Conteúdos

Este roteiro de estudos trata do contexto histórico-social que deu origem às cruzadas, bem como de suas principais fases e acontecimentos. Com o objetivo de conhecer o período, a motivação e a duração, além dos principais objetivos e distintos interesses envolvidos, este material possibilita também a compreensão da importância da cidade de Jerusalém para as três grandes religiões cristãs: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Sugere a síntese do roteiro de estudos com a construção de um mapa mental e com a proposta de uma redação com o tema “Terra Santa: passado e presente das disputas por Jerusalém”, além dos exercícios de fixação, que contam com resolução comentada.

  • Contexto histórico: antecedentes que culminaram nas cruzadas;
  • Período, duração, objetivos e distintos interesses existentes nas cruzadas;
  • As cruzadas;
  • O fim das cruzadas e suas consequências;
  • A importância da cidade de Jerusalém para as três grandes religiões cristãs: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo;
  • Mapa mental;
  • Redação;
  • Exercícios de fixação.

Objetivos

• Conhecer o contexto histórico das cruzadas;
• Compreender os antecedentes e as causas que deram origem às cruzadas;
• Conhecer o período, a duração, os principais objetivos e os distintos interesses envolvidos nas Cruzadas;
• Entender o desenvolvimento das cruzadas oficiais;
• Refletir sobre a importância da “cruzada popular” e da “cruzada das crianças”;
• Compreender como terminaram as cruzadas e quais foram suas consequências; e
• Refletir sobre a importância da cidade de Jerusalém para as três grandes religiões cristãs: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

Estude também:

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Palavras-chave:

Cruzadas. Cristãos. Muçulmanos. Igreja Católica. Terra Santa. Jerusalém.

Proposta de estudo:

Este roteiro de estudos tem por objetivo auxiliar o estudante no processo de aprendizado para além do ambiente escolar. Com o intuito de facilitar esse processo, as etapas subsequentes são compostas de vídeos, textos-base, questões norteadoras e atividades relacionadas à temática apresentada.
As etapas desenvolvidas neste roteiro de estudos, assim como as questões norteadoras e as subquestões que advêm delas, foram elaboradas para contribuir com a melhor compreensão do tema em questão.
Deste modo, orientamos que seja feita a leitura integral deste roteiro de estudos, sempre buscando as respostas para cada uma das perguntas. Sugerimos, ainda, que todas as dúvidas sejam anotadas e brevemente sanadas por meio de pesquisas on-line. Para melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos no roteiro, orientamos que depois de cada etapa seja elaborado um parágrafo resumindo seu entendimento, com destaque para os principais conceitos estudados.

1ª Etapa: Contexto histórico ꟷ antecedentes que culminaram nas cruzadas

I) Leia atentamente os textos e assista aos vídeos disponíveis nos links abaixo

Cruzadas: o que foram e como são vistas? Politize
Acesso em: 02.08.2021.

História das cruzadas. História do Mundo
Acesso em: 02.08.2021.

As cruzadas. InfoEscola
Acesso em: 02.08.2021.

Resumo de história: cruzadas (Débora Aladim). YouTube
Acesso em: 02.08.2021.

As cruzadas – resumo em desenho. YouTube – História ao quadrado
Acesso em: 02.08.2021.

II) Após a leitura, destaque as seguintes informações:

a) Quem tinha o controle da cidade de Jerusalém desde o ano 636?
b) No século XI, qual era a situação dos países cristãos da Europa, no que se refere à expansão dos reinos muçulmanos?
c) Nesse contexto, o que era reconhecido pela Igreja como Terra Santa?
d) Uma série de fatores ajudaram a convocação das Cruzadas. Elenque-os.
e) Explique como as Cruzadas poderiam contribuir para a unificação da Igreja, que foi separada em 1054 entre Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Apostólica Ortodoxa.
f) Quando ocorreu a convocação para as Cruzadas?
g) Quem fez a convocação para as Cruzadas?
h) O que foi o chamado Discurso de Clermont?
i) Quais foram as promessas para aqueles que se empenhassem na causa das Cruzadas?
j) Explique qual era o entendimento da Igreja ao conceito de “guerra justa”?
k) Quais foram os motivos que deram início as Cruzadas?

III) Exercício de síntese

Preencha as lacunas com as alternativas abaixo:
• cristãos;
• cristãos europeus;
• discurso de Clermont;
• Jerusalém;
• muçulmanos; e
• papa.

A) Nas Cruzadas, ___________________ da Europa lutaram contra os ___________________ pelo domínio de Jerusalém e de outros lugares sagrados.

B) As Cruzadas aconteceram entre 1095 e 1291. Elas iniciaram-se com o ___________________ incitando os cristãos a retomarem___________________.

C) A convocação do papa se materializou no ___________________ que teve forte impacto sobre os ___________________.

IV) Gabarito

A) cristãos; muçulmanos.
B) papa; Jerusalém.
C) discurso de Clermont; cristãos europeus.

2ª Etapa: Período, duração, objetivos e distintos interesses existentes nas Cruzadas

I) Faça a leitura dos textos abaixo

As cruzadas medievais. Sua Pesquisa.com
Acesso em: 07.08.2021.

Cruzadas. Significados
Acesso em: 02.08.2021.

As cruzadas. InfoEscola
Acesso em: 02.08.2021.

História das cruzadas. Prepara ENEM
Acesso em: 02.08.2021.

As cruzadas. Educa + Brasil
Acesso em: 02.08.2021.

II) Sistematize seus conhecimentos respondendo às questões abaixo

a) Qual o período e a duração das cruzadas?
b) O que foram as cruzadas?
c) Quais eram os principais objetivos das cruzadas?
d) Quem eram os cruzadistas?
e) As mulheres e crianças também peregrinaram pelos ideais cruzadistas?
f) A questão comercial também fez parte das cruzadas? Explique.

III) Complete o quadro com os verbos destacados abaixo

São considerados os principais objetivos das cruzadas:

Combater Conquistar Diminuir Expandir
Expulsar Impedir Reconquistar Reunificar

a) __________________ Jerusalém que estava em posse dos turcos.

b) __________________ o cristianismo em direção ao Oriente.

c) __________________ os muçulmanos da Península Ibérica.

d) __________________ a pressão demográfica em algumas regiões da Europa.

e) __________________ as heresias de movimentos cristãos não integrantes da Igreja Católica.

f) __________________ o catolicismo e aumentar o poder da Igreja.

g) __________________ o avanço do islamismo e proteger o Império Bizantino.

h) __________________ novos territórios e novas rotas comerciais.

IV) Gabarito

a) Reconquistar.
b) Expandir.
c) Expulsar.
d) Diminuir.
e) Combater.
f) Reunificar.
g) Impedir.
h) Conquistar.

3ª Etapa: As cruzadas

I) Leia os textos, buscando informações e fazendo destaques e anotações, de acordo com o roteiro de leitura abaixo:

a) Quando saiu o principal exército para as Cruzadas e em que data Jerusalém foi conquistada?
b) Quais são os acontecimentos mais importantes da primeira expedição (1096-1099)?
c) Quais são os acontecimentos mais importantes da segunda expedição (1147-1149)?
d) Quais são os acontecimentos mais importantes da terceira expedição (1189-1192)?
e) Quais são os acontecimentos mais importantes da quarta expedição (1202-1204)?
f) Quais são os acontecimentos mais importantes da quinta expedição (1217-1221)?
g) Quais são os acontecimentos mais importantes da sexta expedição (1228-1229)?
h) Quais são os acontecimentos mais importantes da sétima expedição (1248-1250)?
i) Quais são os acontecimentos mais importantes da oitava expedição (1270)?
j) Qual foi a única expedição que conseguiu obter sucesso e tomar Jerusalém?
k) Qual cruzada também ficou conhecida como “cruzada dos reis”? Quais reis participaram dessa cruzada?
l) Entre todos os fracassos ocorridos nas diversas Cruzadas, comente o mais emblemático.
m) Quais são os nomes das Cruzadas não oficiais e quais grupos foram mobilizados?
n) O que foi a Cruzada popular?
o) O que foi a Cruzada das crianças?

Primeira Cruzada e a conquista de Jerusalém. Prepara ENEM
Acesso em: 02.08.2021.

Dois séculos de guerra cristãs: entenda o que foram as Cruzadas. Galileu
Acesso em: 02.08.2021.

O que foram as cruzadas? Superinteressante
Acesso em: 02.08.2021.

Cruzadas. Só História
Acesso em: 02.08.2021.

Entenda as cruzadas: cristãos e muçulmanos disputam Jerusalém. Blog do ENEM
Acesso em: 02.08.2021.

Cruzadas: o que foram e como são vistas? Politize
Acesso em: 02.08.2021.

II) Observação e síntese do quadro

Como estudamos, foram realizadas oito Cruzadas oficiais entre os séculos 11 e 13, no decorrer de mais de 200 anos. O quadro abaixo contém o detalhamento das Cruzadas oficiais. Sistematize as principais informações em seu caderno.

4ª Etapa: O fim das cruzadas e suas consequências

I) Leia atentamente os textos abaixo, guiando-se pelas perguntas que seguem:

a) A grande conquista, ou seja, a tomada da cidade de Jerusalém, aconteceu em que data?
b) Quando tiveram fim as Cruzadas?
c) Ao longo dos anos, os cristãos foram perdendo todos os territórios que haviam conquistado durante suas expedições, deste modo, qual foi o saldo final das Cruzadas?
d) As Cruzadas contribuíram para aumentar as diferenças entre cristãos e muçulmanos?
e) Analisando apenas o aspecto comercial, quais foram os resultados das Cruzadas?
f) Quais foram os impactos das Cruzadas no aspecto cultural?
g) As Cruzadas atingiram o objetivo de reconquistar e manter o domínio de Jerusalém?
h) Quais foram as principais consequências das Cruzadas?

As cruzadas medievais. Sua Pesquisa.com.
Disponível em: https://www.suapesquisa.com/historia/cruzadas/.
Acesso em: 07.08.2021.

Cruzadas. Só História.
Disponível em: https://www.sohistoria.com.br/ef2/cruzadas/p2.php.
Acesso em: 02.08.2021.

História das cruzadas. História do Mundo
Acesso em: 02.08.2021.

Cruzadas. Significados
Acesso em: 02.08.2021.

5ª Etapa: A importância da cidade de Jerusalém para três grandes religiões ꟷ o judaísmo, o cristianismo e o islamismo

I) Leia os textos a seguir.

Cruzadas: o que foram e como são vistas? Politize
Acesso em: 02.08.2021.

Entenda as cruzadas: cristãos e muçulmanos disputam Jerusalém. Blog do ENEM
Acesso em: 02.08.2021.

A igreja e as cruzadas. Mundo Educação
Acesso em: 02.08.2021.

II) Leia atentamente o texto abaixo e distinga qual é a importância da cidade de Jerusalém para o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Faça as anotações pertinentes em seu caderno.

(crédito: reprodução/ Unifal). Acesso em: 07/08/2021

6ª Etapa: Mapa mental

I) Analise o mapa mental abaixo:

Mapa mental (crédito: reprodução/ Mindmeister). Acesso em: 09.08.2021.

II) Proposta de atividade: construa seu mapa mental

A partir dos textos e dos vídeos disponibilizados neste roteiro de estudos, elabore um mapa mental, selecionando os principais conceitos e informações apresentados sobre as cruzadas.

Caso tenha dúvidas na elaboração de seu mapa mental, utilize o exemplo disponibilizado acima como ponto de partida. Siga também as dicas abaixo:

  •  Escreva o conceito principal no centro de uma folha em branco e, em seguida, puxe setas com os conceitos adjacentes;
  • Você pode ligar um conceito adjacente a outro. Para isso, faça setas ou esquemas utilizando canetas coloridas, para diferenciar as informações;
  • Você pode escrever um breve resumo abaixo dos conceitos, algo simples e que te dê referencias sobre o assunto; e
  • Você também poderá utilizar desenhos (símbolos, bandeiras etc), selecionando elementos que te ajudem na compreensão do tema estudado.
    Acesse também o link abaixo, em que consta um vídeo com o passo a passo de como elaborar um mapa mental:

Como fazer um mapa mental – passo a passo. Seja Um Estudante Melhor. Canal Seja Uma Pessoa Melhor. YouTube
Acesso em: 09.08.2021.

7ª Etapa: Redação dissertativa

A redação dissertativa é um exercício argumentativo que contribuirá no desenvolvimento de uma melhor compreensão do tema deste roteiro de estudos. Tem o intuito, ainda, de estimular as reflexões e conexões com temas transversais que também foram abordados e/ou que fazem parte do contexto histórico, social e político. Conseguir articular um acontecimento histórico com os conflitos vivenciados pela sociedade atual será um diferencial em quaisquer processos avaliativos.

A partir das leituras feitas neste roteiro de estudos e dos dois links selecionados abaixo, podemos observar que vêm de muito longe os conflitos que envolvem a disputa pela “Terra Santa”, Jerusalém. Em 1947, após o final da 2ª Guerra Mundial, o Oriente Médio teve um redesenho dos seus territórios, tendo sido realizado um tratado sob os auspícios da Organização das Nações Unidas, estabelecendo um plano de partilha da Palestina e criando, em 1948, o Estado de Israel. Jerusalém foi estabelecida como a capital pelo povo judeu, mas também é considerada sagrada pelos muçulmanos e cristãos. Como se pode observar, esses conflitos são extremamente relevantes no cenário atual. Deste modo, escreva uma redação dissertativa que explore o tema “Terra Santa: passado e presente das disputam por Jerusalém”.

As cruzadas. História ao quadrado
Acesso em: 02.08.2021.

Entenda as cruzadas: cristãos e muçulmanos disputam Jerusalém. Blog do ENEM
Acesso em: 08.08.2021.

8ª Etapa: Exercícios de fixação

1) (Fuvest) Com relação às Cruzadas, é correto afirmar que:
a) representam, em última instância, a crise do sistema feudal;
b) a Primeira Cruzada foi convocada por Inocêncio III;
c) a Terceira Cruzada conquistou a cidade de Jerusalém;
d) a Quarta Cruzada foi conduzida por Ricardo Coração de Leão;
e) Dandolo, doge de Veneza, fez um acordo com o sultão Saladino durante a Sexta Cruzada.

2) (UFPE) Analise as afirmativas abaixo relacionadas com a existência das Cruzadas:

1) As cruzadas eram expedições organizadas pelos senhores feudais, com a finalidade de reativar a vida nos feudos.
2) As cruzadas, expedições marcadas por interesses religiosos e econômicos, contavam com a participação da Igreja Católica.
3) As cruzadas não trouxeram contribuições para a economia no Ocidente, pois criaram conflitos inexpressivos e exacerbaram o fanatismo religioso.
4) A participação da população pobre nas Cruzadas foi significativa e aponta para um dos momentos de crise do sistema feudal.
5) Os lucros dos nobres nas cruzadas contribuíram para revitalizar a economia feudal, com a adoção do trabalho assalariado.

Está(ão) correta(s):
a) 1, 2, 3, 4 e 5;
b) 2 e 4 apenas;
c) 5 apenas;
d) 2 e 3 apenas;
e) 1 apenas.

3) Do ponto de vista econômico, qual foi o grande legado das Cruzadas para a Europa?
a) fortalecimento das cidades do Norte da Europa, que não participaram das Cruzadas, com a criação da Liga Hanseática.
b) fortalecimento do feudalismo, agora enriquecido com as riquezas obtidas nos saques do Oriente.
c) desenvolvimento de um comércio entre Ocidente e Oriente, maior circulação de moedas, além de contribuir para o desenvolvimento das cidades ocidentais a partir do enfraquecimento do feudalismo.
d) instaurou uma forte crise econômica em razão dos altos gastos realizados pelos reinos ocidentais.
e) contribuiu para o enriquecimento apenas do Reino da Inglaterra, que conquistou e saqueou a cidade de Jerusalém em 1099.

4) As relações entre cristãos e muçulmanos após as cruzadas foram:
a) abaladas e contribuíram para o crescimento da intolerância religiosa entre as partes.
b) fortalecidas, pois as dissidências foram resolvidas a partir da Quarta Cruzada, em que houve o saque de Constantinopla.
c) mantiveram-se neutras a partir do desenvolvimento do comércio entre as partes.
d) fortaleceram-se a partir da promoção da perseguição aos judeus por cristãos e muçulmanos.

5) (PUC-RS) Responda à questão, com base nas afirmativas a seguir, sobre as Cruzadas na Baixa Idade Média:

(I) Vários setores da sociedade europeia tinham interesses nas Cruzadas: a Igreja, o Império Bizantino, os nobres sem terra e as cidades comerciais italianas.
(II) As Cruzadas fracassaram como empreendimento religioso militar, inclusive porque terminaram interrompendo o rico comércio europeu com o Oriente Médio.
(III) Uma nova classe social surgiu, ligada à atividade comercial, e o poder dos nobres começou gradualmente a declinar.
(IV) Foi a partir da renovação do poder da Igreja, com o movimento das Cruzadas, que se construíram as grandes catedrais românicas na Europa Ocidental.

Pela análise das alternativas, conclui-se que somente estão corretas:
a) I e II.
b) I e III.
c) I, II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

6) As cruzadas tiveram grande impacto no chamado “Mundo Mediterrânico”, isto é, nas regiões que dependiam diretamente do Mar Mediterrâneo para a sua subsistência. Que civilização controlava majoritariamente o Mar Mediterrâneo antes do movimento cruzadista?

a) a civilização bizantina.
b) a civilização assíria.
c) a civilização fenícia.
d) a civilização islâmica.
e) a civilização egípcia.

7) (Unesp) No período denominado de Baixa Idade Média, houve desenvolvimento do comércio e florescimento de cidades. O crescimento econômico da Europa Ocidental intensificou-se com a expansão ultramarina do século XV. Considera-se essencial para tal expansão:

a) a crise e o enfraquecimento comercial das cidades-Estado italianas, fornecedoras na Europa dos produtos orientais.
b) a centralização do poder político e a possibilidade de investimento de recursos monetários estatais em expedições marítimas.
c) a ocupação de Constantinopla pelos turco-otomanos e o fim dos contatos pacíficos entre Ocidente e Oriente.
d) a abundância de metais na Europa e o crescimento de circulação monetária em condições de financiar empreendimentos dispendiosos.
e) a ruptura da unidade cristã do Ocidente e a formação de religiões cristãs adaptadas à ética da acumulação capitalista.

8) Quais cidades italianas mais se beneficiaram comercialmente com as ações do movimento cruzadista na Baixa Idade Média?
a) Gênova e Antuérpia.
b) Amsterdã e Paris.
c) Turim e Milão.
d) Roma e Lyon.
e) Gênova e Veneza.

Gabarito:

1) Alternativa A. As cruzadas representaram a crise do sistema feudal pois, a partir do desenvolvimento do comércio, a rígida estrutura de servidão que caracterizava o feudalismo foi sendo modificada, de maneira que muitos camponeses abandonaram a servidão e mudaram-se para as cidades à procura de novas perspectivas e ofícios. Com isso, a estrutura do feudalismo enfraqueceu-se e começou a dar espaço para as características que levaram ao Mercantilismo.

2) Alternativa B. As cruzadas foram motivadas por interesses religiosos, no sentido de garantir o controle dos cristãos sobre o Santo Sepulcro e todas as regiões consideradas sagradas na Palestina. Além disso, era interesse da Igreja canalizar a crescente violência praticada por nobres europeus para um alvo comum a todos. Na questão econômica, as Cruzadas motivaram aqueles que viam a possibilidade de realizar saques para enriquecer e os nobres sem terras, que poderiam obter terras e riquezas para si próprio.

3) Alternativa C. As cruzadas possibilitaram a abertura do comércio no Mar Mediterrâneo, o que contribuiu para o desenvolvimento das cidades italianas. Além disso, possibilitou a chegada de mercadorias de luxo vindas do mercado oriental e fomentou senhores feudais a utilizarem seus excedentes agrícolas como moeda de troca. O desenvolvimento comercial ocorreu com o desenvolvimento urbano e incentivou a utilização da moeda, uma vez que o escambo (troca de mercadorias) já não supria as necessidades do comércio.

4) Alternativa A. As cruzadas contribuíram para abalar a relação entre cristãos e muçulmanos e resultou no aumento da intolerância religiosa entre as partes. Uma consequência disso foi a tomada de Constantinopla pelos turco-otomanos em 1453, que foi o resultado do contra-ataque do Islã ao cristianismo. Além disso, as Cruzadas aumentaram as diferenças existentes entre a Igreja Católica Romana, sediada em Roma, e a Igreja Ortodoxa, sediada em Constantinopla.

5) Alternativa B. O tópico II está incorreto porque as cruzadas não interromperam o fluxo comercial com o Oriente. Ao contrário, isso foi intensificado. Já o erro do tópico IV está no fato de que o modelo de catedrais construídas foi o gótico, e não o românico.

6) Alternativa D. A civilização árabe, que dominou, no século VIII, a região do norte da África, do Oriente Médio e parte do sul da Europa, usava o Mar Mediterrâneo como elo de junção entre todos esses territórios. Foi com as Cruzadas que a hegemonia islâmica sobre o Mediterrâneo deixou de existir.

7) Alternativa B. Foi da formação dos grandes centros comerciais durante a Baixa Idade Média que nasceram as primeiras organizações financeiras e estatais modernas. Os estados espanhol e português, por exemplo, foram pioneiros na expansão marítima, por estarem envolvidos nesse universo comercial do Mar Mediterrâneo.

8) Alternativa E. Gênova e Veneza, por serem cidades portuárias, beneficiaram-se grandemente com a abertura comercial do Mar Mediterrâneo, provocada pelas Cruzadas. A burguesia europeia começou a se formar na atmosfera das trocas econômicas que ocorriam nessa cidade.

Os exercícios de fixação podem ser encontrados nos links a seguir:

Exercícios 1 a 4
Acesso em 04.08.2021.

Exercícios 5 a 8
Acesso em 04.08.2021.

Roteiro de estudos elaborado pela professora Drª. Thaylizze Goes Nunes Pereira.
Coordenação pedagógica professora Drª. Aline Bitencourt Monge

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