Conteúdos

Este roteiro de estudos trata do conceito e da composição dos sistemas planetários, bem como de seu processo de formação. O roteiro traz, ainda, a diferenciação de alguns importantes conceitos, tais como: planetas, exoplanetas, meteoros, satélites naturais, estrelas, asteroides e cometas, entre outros. Além disso, possibilita conhecer o sistema solar, sua formação e as características dos planetas que o compõem, distinguindo-o do sistema planetário. Sugere, por fim, a síntese do roteiro de estudos, com a construção de um mapa mental e com a proposta de uma redação com o tema “Habitabilidade em exoplanetas: ficção científica ou futuro da humanidade?”, além de exercícios de fixação.

• Definição de sistema planetário.
• Origem e evolução: como se formaram os sistemas planetários?
• Classificação e características: a composição do sistema planetário.
• Curiosidades: os sistemas planetários mais esquisitos.
• O Sistema Solar.

Objetivos

• Aprender o que são os sistemas planetários;
• Distinguir sistemas planetários de Sistema Solar;
• Compreender o processo de formação dos sistemas planetários;
• Conhecer o Sistema Solar e nomear os planetas que o compõem;
• Compreender o que são a Terra e o Sistema Solar, sua formação e seus movimentos, tamanhos e demais características dos planetas que o compõem;
• Conhecer a composição do sistema planetário e diferenciar o que são planetas, exoplanetas, meteoros, meteoritos, satélites naturais, estrelas, asteroides, cometas e poeira cósmica, entre outros.
• Realizar a síntese do roteiro de atividade, por meio da construção de mapa mental, elaboração de redação dissertativa e realização de exercícios de fixação – dissertativos e de múltipla escolha.

Estude também

Estudar em casa: os principais mares e oceanos da Terra

Estudar em casa: o que é um ciclone?

Palavras-chave:

Sistemas planetários. Universo. Sistema Solar. Planetas. Exoplanetas. Meteoros. Meteoritos. Satélites. Estrelas. Terra. Asteroides. Cometas.

Proposta de estudo:

Este roteiro de estudos tem por objetivo auxiliar o estudante no processo de aprendizado, para além do ambiente escolar. Com o intuito de facilitar esse processo, as etapas subsequentes são compostas de vídeos, textos-base, questões norteadoras e atividades relacionadas à temática apresentada.
As etapas desenvolvidas neste roteiro de estudos, assim como, as questões norteadoras e as subquestões que advêm delas, foram elaboradas para contribuir com a melhor compreensão do tema em questão.

Deste modo, orientamos que seja feita a leitura integral deste roteiro de estudo, sempre buscando as respostas para cada uma das perguntas que foram elaboradas. Orientamos, também, que todas as dúvidas sejam anotadas e brevemente sanadas, por meio de pesquisas on-line. Para melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos no roteiro, sugerimos que, depois de cada etapa, seja elaborado um parágrafo resumindo seu entendimento, sempre com destaque para os principais conceitos estudados.

1ª Etapa: Definição de sistemas planetários

I) Assista aos vídeos e leia o texto abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura. Anote os elementos mais importantes.

Formação de sistemas planetários. YouTube.
Acesso em: 22.10.2021.

Sistemas planetários. YouTube
Acesso em: 22.10.2021.

IAC Investiga – Sistemas Planetários. YouTube
Acesso em: 22.10.2021.

Geografia – Sistema Solar – ENEM vestibular escola. YouTube
Acesso em: 22.10.2021.

Sistemas Planetários. InfoEscola
Acesso em: 22.10.2021.

a) Qual a definição de sistemas planetários?
b) Quando e por quem o primeiro sistema planetário foi descoberto?
c) Existem quatro maneiras mais comuns de se detectar um sistema planetário. Explique-as.
d) O que é um exoplaneta?
e) Aproximadamente quantos exoplanetas já foram descobertos?
f) Existem outros sistemas planetários com as mesmas características do Sistema Solar?
g) Um sistema planetário pode ter diversas configurações diferentes?

2ª Etapa: Origem e evolução ꟷ como se formaram os sistemas planetários?

I) Leia os textos e assista ao vídeo, guiando-se pelas questões apresentadas abaixo.

O Sistema Solar e a ordem dos planetas. Blog do ENEM
Acesso em: 22.10.2021.

Origem do Universo – Resumo de Geografia para o Enem. YouTube
Acesso em: 22.10.2021.

Sistemas Planetários. InfoEscola
Acesso em: 22.10.2021.

Evolução do modelo planetário: de Cláudio Ptolomeu a Galileu Galilei. Globo Ciência
Acesso em: 22.10.2021

a) Explique resumidamente como os sistemas planetários se formam.
b) Explique o heliocentrismo.
c) Explique o sistema geocêntrico.
d) Qual teoria sustentava Cláudio Ptolomeu?
e) Qual teoria sustentava Galileu Galilei?
f) Mesmo com o avançar da tecnologia, temos como saber exatamente quantos corpos celestes existem?
g) O que são sondas espaciais?

II) Pesquisa e síntese de resultados.

Faça uma pesquisa em sites e jornais on-line sobre a temática abordada nas etapas 1 e 2 do roteiro de estudos. Em seguida, baseando-se nos textos lidos e nas informações elencadas em sua pesquisa, escreva uma síntese – em torno de 10 linhas – que contenha as informações mais importantes localizadas por você.

3ª Etapa: Classificação e características ꟷ a composição do sistema planetário

I) Leia os textos abaixo, buscando as informações de acordo com o roteiro de leitura:

Pesquisadoras identificam 2 mil sistemas solares que podem avistar a Terra
Acesso em: 22.10.2021.

Sistemas Planetários. InfoEscola
Acesso em: 22.10.2021.

Via Láctea possui 100 bilhões de planetas, calculam astrônomos. Veja – Ciência
Acesso em: 22.10.2021.

a) Elenque a composição que pode existir em um sistema planetário.
b) Quais as principais características dos planetas?
c) Quais as principais características dos exoplanetas?
d) Podemos classificar um planeta anão como planeta? Por quê?
e) Quais as principais características das estrelas?
f) Quais as principais características dos satélites naturais?
g) O que são asteroides?
h) O que são meteoros e meteoritos? Discorra sobre as suas diferenças.
i) O que são cometas?
j) O que é poeira cósmica?

II) Acesse, nos sites indicados abaixo, as listas de estrelas com exoplanetas e transcreva as informações mais relevantes sobre os sistemas planetários.

Lista de estrelas com exoplanetas
Acesso em: 22.10.2021.

The Extrasolar – Planets Encyclopaedia
Acesso em: 22.10.2021.

4ª Etapa: Curiosidades ꟷ os sistemas planetários mais esquisitos

I) Faça a leitura do texto abaixo

6 sistemas planetários esquisitos que você precisa conhecer. Tec Mundo
Acesso em: 22.10.2021.

II) Cheque seus conhecimentos realizando os exercícios abaixo

a) Explique as principais características do sistema estelar HD 98800.
b) O que torna o HD 98800 tão peculiar?
c) O que é o disco protoplanetário?
d) Explique as principais características da estrela Kepler-18?
e) Existem quantos planetas orbitando em Kepler-18? Como são caracterizados?
f) Explique o que são planetas “caroneiros” e dê exemplos.
g) O que é Trojan?
h) Explique o que é Janus e Epimetheus e suas órbitas.
i) Não é incomum pensarmos que todos os objetos de um sistema planetário giram no mesmo sentido e direção em relação à sua estrela principal. Qual é o planeta do Sistema Solar que roda no sentido horário (se fosse olhado de cima, no polo norte do Sol)?
j) Qual planeta do Sistema Solar possui a peculiaridade que faz com que o dia dure mais em algumas regiões do planeta?
k) Explique por que a formação de um sistema planetário como o nosso é bem raro.
l) Explique o que é Kepler-16 e suas peculiaridades.
m) Nesse texto, foram apresentados alguns sistemas planetários bem diferentes do que imaginamos ser o Sistema Solar. Destaque o que você mais achou interessante.

III) Análise de imagem e pesquisa

Observe a imagem a seguir, pesquise e descreva as características do sistema estelar HD 98800 que vimos no texto.

sistema estelar
Tecmundo. (crédito: reprodução) Acesso em 22/10/2021

5ª Etapa: O sistema solar

I) Leia o texto, e assista aos vídeos, guiando-se pelas questões apresentadas abaixo.

O Sistema Solar e a ordem dos planetas. Blog do ENEM
Acesso em: 22.10.2021.

E Se os Planetas Se Tornassem a Nossa Lua. YouTube
Acesso em: 22.10.2021.

Sistema Solar e corpos celestes – Resumo de Geografia para o Enem. YouTube
Acesso em: 22.10.2021.

a) O que é o Sistema Solar? Qual sua composição?
b) Explique como a energia do Sol é gerada.
c) Em que ano e por que Plutão foi rebaixado?
d) Que planeta é apelidado “Planeta Vermelho”, e por que tem esse apelido?
e) Phobos e Deimos são luas de que planeta?
f) As luas de Galileu orbitam qual planeta?
g) Triton é a maior lua de qual planeta?
h) Qual planeta é o mais próximo do Sol?
i) Qual é o terceiro planeta a partir do Sol?
j) Qual é o sétimo planeta a partir do Sol?
k) Qual planeta é maior: Netuno ou Saturno?
l) Explique o que acontece com os meteoros ao entrar na atmosfera terrestre.
m) Qual é o planeta mais brilhante no céu à noite?
n) Vênus tem mais pressão atmosférica do que a Terra? Por quê?
o) Quais são as principais características dos planetas que fazem parte do Sistema Solar?

II) Observe a imagem e as informações a seguir, e transcreva-as em seu caderno.

sistema solar
Sistema solar (crédito: reprodução/Pinterest)

SISTEMA SOLAR

Ordem dos planetas Distância do Sol
Mercúrio

Vênus

Terra

Marte

Júpiter

Saturno

Urano

Netuno

57,9 milhões de km

108,2 milhões de km

149,6 milhões de km

227,9 milhões de km

778,3 milhões de km

1 bilhão e 430 milhões de km

2 bilhões e 870 milhões de km

4 bilhões e 500 milhões de km

III) Cheque seus conhecimentos realizando os exercícios abaixo.

1) (CieBio) Sobre os planetas do sistema solar é INCORRETO afirmar que:
A) Mercúrio é o planeta mais perto do sol. É um planeta muito quente e rochoso.
B) Vênus é um dos planetas mais frios do sistema solar.
C) Marte é um planeta pequeno e seco. Tem uma superfície rochosa de cor vermelha.
D) Júpiter é o maior planeta do sistema solar.

2) (CieBio) Assinale a alternativa ERRADA
A) Planetas – Rochosos ou Terrestes: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte.
B) Planetas – Gasosos ou Jovianos: Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
C) Um Planeta do sistema solar é um corpo celeste que está em órbita em torno do Sol;
D) Lua é o planeta mais próximo da Terra

3) (CieBio) Sobre os planetas do sistema solar analise os itens abaixo
I. A Terra, juntamente com outros planetas, faz parte de uma região do universo a que se deu o nome de sistema solar.
II. Embora os planetas tenham coisas em comum, como, por exemplo, serem constituídos das mesmas substâncias químicas, eles possuem massas, tamanhos, atmosferas e temperaturas diferentes.

Está(ão) correto(s)
A) I e II
B) somente I
C) somente II
D) nenhum dos itens

4) (CieBio)No sistema solar os planetas giram à volta do Sol seguindo uma determinada ordem, sobre o tema está INCORRETO:
A) Mercúrio é o mais próximo do Sol.
B) Vênus,Terra, Marte, Saturno, Urano e Netuno, dentre outros, são planetas do sistema solar
C) Quanto mais próximo do Sol estiver o planeta, menor será sua velocidade em torno daquele astro.
D) Órbita é o nome que damos ao caminho que os planetas percorrem em torno do Sol. · O conjunto formado pelo Sol, planetas e suas luas se mantém unido devido à força de atração gravitacional.

5) (CieBio)Sobre os planetas do sistema solar não se pode afirmar que:
A) Mercúrio não tem água nem atmosfera. Durante o dia, sua temperatura atinge valores da ordem de 450 graus Celsius; à noite, essa temperatura pode cair até 180 graus Celsius negativos.
B) Vênus, conhecido como Estrela d’Alva, tem atmosfera predominantemente de gás carbônico.
C) Marte tem pequena quantidade de água, em geral na forma de gelo.
D) Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, conhecidos como planetas anões

6) Assinale a alternativa ERRADA
A) O corpo celeste deixou de ser considerado planeta é o Plutão
B) Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar.
C) Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar
D) Vênus é o planeta mais frio do Sistema Solar.

7) Em algumas noites, podemos ver luzes riscando o céu. Temos a impressão que são estrelas caindo. São caracterizados por pequenos grãos de poeira que, ao se chocarem com a atmosfera da Terra, se incendeiam e se desintegram. Na realidade, são
A) os meteoros.
B) satélites.
C) lua.
D) galáxias.

8) O nosso sistema solar é constituído por planetas classificados como internos ou externos. Os internos apresentam composição sólida, graças à presença de rochas e minerais em suas estruturas. Os externos apresentam consistência gasosa, por conterem hélio e hidrogênio, e gelo. Assinale a única alternativa em que todos os astros citados estão corretamente classificados, hoje, pelos cientistas astronômicos.
A) Internos: Mercúrio, Vênus, Saturno e Terra. Externos: Marte, Saturno, Urano, Netuno.
B) Internos: Mercúrio, Netuno, Terra e Marte. Externos: Júpiter, Saturno, Urano e Vênus.
C) Internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Externo: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
D) Internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Externos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

9) Assinale a opção INCORRETA em reação ao conjunto de astros que formam o Sistema Solar:
A) Os Planetas não têm luz própria. Exemplo de planetas: Terra, Júpiter, Saturno e Marte.
B) Os Planetas giram em torno do Sol. Exemplo de planetas: Mercúrio, Vênus, Terra e Urano.
C) As Estrelas possuem luz própria e iluminam os planetas e satélites.
D) Os Satélites possuem luz própria e giram ao redor do Sol. Exemplo de satélite natural: Lua.

10) Assinale a opção CORRETA em reação ao conjunto de astros que formam o Sistema Solar:
A) Os Planetas têm luz própria.
B) Os Planetas giram em torno dos satélites.
C) As Estrelas possuem luz própria.
D) Os Satélites giram ao redor do Sol.

11) “Editoras de livros didáticos, preparem-se: Plutão não é mais o nono planeta do Sistema Solar. Cerca de 2.500 astrônomos convocados pela União Astronômica Internacional (IAU) foram a Praga, na República Tcheca, e decidiram, no voto, rebaixar o astro descoberto em 1930 pelo americano Clyde Tombaugh. Com a decisão, o Sol fica com uma família de oito planetas – Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Rebaixado à “segunda divisão”, Plutão agora será denominado um “planeta anão”, categoria recém-criada que também irá abraçar todos os objetos aproximadamente esféricos além da órbita netuniana.” (G1, 24/08/2006. Disponível em: g1.globo.com).

Entre os motivos que levaram o rebaixamento de Plutão a um planeta anão, podemos assinalar corretamente:
A) Possui tamanho reduzido.
B) A sua órbita não é totalmente autônoma.
C) O seu formato é indefinido.
D) Não realiza o movimento de rotação.

IV) Gabarito

1) Alternativa C;
2) Alternativa D;
3) Alternativa A;
4) Alternativa C;
5) Alternativa D;
6) Alternativa D;
7) Alternativa A;
8) Alternativa D;
9) Alternativa D;
10) Alternativa C; e
11) Alternativa B.

Os exercícios de fixação podem ser encontrados nos links a seguir:

Exercícios 1 ao 7
Acesso em 20.10.2021.

Exercícios 8 ao 11
Acesso em 20.10.2021.

6ª Etapa: Mapa mental

I) Analise os mapas mentais abaixo.

mapa mental sistema solar
Mapa mental sobre o sistema solar (crédito: reprodução/ Ciencializando Já)
mapa mental sistema solar
Mapa mental do sistema solar (crédito: reprodução)

II) Proposta de Atividade: Construa seu mapa mental.

A partir dos textos e dos vídeos disponibilizados neste roteiro de estudos, elabore um mapa mental sobre um dos sistemas planetários que estudamos, o Sistema Solar. A proposta é selecionar as principais informações apresentadas sobre o assunto.
Caso tenha dúvidas na elaboração de seu mapa mental, utilize o mapa mental disponibilizado acima como ponto de partida e siga as dicas abaixo:
• Escreva o conceito principal no centro de uma folha em branco. Em seguida, puxe setas com os conceitos adjacentes;
• Você pode ligar uns conceitos adjacentes a outro. Para isso, pode fazer setas ou esquemas utilizando canetas coloridas para diferenciar as informações;
• Você pode escrever um breve resumo abaixo dos conceitos. Algo simples, que te dê referências sobre o assunto; e
• Você também poderá utilizar desenhos, símbolos e quaisquer outros elementos que te ajudem na compreensão do tema estudado.

Acesse também o link abaixo. Nele consta um vídeo com o passo a passo para elaborar um mapa mental.

Como fazer um MAPA MENTAL – Passo a Passo. Seja Um Estudante Melhor. Canal Seja Uma Pessoa Melhor. YouTube
Acesso em: 20.10.2021.

7ª Etapa: Redação dissertativa

A redação dissertativa é um exercício argumentativo que contribuirá para o desenvolvimento de uma melhor compreensão do tema deste roteiro de estudos. Tem o intuito, ainda, de estimular as reflexões e conexões com temas transversais que também foram abordados e/ou que fazem parte do contexto social, político e econômico.

I) Leia as reportagens e assista ao vídeo abaixo:

Cientistas revelam 5 sistemas estelares que podem conter mundos habitáveis. Ciência e Tecnologia
Acesso em: 22.10.2021.

Planetas mais habitáveis do que a terra podem existir, sugere estudo. Galileu
Acesso em: 22.10.2021.

Sistema com 6 planetas é encontrado e surpreende os astronomos – TOI-178. YouTube
Acesso em: 22.10.2021.

II) Faça uma dissertação.
Sistematizando os conteúdos abordados neste roteiro, escreva uma redação dissertativa que explore o tema:
“Habitabilidade em exoplanetas: ficção científica ou futuro da humanidade?”

8ª Etapa: Exercícios de fixação – dissertativos sobre o Universo e o Sistema Solar

I) Revise e sistematize seus conhecimentos respondendo às questões abaixo.

1) Todos os astros do Sistema Solar estão em movimento. Por que esses corpos não se espalham pelo Universo?
2) Segundo os astrônomos, um corpo celeste é considerado planeta quando apresenta determinadas características. Cite quais.
3) O que é órbita? Cite um exemplo.
4) Além dos planetas e dos seus satélites, que outros corpos celestes fazem parte do Sistema Solar?
5) Da Terra, os asteroides só são vistos por telescópio. Em quais regiões do Sistema Solar se encontram os cinturões de asteroides?
6) A Lua é o satélite natural da Terra. Que outros planetas do nosso Sistema Solar possuem satélites?
7) O que mantém a Lua em órbita ao redor da Terra?

Gabarito:
1) Os astros não se espalham graças à ação da força gravitacional presente no Sistema Solar, que os mantém agregados.
2) O planeta não tem luz própria e gira ao redor de uma estrela.
3) Órbita é o caminho que um astro percorre ao redor de outro. Ao girar em torno do Sol, por exemplo, a Terra está fazendo a sua órbita.
4) O Sol, os asteroides, os cometas, os meteoros e os planetas anões.
5) Entre as órbitas dos planetas Marte e Júpiter e depois da órbita de Netuno.
6) Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
7) A força gravitacional da Terra.

Os exercícios podem ser encontrados no link a seguir:
Exercícios 1 ao 7
Acesso em 20.10.2021.

9ª Etapa: Exercício de fixação – múltipla escolha

1) Em relação ao Universo assinale a opção CORRETA:
a) O espaço que envolve o mundo em que vivemos e é ocupado por bilhões de astros, é o Espaço Geográfico.
b) Nem todos os astros do Universo se movimentam.
c) Durante o dia e durante a noite percebemos no Céu uma porção de pontinhos luminosos.
d) O imenso conjunto de astros e galáxias chamamos de Universo.

2) Em relação ao Universo assinale a opção INCORRETA:
a) O espaço que envolve o mundo em que vivemos e é ocupado por bilhões de astros, é o Espaço Geográfico.
b) O imenso conjunto de astros e galáxias chamamos de Universo.
c) O Espaço Cósmico equivale ao Universo.
d) O Espaço Sideral equivale ao Universo.

3) De acordo com a IAU, União Astronômica Internacional, os corpos celestes para serem considerados planetas precisam apresentar as seguintes características, EXCETO:
a) órbita definida ao redor do sol.
b) movimento de translação autônomo.
c) forma arredondada.
d) luz própria.
e) equilíbrio hidrostático.

4) A respeito das chamadas estrelas cadentes, marque a alternativa correta:
a) As estrelas cadentes são, na verdade, meteoritos que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes em razão do atrito com o ar.
b) As estrelas cadentes resultam de fragmentos de asteroides ou restos de cometas que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes por conta do atrito com o ar.
c) Em uma fase do processo de morte de uma estrela, fragmentos (estrelas cadentes) originam-se a partir das explosões estelares e viajam pelo espaço em uma altíssima velocidade.
d) As estrelas cadentes são, na verdade, meteoros que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes por conta das reações químicas entre os elementos do meteoro e os elementos do ar.

5) Cometas são corpos temporários que descrevem órbitas alongadas compostos de matéria específica, assinale a alternativa ERRADA
a) material volátil
b) material que evapora facilmente, como líquidos e gases
c) material em forma de gelo, grãos de rocha e metal
d) material exclusivamente gasoso

6) Assinale a alternativa que não se refere aos planetas
a) Os Planetas são corpos celestes sem luz e calor próprios
b) São sólidos, arredondados e com gravidade própria,
c) Giram em torno de uma estrela maior (órbita livre), que no caso do planeta Terra é o Sol.
d) são corpos temporários que descrevem órbitas alongadas

7) Nicolau Copérnico, um matemático e astrônomo polonês, propôs que a Terra não está no centro do sistema solar, e sim o Sol. Esse modelo, que é o mais aceito nos dias atuais, é chamado de modelo heliocêntrico. A esse respeito, é correto afirmar que
a) no geocentrismo, o Sol é o centro do sistema solar e do universo, diferentemente do terraplanismo, em que a Terra se encontra nessa posição.
b) o terraplanismo propõe que a Terra possui formado planificado, diferentemente do heliocentrismo, no qual a Terra tem formado ovoide.
c) no heliocentrismo, a Terra fica no centro do Sistema Solar e não o Sol, como no terraplanismo.
d) no geocentrismo, a Terra é o centro do Sistema Solar, enquanto no heliocentrismo essa posição é ocupada pelo Sol.

8) Modelos astrofísicos e observações astronômicas mostram que as estrelas são formadas no interior de nuvens moleculares densas. Para um melhor entendimento sobre como o equilíbrio de uma nuvem molecular é afetado, fazem-se muitos trabalhos científicos utilizando-se processos de turbulência associados a parâmetros físicos, como pressão, massa, temperatura etc. Internet: (com adaptações). Com relação à origem do planeta Terra e do sistema solar, assinale a opção correta.
a) As partículas da nuvem de poeira estelar original se atraíram principalmente por ação da gravidade.
b) A poeira componente da nuvem estelar original compactou-se em corpos, sem transferência de momento angular.
c) Durante a formação da Terra, o núcleo terrestre tinha condições de temperatura e pressão que poderiam propiciar reações de fusão nuclear.
d) Os planos das órbitas planetárias são aleatórios, sem qualquer vínculo causal com o Sol.
e) E Terra e Marte eram exoplanetas que foram capturados pelo Sol e entraram em sua órbita.

Gabarito:
1) Alternativa D;
2) Alternativa A;
3) Alternativa D;
4) Alternativa B;
5) Alternativa D;
6) Alternativa D;
7) Alternativa D; e
8) Alternativa A.

Os exercícios de fixação podem ser encontrados nos links a seguir:

Exercícios 1, 2, 3 e 4
Acesso em 20.10.2021.

Exercícios 5 e 6
Acesso em 20.10.2021.

Exercícios 7 e 8
Acesso em 22.10.2021.

Roteiro de Estudos elaborado pela professora doutora Thaylizze Goes Nunes Pereira.
Coordenação pedagógica: prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.