Conteúdos

Este roteiro de estudos visa, inicialmente, contextualizar, caracterizar e distinguir a primeira, a segunda e a terceira revoluções industriais. Após a revisão, o objetivo é compreender o que foi a Quarta Revolução Industrial, apresentando suas principais características e refletindo sobre as consequências geradas por ela. Possibilita, ainda, conhecer os impactos tecnológicos e os avanços produzidos, além de distinguir a indústria tradicional da indústria 4.0., compreendendo seus princípios e benefícios. Sugere, por fim, a síntese do roteiro de estudos com a construção de um mapa mental sobre a Quarta Revolução Industrial, e traz a proposta de um texto dissertativo-argumentativo com o tema “A Quarta Revolução Industrial: sua complexidade afeta nossas vidas?”, além dos exercícios de fixação (resolução de questões de múltipla escolha).

● Contextualizando: Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial.
● Quarta Revolução Industrial.
● Impactos: tecnologias e avanços produzidos pela Quarta Revolução Industrial.
● A Indústria 4.0.

Objetivos

● Contextualizar, caracterizar e distinguir a primeira, a segunda e a terceira revoluções industriais.
● Compreender o que foi a Quarta Revolução Industrial.
● Entender as principais características da Quarta Revolução Industrial.
● Refletir sobre as consequências dessa revolução industrial.
● Conhecer os impactos tecnológicos e os avanços produzidos pela Quarta Revolução Industrial.
● Entender o que é a Indústria 4.0 e distingui-la da indústria tradicional.
● Compreender os princípios e os benefícios da Indústria 4.0.
● Realizar a síntese do roteiro de atividade, por meio da construção de um mapa mental, bem como elaborar um texto dissertativo-argumentativo e realizar os exercícios de fixação propostos, no formato múltipla escolha.

Ensine também:

Estudar em casa: Terceira Revolução Industrial

Estudar em casa: os países mais desiguais do mundo

Palavras-chave:

Quarta Revolução Industrial. Modelos de produção. Indústria 4.0.

Proposta de estudo:

Este roteiro de estudos tem por objetivo auxiliar o estudante no processo de aprendizado, para além do ambiente escolar. Com o intuito de facilitar esse processo, as etapas subsequentes são compostas de vídeos, textos-base, questões norteadoras e atividades relacionadas à temática apresentada.
As etapas desenvolvidas neste roteiro de estudos, assim como, as questões norteadoras e as subquestões que advêm delas, foram elaboradas para contribuir com a melhor compreensão do tema em questão.

Deste modo, orientamos que seja feita a leitura integral deste roteiro de estudos, sempre buscando as respostas para cada uma das perguntas que foram elaboradas. Orientamos, também, que todas as dúvidas sejam anotadas e brevemente sanadas, por meio de pesquisas on-line. Para melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos no roteiro, sugerimos que, depois de cada etapa, seja elaborado um parágrafo resumindo seu entendimento, sempre com destaque para os principais conceitos estudados.

1ª Etapa: Contextualizando ꟷ Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial

I) Assista aos vídeos e leia os textos abaixo.

1° Revolução Industrial – Geobrasil. YouTube
Acesso em: 20.11.2021.

2° Revolução Industrial – Geobrasil. YouTube
Acesso em: 20.11.2021.

3° Revolução Industrial. Geobrasil. YouTube
Acesso em: 20.11.2021.

Revolução Industrial. Mundo Educação
Acesso em: 22.11.2021.

Revoluções industriais – Primeira, segunda e terceira revoluções. Educação UOL
Acesso em: 22.11.2021.

Resumo da revolução industrial [origem, fases e consequências]. BEDUKA
Acesso em: 22.11.2021.

Fases da Revolução Industrial. Toda Matéria
Acesso em: 25.11.2021.

II) De acordo com os fatos históricos apresentados, responda às questões abaixo.

a) Contextualize a Primeira Revolução Industrial e descreva suas principais características.
b) Contextualize a Segunda Revolução Industrial e descreva suas principais características.
c) Contextualize a Terceira Revolução Industrial e descreva suas principais características.
d) Cite as principais diferenças existentes entre a primeira, a segunda e a terceira revoluções industriais.
e) Quais eram os sistemas de produção predominantes na primeira, na segunda e na terceira revoluções industriais?
f) As revoluções industriais acima citadas tiveram a liderança de quais países?

III) Síntese da 1ª etapa.

Analise atentamente o quadro abaixo, e transcreva-o em seu caderno.

revoluções industriais
Revoluções industriais (crédito: reprodução)

2ª Etapa: Quarta Revolução Industrial

I) Leia os textos e assista aos vídeos abaixo.

4.0 Revoluções Industriais. Conselho Federal de Administração
Acesso em: 28.11.2021.

Caminho até a Indústria 4.0: os destaques das revoluções industriais. A voz da indústria.
Acesso em: 28.11.2021.

O que é a 4ª revolução industrial – e como ela deve afetar nossas vidas. BBC
Acesso em: 30/11/2021.

O que é a Indústria 4.0. Politize
Acesso em: 30/11/2021.

Qual é a diferença da Revolução Industrial 4.0 para as outras?Murrelektronik
Acesso em: 30/11/2021.

II) Responda às questões de acordo com as informações obtidas no roteiro de estudos.

a) Em que ano se iniciou a Quarta Revolução Industrial?
b) Por qual outro nome também ficou conhecida a Quarta Revolução Industrial?
c) Explique por que a Quarta Revolução Industrial é fruto das três revoluções anteriores.
d) Quais foram os principais fatores causadores da Quarta Revolução Industrial?
e) Quais são as principais características da Quarta Revolução Industrial?
f) Quais são as principais consequências da Quarta Revolução Industrial?
g) Descreva resumidamente o caminho percorrido pelas revoluções industriais para chegar até a Indústria 4.0.

III) Síntese

“Estamos no início de uma revolução que alterará profundamente a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, escopo e complexidade, a Quarta Revolução Industrial é algo que considero diferente de tudo aquilo que já foi experimentado pela humanidade.”
Klaus Schwab (livro: A Quarta Revolução Industrial)

Baseando-se nos vídeos assistidos e nos textos lidos até aqui, bem como na afirmação destacada acima, escreva uma síntese – em torno de 15 linhas – que contenha as informações mais importantes referentes à Quarta Revolução Industrial.

3ª Etapa: Impactos ꟷ tecnologias e avanços produzidos pela Quarta Revolução Industrial

I) Leia os textos abaixo, buscando responder às questões apresentadas no roteiro de leitura:

Quarta Revolução Industrial. Info Escola
Acesso em: 30/11/2021.

Indústria 4.0: o que é, impactos, benefícios e tecnologias. TOTVS
Acesso em: 30/11/2021.

O que é a Indústria 4.0 e quais são os impactos da nova era industrial. Rock Content
Acesso em: 30/11/2021.

O que é a Indústria 4.0. Politize
Acesso em: 30/11/2021.

a) A Quarta Revolução Industrial é marcada por quais tipos de avanços?
b) Cite algumas tecnologias produzidas nesse período.
c) Cite quais são as áreas de maior desenvolvimento da Quarta Revolução Industrial.
d) Relacione a globalização com a Quarta Revolução Industrial. Quais são os reflexos da globalização no mundo, em decorrência da Quarta Revolução Industrial?
e) A Quarta Revolução Industrial é responsável por mudanças e novidades que transformam e seguirão transformando as indústrias e as sociedades? Explique.
f) Quais foram as maiores inovações tecnológicas da Quarta Revolução Industrial?
g) Cite um exemplo da aplicação da Quarta Revolução Industrial em sua vida cotidiana.
h) Cite exemplos da interação entre o mundo real e o digital.

II) Sistematização e preenchimento de tabela.

De acordo com as leituras desenvolvidas até aqui, faça o preenchimento das tecnologias de acordo com cada descrição da tabela.

Tabela – Tecnologias indústria 4.0

TECNOLOGIA DESCRIÇÃO
Possuem interação entre si e são autossuficientes, adaptáveis e cooperativos.
Consiste na conexão entre sensores, objetos, dispositivos, e uma rede de computadores, gerando comunicação e interação entre eles.
Sistema de tecnologia de informação, que faz a integração de dados entre toda a cadeia de produção, proporcionando maior automação por meio da informatização de dados.
As simulações transmitem os dados em tempo real fazendo, desta forma, que os operadores otimizem e configurem os processos produtivos, propiciando maior agilidade, qualidade e redução de custos.
Processo que, a partir de impressoras 3D e de tecnologias de fabricação digital, é capaz de criar e moldar produtos com base em um modelo digital virtual.
Rede de compartilhamento e armazenamento de informações, que proporciona serviços mais orientados a dados para os sistemas produtivos.
Sistemas baseados em tecnologia de softwares e dispositivos, para agrupar o mundo real com o virtual.
Análise de grande volume de dados em tempo real, proporcionando otimização, aperfeiçoamento e redução do consumo de energia e de falhas na linha de produção.
Sistema de gerenciamento de segurança, que propicia comunicações mais sofisticadas, seguras e confiáveis.

III) Gabarito:

Robôs Autônomos;
Internet das Coisas (IOT);
Integração do sistema horizontal e vertical;
Simulação;
Manufatura aditiva;
Nuvem;
Realidade aumentada;
Big data e analytics; e
Cibersegurança.

4ª Etapa: A Indústria 4.0

I) Leia os textos abaixo e destaque as informações mais importantes

Brasil Rumo à Indústria 4.0. Blog do Nei
Acesso em: 30.11.2021.

Indústria 4.0: características e tendências do setor no Brasil para corporações. Distrito
Acesso em: 30.11.2021.

Qual a diferença entre taylorismo, fordismo e toyotismo? Diferença
Acesso em: 16.11.2021.

Modalidades de produção industrial. Brasil Escola
Acesso em: 16.11.2021.

II) Comparativo entre a Indústria tradicional e a Indústria 4.0.

Após analisar o quadro comparativo da Indústria tradicional versus Indústria 4.0, transcreva-o em seu caderno de estudo.

III) Princípios da mudança para a Indústria 4.0.

A mudança de paradigma realizada pela Quarta Revolução Industrial no setor 4.0 é baseada em alguns determinados princípios. Abaixo você encontrará um quadro descritivo sobre as mudanças de paradigma – princípios da Indústria 4.0. Realize a leitura e sistematize as informações do quadro em seu caderno de estudo.

IV) De acordo com as informações obtidas no roteiro de estudos, assinale V – Verdadeiro ou F – Falso, nas afirmações abaixo, que tratam dos benefícios da Indústria 4.0.

a) Maior produtividade.
b) Melhor gerenciamento de recursos.
c) Tomada de decisão mais eficiente, com base em informações reais.
d) Processos produtivos otimizados e integrados
e) Diminuição da flexibilidade, para obter uma produção em massa e personalizada em tempo real.
f) Comunicação direta entre clientes e organizações, o que significa que podemos entender melhor o que os clientes precisam.
g) Redução do tempo de fabricação, tanto no design de novos produtos quanto no merchandising deles.
h) Redução da porcentagem de defeitos, pois é possível testar os protótipos de maneira virtual e as linhas de montagem serão otimizadas.
i) Geração de emprego para mão de obra não especializada.

V) Gabarito.

a) V;
b) V;
c) V;
d) V;
e) F;
f) V;
g) V;
h) V; e
i) F.

5ª Etapa: Mapa mental

I) Observe o mapa mental abaixo, que retrata os principais acontecimentos e informações sobre a Quarta Revolução Industrial.

mapa mental quarta revolução industrial
mapa mental da quarta revolução industrial (crédito: reprodução/ FormulaGeo). Acesso em: 30/11/2021

II) Proposta de atividade: construa seu mapa mental.

A partir dos textos e dos vídeos disponibilizados neste roteiro de estudos, bem como das informações sistematizadas nos mapas mentais acima, elabore um mapa mental que contemple as informações e acontecimentos mais emblemáticos apreendidos ao longo deste roteiro de estudos, visando contemplar a Quarta Revolução Industrial e seus desdobramentos.

Caso tenha dúvidas na elaboração de seu mapa mental, utilize o mapa mental disponibilizado acima como ponto de partida, e siga também as dicas abaixo:
• Escreva o conceito principal no centro de uma folha em branco. Em seguida, puxe setas com os conceitos adjacentes;
• Você pode ligar um conceito adjacente a outro. Para isso, pode fazer setas ou esquemas utilizando canetas coloridas para diferenciar as informações;
• Você pode escrever um breve resumo abaixo dos conceitos. Algo simples, que te dê referências sobre o assunto; e
• Você também poderá utilizar desenhos, símbolos e quaisquer outros elementos que te ajudem na compreensão do tema estudado.

Acesse também o link abaixo. Nele consta um vídeo com o passo a passo para elaborar um mapa mental.

Como fazer um MAPA MENTAL – Passo a Passo. Seja Um Estudante Melhor. Canal Seja Uma Pessoa Melhor. YouTube
Acesso em: 16.11.2021.

6ª Etapa: Texto dissertativo-argumentativo

A redação dissertativa é um exercício argumentativo que contribuirá para o desenvolvimento de uma melhor compreensão do tema deste roteiro de estudos. Tem o intuito, ainda, de estimular as reflexões e conexões com temas transversais que também foram abordados e/ou que fazem parte do contexto histórico, social, político e econômico.

Texto I

indústria 4.0
A indústria 4.0 (crédito: reprodução/Universidade da mudança) Acesso em: 29/11/2021

Texto II

No final do século 17 foi a máquina a vapor. Desta vez, serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis por uma transformação radical. E os economistas têm um nome para isso: a quarta revolução industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Eles antecipam que a revolução mudará o mundo como o conhecemos. Soa muito radical? É que, se cumpridas as previsões, assim será. E já está acontecendo, dizem, em larga escala e a toda velocidade.

“Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”, diz Klaus Schwab, autor do livro A Quarta Revolução Industrial, publicado este ano.
Os “novos poderes” da transformação virão da engenharia genética e das neurotecnologias, duas áreas que parecem misteriosas e distantes para o cidadão comum.

No entanto, as repercussões impactarão em como somos e como nos relacionamos até nos lugares mais distantes do planeta: a revolução afetará o mercado de trabalho, o futuro do trabalho e a desigualdade de renda. Suas consequências impactarão a segurança geopolítica e o que é considerado ético.
Disponível em: BBC . Acesso em: 29/11/2021.

Texto III

As inovações tecnológicas transformam constantemente o mercado, e uma nova geração de profissionais buscam o bem-estar com o trabalho que executam. (…) Não só as empresas que estão se adaptando a cada inovação tecnológica, mas também as instituições de ensino estão se alinhando aos pensamentos dessa geração (…). O mercado de trabalho foi um dos setores que tiveram grandes mudanças com a revolução tecnológica. Com a Internet, a flexibilidade de se contratar profissionais freelancers foi bem recebida por empresas multinacionais. Até os processos seletivos das organizações atuam de forma diferente com este novo mercado. As profissões antigas, chamadas de tradicionais, estão rumo ao desaparecimento, enquanto outras, principalmente as que são direcionadas às áreas onde se alia experiência, diversão e tecnologia, têm altos índices de crescimento no mercado, com salários cada vez mais acima da média.
Disponível em: Terra. Acesso em: 29/11/2021.

I) Proposta de redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, bem como utilizando os dados trazidos neste roteiro de estudos, relacione e sistematize, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos históricos, redigindo um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema:

“A Quarta Revolução Industrial: sua complexidade afeta nossas vidas?”.

7ª Etapa: Exercícios de fixação – múltipla escolha

1) (CETREDE-2017). Uma revolução industrial é caracterizada por mudanças abruptas e radicais, motivadas pela incorporação de tecnologias, tendo desdobramentos nos âmbitos econômico, social e político. Segundo teóricos, o mundo passa por uma transição de época e estaria no início da 4ª revolução industrial ou da chamada Indústria 4.0. O desenvolvimento e a incorporação de inovações tecnológicas vão mudar radicalmente o mundo como o conhecemos e moldar a indústria dos próximos anos.
Observando os acontecimentos, analise as afirmativas a seguir sobre a revolução industrial.
I. A Indústria 4.0 não se define por cada uma das tecnologias isoladamente, mas pela convergência e sinergia entre elas.
II. Está ocorrendo uma conexão entre o mundo digital, o mundo físico, que são as “coisas”, e o mundo biológico, que somos nós.
III. As três revoluções industriais tiveram início nos países subdesenvolvidos.
IV. A primeira revolução aconteceu movida por tecnologias mecânicas como máquinas a vapor e as ferrovias.
V. A segunda revolução aconteceu na Inglaterra, tendo como principais inovações a eletricidade e seu emprego.
VI. A terceira revolução se iniciou na década de 1960, foi o advento da informática e da tecnologia da informação.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
A) I – II – III – IV.
B) II – IV – V – VI.
C) I – II – III – VI.
D) III – IV – V – VI.
E) I – II – IV – VI.

2) (Uel 2018) Com base nos conhecimentos relacionados aos recursos naturais e à questão industrial, considere as afirmativas a seguir.
I. A Primeira Revolução Industrial difundiu-se pela Europa e Estados Unidos com a implantação de teares a vapor para a produção têxtil, iniciando a utilização do petróleo como fonte de energia.
II. A Segunda Revolução Industrial utilizou o mineral renovável grafeno, explorado em larga escala na Itália, na produção de energia mecânica para o funcionamento da indústria de base.
III. A Terceira Revolução Industrial desenvolveu-se com profundas transformações no campo tecnológico com a utilização da sílica, um recurso mineral não renovável, na produção de cabos de fibra ótica.
IV. A Quarta Revolução Industrial tem como uma de suas marcas a obsolescência programada, que vem sendo combatida por órgãos e defensores do meio ambiente visando atenuar os impactos relacionados aos recursos naturais.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

3) (UniAtenas 2019/1) As 3 primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, elevando a renda dos trabalhadores e fazendo da competição tecnológica o cerne do desenvolvimento econômico. A quarta revolução industrial – Indústria 4.0, que terá um impacto mais profundo e exponencial, se caracteriza, por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico. (Fonte: http://www.industria40.gov.br/, acessado em 18/08/2018)
Analise os itens abaixo:
I. Em um país mais integrado à economia global, a competitividade da indústria dependerá da capacidade do produtor nacional em incorporar as novas tecnologias da Indústria 4.0, permitindo que ele possa competir em igualdade de condições em seu mercado interno e externo.
II. A indústria 4.0, pressupõe automação, digitalização de dados, conectividade e internet das coisas, tudo isso com o suporte da tecnologia da informação, além do avanço da digitalização e armazenamento de informações em nuvem.
III. Entre os pontos negativos deste novo modelo de indústria, prevê-se que, a quarta revolução aumentará a desigualdade na distribuição de renda e trará consigo todo tipo de dilemas de segurança geopolítica.
IV. Forte desenvolvimento tecnológico aplicado, principalmente, às indústrias elétrica, química, metalúrgica, farmacêutica e de transportes, e, sistema de linha de produção, são características marcantes da 4º Revolução Industrial.

Sobre a Indústria 4.0, é correto o que se afirma em:
a) I, II e III, apenas.
b) I, II, III e IV.
c) I, III e IV apenas.
d) II e IV, apenas.
e) II apenas.

4) Analise o texto abaixo e assinale a alternativa correta.
O mundo do trabalho tem sofrido muitas transformações ao longo do tempo. “O futuro da indústria já começou, e acontece dentro de um insuspeito prédio de tijolos aparentes, numa pequena cidade do sul da Alemanha. É na fábrica de componentes eletrônicos de Amberg, na Baviera, que a Siemens põe à prova o que alguns chamam de ‘quarta revolução industrial’ ou ‘indústria 4.0’.” (O Lugar onde as máquinas conversam. Gazeta do Povo, 4 out. 2014)

A) O fordismo é marcado pela produção em série e pela concentração da produção em um único espaço. Excluir alternativa
B) O fordismo é caracterizado pela flexibilidade, pela produção por demanda e redução dos postos de trabalho. Excluir alternativa
C) A Terceira Revolução Industrial, ocorrida a partir dos anos 1930, introduziu a informática e a robótica. Excluir alternativa
D) A linha de montagem rígida e o uso de esteiras rolantes no processo produtivo é a base do Toyotismo.

5) (VUNESP – 2018) A Scania inaugura na próxima terça-feira, dia 28.08, uma nova fábrica de solda de cabinas, voltada exclusivamente para produzir a nova geração de caminhões da companhia. A unidade, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, aplica o conceito de indústria 4.0, considerado a quarta revolução industrial. O investimento da Scania na nova fábrica foi de R$ 340 milhões nos últimos três anos. A fábrica tem capacidade técnica para produzir até 25 mil cabinas por ano, em 19 diferentes modelos. (https://economia.estadao.com.br. 26.08.2018. Adaptado)

Para a indústria em questão estar inserida na quarta revolução industrial, ela deve:
A) utilizar fontes de energia limpas e adaptadas às políticas conservacionistas.
B) adequar-se às novas formas de terceirização do trabalho e da pesquisa tecnológica.
C) adotar princípios de administração centralizada e independente da matriz.
D) diversificar a produção de componentes para ter pouca dependência de importações.
E) englobar tecnologias de automação e da informação, como inteligência artificial.

6) A Indústria 4.0 chega como um instrumento de automação inteligente que tende a revolucionar os processos produtivos. Dentre os pilares dessa Quarta Revolução Industrial, podemos destacar
A) a inteligência artificial, a internet das coisas e a computação em nuvem.
B) a análise de dados, a cibersegurança e as máquinas a vapor.
C) a robótica, os motores a combustão e a internet das coisas.
D) análise de dados, a inteligência artificial e a tração animal.

7) Um aspecto importante a ser observado na Indústria 4.0 está associado ao desenvolvimento sustentável. Em consonância aos anseios de uma sociedade que busca cada vez mais o equilíbrio entre produção e exploração de recursos naturais, a Indústria 4.0 tem um papel fundamental nesse processo. Por isso, visando promover a redução de impactos ambientais, a Quarta Revolução Industrial deve adotar medidas como
A) exploração de recursos em áreas de proteção ambiental.
B) incentivo à produção e ao consumo de alimentos transgênicos.
C) uso de fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis.
D) repensar, reduzir, reutilizar e reciclar todos os insumos de produção.

8) O Brasil pode aproveitar as tecnologias da Quarta Revolução Industrial para desenvolver e alavancar indústrias intensivas em conhecimento, que se beneficiariam da facilidade de “relocalização” geográfica e da abundância de recursos naturais. Nesse aspecto, o país poderia se beneficiar desses avanços a partir da:
A) Exploração dos ativos biológicos da Amazônia.
B) Desenvolvimento de processadores quânticos.
C)Criação de sistemas de inteligência artificial.

9) Qual frase melhor descreve a Quarta Revolução Industrial?
A) Crescimento exponencial da capacidade de computação e combinação de tecnologias físicas, digitais e biológicas.
B)Desenvolvimento de semicondutores, mainframes, computadores pessoais e internet.
C) Crescimento exponencial da produção a partir de novas lógicas e métodos produtivos.

10) A mão de obra cada vez mais qualificada é uma exigência da:
A) Primeira Revolução Industrial.
B) Segunda Revolução Industrial.
C) Terceira e Quarta Revoluções Industriais.

11) O desemprego estrutural pode ser definido como:
A) Aquele gerado por uma crise momentânea na economia e que pode ser recuperado futuramente.
B) Aquele gerado pela introdução de novas tecnologias, lógicas e processos produtivos.
C) Aquele gerado por alterações no modelo produtivo decorrentes de crises econômicas internas e externas.

Gabarito:
1) Alternativa E;
2) Alternativa C;
3) Alternativa A;
4) Alternativa A;
5) Alternativa E;
6) Alternativa A;
7) Alternativa D;
8) Alternativa A;
9) Alternativa A;
10) Alternativa C; e
11) Alternativa B.

Os exercícios de fixação podem ser encontrados nos links a seguir:

Exercício 1
Acesso em 30.11.2021.

Exercício 2
Acesso em 30.11.2021.

Exercício 3
Acesso em 30.11.2021.

Exercícios 4
Acesso em 30.11.2021.

Exercício 5
Acesso em 30.11.2021.

Exercícios 6 e 7
Acesso em 30.11.2021.

Exercícios 8 a 11
Acesso em 30.11.2021.

Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Doutora Thaylizze Goes Nunes Pereira.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.