Conteúdos

Este roteiro de estudos apresenta o contexto histórico da Espanha no início do século XX, os antecedentes da Guerra Civil Espanhola, sua duração e os países envolvidos no conflito. Com exercícios para sistematizar o conhecimento adquirido e a proposta de construção de um mapa mental, finaliza com a sugestão de uma redação.

• Contexto histórico: antecedentes da Guerra Civil Espanhola e as causas que culminaram no conflito.
• A Guerra Civil Espanhola: período, duração e países envolvidos.
• O desenvolvimento e a internacionalização da Guerra Civil Espanhola.
• O bombardeio da cidade de Guernica.
• O fim da Guerra Civil Espanhola e suas consequências.

Objetivos

• Conhecer o contexto histórico da Espanha no início do século XX;
• Compreender os antecedentes da Guerra Civil Espanhola e as causas que desencadearam neste conflito;
• Conhecer o período, a duração e os países envolvidos nessa guerra;
• Compreender o desenvolvimento da Guerra Civil Espanhola e o seu importante processo de internacionalização;
• Refletir sobre o emblemático episódio do bombardeio da cidade de Guernica; e
• Compreender como terminou e quais foram as consequências da Guerra Civil Espanhola

Palavras-chave:

Guerra Civil Espanhola. Espanha. Itália. Alemanha. Guernica. Falange Espanhola. Frentes populares esquerdistas. Monarquistas conservadores.

Proposta de estudo:

Este roteiro de estudos tem por objetivo auxiliar o estudante no processo de aprendizado para além do ambiente escolar. Com o intuito de facilitar esse processo, as etapas subsequentes são compostas de vídeos, textos-base, questões norteadoras e atividades relacionadas à temática apresentada.
As etapas desenvolvidas neste roteiro de estudos, assim como, as questões norteadoras e as subquestões que advêm delas, foram elaboradas para contribuir com a melhor compreensão do tema.
Deste modo, orientamos que seja feita a leitura integral deste material, sempre buscando as respostas para cada uma das perguntas que foram elaboradas. Orientamos também que todas as dúvidas sejam anotadas e brevemente sanadas, por meio de pesquisas on-line. Para melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos no roteiro, orientamos que, depois de cada etapa, seja elaborado um parágrafo resumindo seu entendimento, dando destaque aos principais conceitos estudados.

1ª Etapa: Contexto histórico - antecedentes da Guerra Civil Espanhola e as causas que culminaram no conflito.

I) Leia atentamente os textos disponíveis nos links abaixo

1936: Começa a Guerra Civil Espanhola. Deutsche Welle (DW)
Acesso em: 04.06.2021.

A Guerra Civil Espanhola. Escola Kids
Acesso em: 06.06.2021.

Guerra Civil Espanhola. Brasil Escola
Acesso em: 06.06.2021.

Guerra Civil Espanhola. Mundo Educação
Acesso em: 08.06.2021.

Guerra Civil Espanhola. História do Mundo
Acesso em: 08.06.2021.

Guerra Civil Espanhola. Info Escola
Acesso em: 09.06.2021.

Guerra civil espanhola – Ditadura de Francisco Franco durou 36 anos. UOL Educação
Acesso em: 09.06.2021.

II) Após a leitura, destaque as seguintes informações:

a) Contextualize a Espanha no início do século XX.
b) Quando iniciou a ditadura conservadora, liderada por Miguel Primo Rivera, na Espanha?
c) Quais grupos essa ditadura perseguiu e por que ocorreu essa perseguição?
d) Quando e por que o regime conservador de Rivera foi deposto?
e) O que resultou no início da Segunda República e no fim da monarquia espanhola, em 1931?
f) Quais eram as duas grandes vertentes ideológicas presentes na Espanha naquele momento? Quais eram as tensões existentes entre elas?
g) Quais eram os grandes grupos conservadores espanhóis? Pelo que os monarquistas conservadores lutavam?
h) Quais eram os grupos pertencentes às frentes populares esquerdistas? O que essas frentes populares defendiam?
i) Por que as forças da esquerda se mobilizaram em defesa da República?
j) Explique o golpe que levou ao início da Guerra Civil Espanhola.

III) Exercício de síntese.

Preencha as lacunas com as alternativas abaixo:
• Confederação Espanhola de Direitas Autônomas;
• Falange Espanhola;
• Frentes populares esquerdistas;
• Monarquistas conservadores; e
• República.

A) Os _________________________, que lutavam pela restauração da monarquia espanhola e pela imposição do conservadorismo.

B) Os grandes grupos conservadores espanhóis eram a _________________________ e a _________________________.

C) As _______________________________________, agrupavam inúmeros grupos de tendências socialistas, sindicalistas e anarquistas, e eram defensores da ______________ que estava em vigência.

IV) Gabarito.

A) Monarquistas conservadores;
B) Falange Espanhola; Confederação Espanhola de Direitas Autônomas
C) Frentes populares esquerdistas; República.

2ª Etapa: A Guerra Civil Espanhola - Período, Duração e Países envolvidos

I) Assista aos vídeos e faça a leitura dos textos abaixo

Guerra Civil Espanhola – Brasil Escola. YouTube
Acesso em: 09.06.2021.

Guerra Civil Espanhola – Nerdologia. YouTube.
Acesso em: 09.06.2021.

Guerra Civil Espanhola. Brasil Escola
Acesso em: 06.06.2021.

A Guerra Civil Espanhola. Escola Kids
Acesso em: 06.06.2021.

Diretrizes do Estado Novo (1937 – 1945) – Guerra civil espanhola. CPDOC – FGV
Acesso em: 07.06.2021.

Guerra Civil Espanhola. História do Mundo
Acesso em: 08.06.2021.

Guerra Civil Espanhola. Britannica Escola
Acesso em: 08.06.2021.

Sangue, heroísmo e terror: Guerra Civil Espanhola. UOL Educação
Acesso em: 09.06.2021.

II) Sistematize seus conhecimentos realizando os exercícios abaixo

a) Qual o período em que ocorreu a Guerra Civil Espanhola?
b) O que foi a Guerra Civil Espanhola?
c) Quais foram os países que se envolveram nessa Guerra?
d) Por que as potências totalitárias, da Alemanha Nazista, de Hitler, à União Soviética, de Stalin, estão relacionadas a essa guerra?
e) Por que a Guerra Civil Espanhola é considerada pelos historiadores um sinal da Segunda Guerra Mundial?
f) De que forma os governos de Itália e Alemanha influenciaram a Guerra Civil Espanhola?
g) Quem foi o General Franco e em qual frente de luta ele atuava?
h) Quem foi Manuel Azaña?

3ª Etapa: O desenvolvimento e a internacionalização da Guerra Civil Espanhola

I) Faça uma leitura atenta dos textos disponibilizados através dos links abaixo

Diretrizes do Estado Novo (1937 – 1945) – Guerra civil espanhola. CPDOC – FGV
Acesso em: 07.06.2021.

Guerra Civil Espanhola. História do Mundo
Acesso em: 08.06.2021.

Guerra Civil Espanhola. Info Escola
Acesso em: 09.06.2021.

Sangue, heroísmo e terror: Guerra Civil Espanhola. UOL Educação
Acesso em: 09.06.2021.

II) Sistematize o conhecimento aprendido realizando os exercícios abaixo

a) Apesar de haver uma polarização nítida no desenvolvimento do conflito, essa guerra não pode ser resumida simplesmente no embate entre direita e esquerda. Por quê?
b) Quais foram os dois eixos que surgiram no conflito?
c) Quem eram os insurgentes e quem eram os republicanos?
d) O que foi a chamada guerra irregular? Por quem ela foi praticada?
e) Explique por qual razão a crueldade também foi considerada um fator onipresente na Guerra Civil Espanhola.
f) Por que podemos falar em internacionalização da Guerra Civil Espanhola?
g) As forças militares do nazismo, bem como o comunismo internacional, principalmente o soviético tiveram participação direta nessa guerra. Quais frentes eles apoiaram?
h) A internacionalização da guerra tornou a Espanha uma espécie de “centro de testes” para novos armamentos. Quais consequências podemos citar como frutos desse processo?
i) A Inglaterra e a França, apesar de optarem por uma política de não-intervenção, apoiaram qual frente nessa guerra?

4ª Etapa: O bombardeio da cidade de Guernica

I) Leia os textos abaixo e assista o vídeo, guiando-se pelas perguntas que seguem:

a) Um dos episódios mais emblemáticos e brutais da Guerra Civil Espanhola ocorreu no dia 26 de abril de 1937. Qual foi esse episódio?
b) Por que a cidade de Guernica é tão representativa nessa guerra?
c) Explique o ataque a Guernica e relacione-o com a participação estrangeira no conflito. De quais países eram os aviões de guerra que bombardearam Guernica?
d) As potências nazifascistas aproveitaram-se do conflito para testar seu poder bélico. O mais famoso experimento feito pelos nazistas foi o bombardeio da cidade de Guernica. Qual era o principal motivo para essas potências testarem seu poder bélico?
e) Qual o nome do pintor que eternizou a cidade Guernica em sua obra?

Internacional: Guerra Civil Espanhola – Há 80 anos começava o sangrento conflito que antecipou a II Guerra Mundial. Guia do Estudante
Acesso em: 09.06.2021.

Guerra civil espanhola – Francisco Franco, falangistas e ditadura. UOL Educação
Acesso em: 08.06.2021.

Guernica de Pablo Picasso. Toda Matéria
Acesso em: 09.06.2021.

Porque Picasso pintou “Guernica”. YouTube.
Acesso em: 09.06.2021.

II) A obra Guernica

Guernica é um grande mural que mede 351 cm por 782,5 cm. Nele, Picasso utilizou a técnica óleo sobre tela. A obra retrata a destruição da cidade Espanhola que possui esse mesmo nome. Picasso retratou os horrores da guerra, por meio do bombardeiro realizado a cidade.

guernica pablo picasso
Guernica (1937): obra de Picasso retratou os horrores da Guerra Civil Espanhola (crédito: reprodução)

III) Análise da obra de arte

Para melhor analisarmos cada parte dessa importante obra de arte, selecionamos 5 áreas, que estão enumeradas de 1 a 5. Abaixo você encontrará a descrição das áreas e deverá relacioná-las com seus respectivos números.

guernica análise pablo picasso

1. ( ) Aparece bem ao centro da composição e representa uma pequena chama de esperança frente a todo o desespero da guerra.

2. ( ) Exibe uma enorme boca aberta, com os dentes à mostra e uma língua pontiaguda. Esse elemento traz a representação da dor em um nível ainda maior que a dor humana, é como um grito selvagem e visceral. Aqui, se reproduz a mesma agonia da mulher com o filho nos braços.

3. ( ) Está na parte superior da pintura. Exibe raios triangulares e o formato ocular.

4. ( ) A mãe que segura seu filho morto nos braços carrega toda a dor e sofrimento maternal, fazendo uma alusão à famosa cena bíblica de Maria com Jesus sem vida em seu colo. A feição disforme e rasgada da mulher, com a boca escancarada, traça um paralelo com o cavalo, que também mostra os dentes e urra de aflição.

5. ( ) As fotografias da guerra, que inspiraram Picasso na produção dessa obra, apresentam cenas de incêndios. O artista reproduziu essa realidade por meio das labaredas que saem pelas janelas nessa área da pintura. O homem mostrado aqui tem os braços levantados em sinal de desespero.

IV) Gabarito
1. A vela;
2. O cavalo;
3. O lustre;
4. Pietà;
5. Pessoa em chamas.

Atividade reelaborada por meio do material disponível em: Guernica de Pablo Picasso. Toda Matéria.  Acesso em: 09.06.2021.

5ª Etapa: O fim da Guerra Civil Espanhola e suas consequências

I) Leia os textos, buscando informações e fazendo destaques e anotações, de acordo com o roteiro de leitura abaixo:

a) Quando foi finalizada a Guerra?
b) Quem venceu a Guerra?
c) Quais foram os resultados da Guerra Civil Espanhola?
d) O que foi o regime franquista?
e) Os nomes “A Cruzada”, “Quarta Guerra Carlista” e “A Rebelião”, também foram utilizados para nomear a Guerra Civil Espanhola por quais grupos?
f) Qual guerra iniciou-se logo após o término da Guerra Civil Espanhola?
g) Por que se defende que essa guerra serviu de preparativo para os vindouros conflitos?

A guerra civil espanhola. Sciello
Acesso em: 09.06.2020.

Guerra Civil Espanhola. Mundo Educação.
Acesso em: 08.06.2021.

Guerra Civil Espanhola. Toda Matéria
Acesso em: 09.06.2021.

6ª Etapa: Mapa mental

I) Analise o mapa mental abaixo:

Mapa mental da Guerra Civil Espanhola
Mapa mental da Guerra Civil Espanhola (crédito: reprodução)

II) Proposta de atividade: Construa seu mapa mental.

A partir dos textos e dos vídeos disponibilizados neste roteiro de estudos, elabore um mapa mental, selecionando os principais conceitos e informações apresentados sobre a Guerra Civil Espanhola.
Caso tenha dúvidas na elaboração de seu mapa mental, utilize o mapa mental disponibilizado acima como ponto de partida, e siga também as dicas abaixo:

  • Escreva o conceito principal no centro de uma folha em branco e, em seguida, puxe setas com os conceitos adjacentes;
  • Você pode ligar um conceito adjacente a outro. Para isso, pode fazer setas ou esquemas utilizando canetas coloridas, para diferenciar as informações;
  • Você pode escrever um breve resumo embaixo dos conceitos, algo simples que te de referências sobre o assunto;
  • Você também poderá utilizar desenhos (símbolos, bandeiras etc), ou seja, elementos que te ajudem na compreensão do tema estudado.

Acesse também o link abaixo, em que consta um vídeo com o passo a passo de como elaborar um mapa mental.

Como fazer um MAPA MENTAL – Passo a Passo. Seja Um Estudante Melhor. Canal Seja Uma Pessoa Melhor. YouTube. Acesso em: 14.06.2021.

Leia também: Mapa mental ajuda aluno a fazer conexões e resumir conteúdo

7ª Etapa: Redação dissertativa

A redação dissertativa é um exercício argumentativo que contribuirá no desenvolvimento de uma melhor compreensão do tema deste roteiro de estudos. Tem o intuito também de estimular as reflexões e conexões com temas transversais, que também foram abordados e/ou que fazem parte do contexto histórico, social e político. Conseguir articular um acontecimento histórico, trazendo-o para os conflitos vivenciados pela sociedade atual, será um diferencial em quaisquer processos avaliativos a que vocês forem submetidos.

A partir das leituras feitas nesse roteiro de estudos e dos dois links selecionados abaixo, escreva uma redação dissertativa que explore o tema “Guerra Civil Espanhola: um ensaio para a Segunda Guerra Mundial?”

1936 – 1939 A Guerra Civil Espanhola. Google Art & Culture
Acesso em: 14.06.2021.

Centenas de fotos inéditas da Guerra Civil Espanhola vêm à luz em Barcelona. El País
Acesso em: 14.06.2021.

Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Doutora Thaylizze Goes Nunes Pereira

Talvez Você Também Goste

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.