Conteúdos

Este roteiro de estudos trata dos substantivos, trazendo informações sobre o conceito e o seu uso, suas classificações e possibilidades de flexão. Contando com exercícios de vestibular e uma lista de materiais complementares sugeridos, busca auxiliar o aluno na consolidação dos conhecimentos relacionados ao tema.

● Substantivos

Objetivos

● Compreender o uso dos substantivos na língua portuguesa; e
● Aprender a utilizar os substantivos tanto na construção quanto na leitura de textos em português.

Estude também:

Estudar em casa: conjugação verbal

Estudar em casa: aprenda a usar a crase

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Gramática. Substantivos.

Proposta de trabalho:

Iniciaremos este roteiro de estudos com as informações acerca do uso e função dos substantivos. Na sequência, trataremos das classificações e da flexão dos substantivos. Para finalizar, veremos alguns exercícios sobre o tema.

1ª Etapa: O que são e qual a função dos substantivos?

Os substantivos são uma classe de palavras responsáveis por nomear seres, objetos, lugares e sentimentos, dentre outros.

2ª Etapa: Classificação dos substantivos

Os advérbios podem ser agrupados em sete classes, de acordo com o seu sentido em determinado contexto. Vejamos:

  1. Substantivo comum
Definição Exemplos
Nomeia qualquer ser ou objeto de uma espécie, de forma genérica. Mulher

Cachorro

Livro

  1. Substantivo próprio
Definição Exemplos
Nomeia, de forma particular, um elemento de um conjunto. Maria

Tocantins

Corinthians

 

  1. Substantivo concreto
Definição Exemplos
Nomeia seres ou objetos que existem por si só. Folha

Lápis

Mesa

 

  1. Substantivo abstrato
Definição Exemplos
Nomeia entes que dependem de outro ser concreto para existir. Beleza

Saudade

Alegria

 

  1. Substantivo simples
Definição Exemplos
Tem apenas um elemento formador (radical). Mar

Terra

Amor

 

  1. Substantivo composto
Definição Exemplos
Tem mais de um elemento formador (radical). Guarda-chuva

Sexta-feira

Couve-flor

 

  1. Substantivo primitivo
Definição Exemplos
Não deriva de outras palavras. Chuva

Livro

Pedra

 

  1. Substantivo derivado
Definição Exemplos
Deriva de outras palavras (por prefixação ou sufixação, por exemplo). Chuveiro

Livraria

Pedregulho

3ª Etapa: Flexão dos substantivos

Os substantivos podem ser flexionados em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).

Vejamos um exemplo das flexões de um substantivo:

Substantivo – Cachorro.
● Feminino – Cachorra.
● Masculino – Cachorro.
● Singular – Cachorro.
● Plural – Cachorros.
● Aumentativo – Cachorrão.
● Diminutivo – Cachorrinho.

4ª Etapa: Questões de múltipla escolha

Seguem abaixo alguns exemplos de como o tema usualmente aparece nas provas. O gabarito está depois das questões.

1) O diminutivo é uma maneira ao mesmo tempo afetuosa e precavida de usar a linguagem. Afetuosa porque geralmente o usamos para designar o que é agradável, aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido. E precavida porque também o usamos para desarmar certas palavras que, por sua forma original, são ameaçadoras demais.

Luís Fernando Veríssimo, Diminutivos.

A alternativa inteiramente de acordo com a definição do autor sobre diminutivos é:
a) O iorgurtinho que vale por um bifinho.
b) Ser brotinho é sorrir dos homens e rir interminavelmente das mulheres.
c) Gosto muito de te ver, Leãozinho.
d) Essa menininha é terrível!
e) Vamos bater um papinho.

2) A questão aborda um fragmento de um artigo de Mônica Fantin sobre o uso dos tablets no ensino, postado na seção de blogues do jornal Gazeta do Povo em 16.05.2013: Ou seja, pensar na potencialidade que o tablet oferece na escola – acessar e produzir imagens, vídeos, textos na diversidade de formas e conteúdos digitais – implica em repensar a didática e as possibilidades de experiências e práticas educativas, midiáticas e culturais na escola ao lado de questões econômicas e sociais mais amplas. E isso necessariamente envolve a reflexão crítica sobre os saberes e fazeres que estamos produzindo e compartilhando na cultura digital.

(Tablets nas escolas. www.gazetadopovo.com.br. Adaptado.)

No último período do texto, os termos “saberes” e “fazeres” são
a) adjetivos.
b) pronomes.
c) substantivos.
d) advérbios.
e) verbos.

3) A CIÊNCIA DO PALAVRÃO

Por que diabos m… é palavrão? Aliás, por que a palavra diabos, indizível décadas atrás, deixou de ser um? Outra: você já deve ter tropeçado numa pedra e, para revidar, xingou-a de algo como fllha da…, mesmo sabendo que a dita nem mãe tem.

Pois é: há mais mistérios no universo dos palavrões do que o senso comum imagina. Mas a ciência ajuda a desvendá-los. Pesquisas recentes mostram que as palavras sujas nascem em um mundo à parte dentro do cérebro. Enquanto a linguagem comum e o pensamento consciente ficam a cargo da parte mais sofisticada da massa cinzenta, o neocórtex, os palavrões moram nos porões da cabeça. Mais exatamente no sistema Iímbico. Nossa parte animal fica lá.

E sai de vez em quando, na forma de palavrões. A medicina ajuda a entender isso. Veja o caso da síndrome de Tourette. Essa doença acomete pessoas que sofreram danos no gânglio basal, a parte do cérebro cuja função é manter o sistema Iímbico comportado. E os palavrões saem como se fossem tiques nervosos na forma de palavras.

Mas você não precisa ter lesão nenhuma para se descontrolar de vez em quando, claro. Justamente por não pensar, quando essa parte animal do cérebro fala, ela consegue traduzir certas emoções com uma intensidade inigualável.

Os palavrões, por esse ponto de vista, são poesia no sentido mais profundo da palavra. Duvida? Então pense em uma palavra forte. Paixão, por exemplo. Ela tem substância, sim, mas está longe de transmitir toda a carga emocional da paixão propriamente dita. Mas com um grande e gordo p.q.p. a história é outra. Ele vai direto ao ponto, transmite a emoção do sistema Iímbico de quem fala diretamente para o de quem ouve. Por isso mesmo, alguns pesquisadores consideram o palavrão até mais sofisticado que a linguagem comum.

(www.super.abril.com.br/revista/. Adaptado.)

No texto, o substantivo “palavrão”, ainda que se mostre flexionado em grau, não reporta a ideia de tamanho. Tal emprego também se verifica em:
a) Durante a pesquisa, foi colocada uma “gotícula” do ácido para se definir a reação.
b) Na casa dos sete anões, Branca de Neve encontrou sete minúsculas “caminhas”.
c) Para cortar gastos, resolveu confeccionar “livrinhos” que cabem nos bolsos.
d) Não estava satisfeita com aquele “empreguinho” sem graça e sem perspectivas.
e) Teve um “carrinho” de dois lugares, depois um carro de cinco e, hoje, um de sete.

4) (Unifesp) Observe a tirinha abaixo, na qual há referências à Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.

tirinha da mônica
Tirinha de Maurício de Souza (crédito: reprodução)

Caso os balõezinhos dessa tirinha não estivessem com todas as falas dos personagens escritas em letras maiúsculas, a palavra palmeiras, que aparece em uma frase entre aspas, no segundo quadrinho, deveria ser escrita
a) com inicial maiúscula, por se tratar de um substantivo próprio, nome do famoso time brasileiro de futebol.
b) com inicial minúscula, por se tratar de um substantivo comum, nome da planta referida por Gonçalves Dias, na “Canção do exílio”.
c) com inicial maiúscula, por se tratar de um substantivo comum, nome da planta referida por Gonçalves Dias.
d) com inicial minúscula, por se tratar de um substantivo com valor de adjetivo, a designar um time brasileiro de futebol.
e) com inicial minúscula, por se tratar de um substantivo próprio, nome da planta referida na “Canção do exílio”.

5) Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa:

Entrevistador: — O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso?
Entrevistado: — Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista, com um número imenso de dispositivos e, por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. É um leque considerável de interesses, de visões, que acaba causando a intervenção do STF nas mais diversas questões, nas mais diferentes áreas, inclusive dando margem a esse tipo de acusação. Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade.

Veja, 15/06/2011.

No trecho “dotadas da prerrogativa ou de competência”, a presença de artigo antes do primeiro substantivo e a sua ausência antes do segundo fazem que o sentido de cada um desses substantivos seja, respectivamente,
a) figurado e próprio.
b) abstrato e concreto.
c) específico e genérico.
d) técnico e comum.
e) lato e estrito.

6) A sensível
Foi então que ela atravessou uma crise que nada parecia ter a ver com sua vida: uma crise de profunda piedade. A cabeça tão limitada, tão bem penteada, mal podia suportar perdoar tanto. Não podia olhar o rosto de um tenor enquanto este cantava alegre – virava para o lado o rosto magoado, insuportável, por piedade, não suportando a glória do cantor. Na rua de repente comprimia o peito com as mãos enluvadas – assaltada de perdão. Sofria sem recompensa, sem mesmo a simpatia por si própria. Essa mesma senhora, que sofreu de sensibilidade como de doença, escolheu um domingo em que o marido viajava para procurar a bordadeira. Era mais um passeio que uma necessidade. Isso ela sempre soubera: passear.

Como se ainda fosse a menina que passeia na calçada. Sobretudo passeava muito quando “sentia” que o marido a enganava. Assim foi procurar a bordadeira, no domingo de manhã. Desceu uma rua cheia de lama, de galinhas e de crianças nuas – aonde fora se meter! A bordadeira, na casa cheia de filhos com cara de fome, o marido tuberculoso – a bordadeira recusou-se a bordar a toalha porque não gostava de fazer ponto de cruz!
Saiu afrontada e perplexa. “Sentia-se” tão suja pelo calor da manhã, e um de seus prazeres era pensar que sempre, desde pequena, fora muito limpa. Em casa almoçou sozinha, deitou-se no quarto meio escurecido, cheia de sentimentos maduros e sem amargura. Oh pelo menos uma vez não “sentia” nada. Senão talvez a perplexidade diante da liberdade da bordadeira pobre. Senão talvez um sentimento de espera. A liberdade.

(Clarice Lispector. Os melhores contos de Clarice Lispector, 1996.)

O emprego do adjetivo “sensível” como substantivo, no título do texto, revela a intenção de
a) ironizar a ideia de sentimento, então destituído de subjetividades e ambiguidades na expressão da senhora.
b) priorizar os aspectos relacionados aos sentimentos, como conteúdo temático do conto e expressão do que vive a senhora.
c) explorar a ideia de liberdade em uma narrativa em que o efeito de objetividade limita a expressão dos sentimentos da senhora.
d) traduzir a expressão comedida da senhora ante a vida e os sentimentos mais intensos, como na relação com a bordadeira.
e) dar relevância aos aspectos subjetivos das relações humanas, pondo em sintonia os pontos de vista da senhora e da bordadeira.

7) ACHADO
Aqui, talvez, o tesouro enterrado
há cem anos pelo guarda-mor.
Se tanto o guardou, foi para os trinetos,
principalmente este: o menor.
Cavo com faca de cozinha, cavo
até, no outro extremo, o Japão
e não encontro o saco de ouro
de que tenho a mor precisão
para galopar no lombo dos longes
fugindo a esta vidinha choca.
Mas só encontro, e rabeia, e foge
uma indignada minhoca.
Carlos Drummond de Andrade.

Sobre a expressão “vidinha choca” entendida no contexto do poema, é correto afirmar:
a) o diminutivo exprime carinho, ao contrário do termo que o acompanha.
b) a ideia aí presente é de tempo: sugere-se que a vida é passageira.
c) seu sentido se opõe àquilo que, poeticamente, “minhoca” está representando.
d) o adjetivo deve ser entendido denotativamente, ao contrário do substantivo.
e) o segundo termo reforça o sentido negativo do primeiro.

8) Durante uma Copa do Mundo, foi veiculada, em programa esportivo de uma emissora de TV, a notícia de que um apostador inglês acertou o resultado de uma partida porque seguiu os prognósticos de seu burro de estimação. Um dos comentaristas fez, então, a seguinte observação: “Já vi muito comentarista burro, mas burro comentarista é a primeira vez”.

Percebe-se que a classe gramatical das palavras se altera em função da ordem que elas assumem na expressão. Assinale a alternativa em que isso não ocorre:
a) obra grandiosa.
b) jovem estudante.
c) brasileiro trabalhador.
d) velho chinês.
e) fanático religioso.

Exercícios disponíveis em: Descomplica.
Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

Gabarito

1) C
Na palavra “leãozinho” há o viés afetuoso, pois serve como vocativo a alguém; mas, também, há o viés precavido, pois há a redução do peso da palavra “leão”, sendo assim, evidencia que é um animal de tamanho reduzido.

2) C
Os vocábulos “saberes” e “afazeres” são substantivos, pois estão precedidos de artigos definidos.

3) D
O diminutivo da palavra “emprego” não está relacionado ao tamanho físico, mas sim a uma ideia de inferioridade, assim como acontece com a ideia de “palavrão”: a ideia de “palavrão” está relacionada ao sentido da palavra e não ao tamanho dela. Nas demais opções, o diminutivo tem a ver com grandeza: “carrinho” = carro pequeno, por exemplo.

4) B
O termo “palmeiras” com inicial minúscula faz referência a uma vegetação, aludindo ao poema de Gonçalves Dias. Caso fosse escrito com a inicial maiúscula, “Palmeiras”, entende-se que o termo alude ao reconhecido time de futebol de São Paulo.

5) C
O uso da preposição “de” fundido com o artigo ‘a’ no trecho “dotadas da prerrogativa” particularizam o substantivo que já havia sido apresentado anteriormente, a prerrogativa constitucional de “trazer questões ao Supremo”.; já o trecho “de competência”, em que há a omissão do artigo, o valor do substantivo é genérico.

6) B
Quando um adjetivo assume, dentro de um determinado contexto, uma outra função gramatical, temos a criação de uma derivação imprópria. O título do texto substantiva um adjetivo que traduz o perfil psicológico da personagem.

7) E
O sentido do diminutivo “vidinha” é depreciativo, assim como, nesse caso, o do adjetivo choca (“paralisada qual uma ave em período de chocar ovos”).

8) A
Entre as alternativas apresentadas, apenas em “obra grandiosa” ou “grandiosa obra” não há alteração de sentido nem de classe gramatical das palavras caso sua ordem seja alterada porque “obra” é substantivo e “grandiosa”, adjetivo.

Gabarito disponível em: Descomplica
Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

Roteiro de Estudos elaborado pela professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Materiais Relacionados

Substantivo – Professor Noslen
Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

Substantivo – Brasil Escola
Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

Substantivos – Toda Matéria
Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

Substantivos e principais características – Descomplica
Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

Substantivo: classificação – Redação e Gramática Zica
Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

Substantivos: gêneros – classes de palavras – Redação e Gramática Zica
Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

Grau dos substantivos – classes de palavras – Redação e Gramática Zica
Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

Resolução de exercícios detalhada: substantivos – Redação e Gramática Zica
Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

Exercícios de substantivos – Professor Noslen
Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

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