadeiras:
a) I, III e IV.
b) II, IV e V.
c) III, IV e V.
d) I, II e III.
e) I, II e V.

11) (UDESC 2009) Os oceanos estão em constante movimento, e as correntes marinhas causam grande impacto no clima do planeta, pois transportam águas quentes e frias por todas as partes do globo. Sobre mares e oceanos, é correto afirmar:
a) O Oceano Índico é o segundo maior oceano e o mais frio devido à sua localização.
b) Mares e Oceanos são sinônimos, pois ambos têm a mesma profundidade.
c) A posição geográfica dos oceanos não influencia na temperatura das suas águas.
d) O Oceano Pacífico é o maior do globo, cobre mais de um terço da superfície do planeta Terra.

12) (UFRGS 2017) Os oceanos são grandes fontes de alimento pela riqueza de sua vida marinha, embora, nos últimos tempos, venham enfrentando problemas ambientais, provocados por ações humanas.
Considere as seguintes afirmações sobre os problemas ambientais dos oceanos.
I – As águas oceânicas recebem todos os produtos derivados de atividades industriais, mas suas grandes extensões reduzem a concentração dos poluentes, não oferecendo grandes riscos à fauna marinha.
II – A pesca predatória, em escala industrial, retira do mar milhares de toneladas de peixes sem nenhum controle quanto à seleção das espécies e à época de reprodução de cada uma, o que pode levar cardumes inteiros ao desaparecimento.
III – Os acidentes de manutenção nas plataformas de gás e petróleo são responsáveis pela maior parte das descargas de óleo nos oceanos.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.

Gabarito:
1) A.
2) C.
3) A.
4) C.
5) A.
6) A.
7) C, C, E, E.
8) E.
9) A.
10) E.
11) D.
12) D.

Os exercícios de fixação podem ser encontrados nos links a seguir:

Exercícios 1 ao 10.
Acesso em: 17.08.2021.

Exercícios 11 e 12
Acesso em: 17.08.2021.

Roteiro de Estudos elaborado pela professora Doutora Thaylizze Goes Nunes Pereira
Coordenação pedagógica: prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge

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