Conteúdos

Este roteiro de estudos trata do contexto histórico-social que deu origem à Guerra dos Cem Anos, suas principais fases e acontecimentos. Objetivando conhecer o período, a motivação do conflito, sua duração e os países envolvidos no combate, sugere exercícios de síntese e fixação, concluindo com a proposta de uma redação.

• Contexto histórico-social da Guerra dos Cem Anos;
• A guerra: período, duração e países envolvidos;
• Causas: quais foram os motivos da Guerra dos Cem Anos?
• As fases da Guerra do Cem Anos;
• Momentos decisivos: principais batalhas da Guerra dos Cem Anos;
• O fim da guerra;
• Consequências da Guerra dos Cem Anos.

Objetivos

• Compreender o contexto histórico-social que deu origem à Guerra dos Cem Anos;
• Conhecer o período, a duração e os países envolvidos nessa guerra;
• Entender quais foram os motivos que culminaram na Guerra dos Cem Anos;
• Diferenciar as principais fases da Guerra dos Cem Anos e seus respectivos períodos e acontecimentos;
• Conhecer quais foram os momentos decisivos e as principais batalhas ocorridas na Guerra dos Cem Anos;
• Entender como terminou e quem ganhou a Guerra dos Cem Anos;
• Compreender quais foram as consequências da Guerra dos Cem Anos;

Palavras-chave:

A Guerra dos Cem Anos. Inglaterra. França. Rei Carlos IV. Joana D’Arc. Principais batalhas. Guerra Eduardiana. Guerra Carolina. Guerra de Lancaster. Tratado de Brétigny.

Proposta de estudo:

Este roteiro de estudos tem por objetivo auxiliar o estudante no processo de aprendizado para além do ambiente escolar. Com o intuito de facilitar esse processo, as etapas subsequentes são compostas de vídeos, textos-base, questões norteadoras e atividades relacionadas à temática apresentada.
As etapas desenvolvidas neste roteiro de estudos, assim como as questões norteadoras e as subquestões que advêm delas, foram elaboradas para contribuir com a melhor compreensão do tema em questão.
Deste modo, orientamos que seja feita a leitura integral deste material, sempre buscando as respostas para cada uma das perguntas que foram elaboradas. Orientamos também que todas as dúvidas sejam anotadas e brevemente sanadas, por meio de pesquisas on-line. Para melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos no roteiro, orientamos que, depois de cada etapa, seja elaborado um parágrafo resumindo seu entendimento, dando destaque aos principais conceitos estudados.

1ª Etapa: Contexto histórico-social da Guerra dos Cem Anos

I) Leia atentamente os textos disponíveis nos links abaixo.

A Guerra dos Cem Anos: o que foi, causas e consequências. Estudo Prático
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos – origens e início do conflito – De Felipe Augusto ao ataque à região da Flandres. UOL Educação
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos. InfoEscola
Acesso em: 19.05.2021.

A Guerra dos Cem Anos – História da Guerra dos Cem Anos. História do Mundo
Acesso em: 19.05.2021.

II) Após a leitura, destaque as seguintes informações:

a) Qual o contexto social da época?
b) Explique por que uma disputa de territórios de rotas comerciais era tão importante.
c) Entre os séculos X e XV, a Europa passou por muitas transformações, dentre elas uma que chamamos de Renascimento Comercial e Urbano. Cite algumas transformações vivenciadas no período.
d) Por que na Alta Idade Média, as fronteiras tinham sido fechadas?
e) Qual a importância do processo de reabertura dos portos e das fronteiras ocorrido na Europa em função das Cruzadas?
f) Qual foi a principal rota aberta pelos guerreiros das Cruzadas?
g) Um dos principais portos de acesso ao Mar Mediterrâneo foi justamente uma cidade em disputa na Guerra dos Cem Anos. De qual região estamos falando?
h) Qual a importância da Rota de Champagne?
i) Relate de que forma a dinâmica social mudou quando o sistema feudal começou a perder forças.

III) Transcreva o texto destacado abaixo, destacando os acontecimentos mais importantes.

“A Guerra dos Cem Anos (1337-1453) foi uma longa série de conflitos entre a Casa de Plantageneta – reinante na Inglaterra – e a Casa de Valois – soberana de França – a respeito da sucessão do trono deste último reino. Tudo começou em 1328, quando faleceu o rei Carlos IV de França. Apesar de ter se casado três vezes, ele não tivera nenhum filho homem que sobreviveu; isso significava, de acordo com as leis e costumes do reino francês, que o trono deveria passar para o parente mais próximo do sexo masculino. Na época, ele era o rei de Inglaterra, Eduardo III, filho da princesa francesa Isabella, irmã de Carlos IV; contudo, se considerado apenas o parentesco por via masculina, o parente homem mais próximo do falecido monarca era seu primo Felipe, conde de Valois, que acabou por angariar maior apoio e ser coroado como o próximo rei. De início, Eduardo III aceitou a ascensão de Felipe VI, mas em breve a disputa dos reis pelos territórios de Gasconha, Guiana e Ponthieu – oficialmente herdados por Eduardo III pela linha paterna Plantageneta – causou o início dos conflitos em 1337”.

Pissurno, Fernanda Paixão. Guerra dos Cem Anos. InfoEscola. Acesso em: 19.05.2021.

IV) Síntese: desenhe a árvore genealógica simplificada da dinastia real francesa antes da Guerra dos Cem Anos.

árvore genealógica - guerra dos cem anos
Guerra dos Cem Anos. InfoEscola. (crédito: reprodução/ Fernanda Paixão Pissurno)

2ª Etapa: A Guerra - período, duração e países envolvidos.

I) Assista aos vídeos e leia os textos abaixo

Guerra dos Cem Anos – História das Guerras #1 – ProEnem. YouTube
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Brasil Escola. YouTube
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos, a mais longa guerra da história. Incrível História
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos. Brasil Escola
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos. Mundo Educação
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos. InfoEscola
Acesso em: 19.05.2021.

II) Exercício de síntese

Buscando as informações de acordo com as leituras realizadas, cheque seus conhecimentos realizando o Quiz abaixo.

VERDADEIRO FALSO
A) A Guerra dos Cem Anos é considerada um dos maiores conflitos ocorridos na Idade Média.
B) A Guerra dos Cem Anos foi um longo conflito entre ingleses e franceses.
C) A Guerra dos Cem Anos tem esse nome porque durou exatamente 100 anos.
D) A razão do conflito que gerou a Guerra dos Cem Anos foi uma disputa de sucessão entre os dois reinos.
E) A Guerra dos Cem Anos teve início em 1337 e só terminou em 1453, ou seja, permaneceu ativa por 116 anos.
F) Dentre os diversos processos de centralização do poder pelos reis na Europa ocidental, destaca-se o da França. O que consolidou isso foi a vitória francesa na Guerra dos Cem anos.
G) As tropas francesas e inglesas se colocaram em combate devido a disputas de ordem religiosa.
H) Apesar de ter sido um longo conflito longo, não trouxe desgastes para os envolvidos.
I) A Guerra dos Cem Anos é de vital importância para a compreensão do processo de formação das monarquias francesa e britânica.

III) Gabarito
A) Verdadeiro;
B) Verdadeiro;
C) Falso;
D) Verdadeiro;
E) Verdadeiro;
F) Verdadeiro;
G) Falso;
H) Falso; e
I) Verdadeiro.

3ª Etapa: Causas - quais foram os motivos da Guerra dos Cem Anos?

I) Faça uma leitura atenta dos textos disponibilizados através dos links abaixo.

Guerra dos Cem Anos. Rachacuca
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos: O Que Foi? Causas e Consequências. Gestão Educacional
Acesso em: 19.05.2021.

A Guerra dos Cem Anos: o que foi, causas e consequências. Estudo Prático
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos – origens e início do conflito – De Felipe Augusto ao ataque à região da Flandres. UOL Educação
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos. Toda Matéria
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos. Prepara ENEM
Acesso em: 19.05.2021.

II) Sistematize o conhecimento apreendido realizando os exercícios abaixo

a) Quem foi Carlos IV?
b) Quais reinos estão em disputa?
c) Diferencie a questão dinástica da Lei Sálica.
d) Com a morte de Carlos IV, surgiram dois candidatos ao trono, Eduardo III, e E Felipe de Valois. Qual parentesco e quem deveria herdar o trono de acordo com os precedentes jurídicos, e de acordo com a Lei Sálica?
e) Quem foi empossado pelos franceses em 1328?
f) A guerra de Saintonge e a guerra de Saint-Sardos foram precursoras da Guerra dos Cem Anos. De que forma elas contribuíram para a fúria dos ingleses?
g) Sabendo que regiões estratégicas para as rotas comerciais estavam sendo disputadas, quais foram as principais motivações para a Guerra dos Cem Anos?
h) Qual período pandêmico a Guerra dos Cem Anos atravessou, que devastou a Europa, deixando cidades inteiras em sofrimento?
i) Explique por que a Guerra dos Cem Anos, pode ser considerada um dos acontecimentos mais importantes da passagem da Idade Média para a Idade Moderna?
j) Explique brevemente as duas razões principais para a deflagração da Guerra dos Cem anos foram: a disputa por território e a sucessão do trono francês.

4ª Etapa: As fases da Guerra do Cem Anos

I) Faça a leitura dos textos e assista ao vídeo abaixo

Guerra dos Cem Anos. Rachacuca
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos, a mais longa guerra da história. Incrível História
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos: O Que Foi? Causas e Consequências. Gestão Educacional
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos – derrota inglesa – Do Tratado de Brétigny a Joana D’Arc. UOL Educação.
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos. Toda Matéria
Acesso em: 19.05.2021.

Joana D’Arc – Grandes Mulheres da História – Brasil Escola. YouTube
Acesso em: 19.05.2021.

II) Síntese dos acontecimentos históricos

Complete as lacunas, de acordo com as datas dos acontecimentos históricos.

1340 1345 1346 1347 1356 1358 1431 1453

A) Com a crise do feudalismo em _________, durante a Baixa Idade Média, ocorreu na França uma revolução camponesa conhecida por Jacquerie.

B) Eduardo III desembarca tropas para auxiliar seu candidato, João de Montfort, e segue-se a luta sem um vencedor claro até o ano de _________.

C) Os ingleses, planejando matar Joana d’Arc, prenderam a heroína francesa. Julgada por um tribunal da Igreja, foi acusada de heresia e bruxaria, acabou condenada e queimada viva em Rouen, no ano de _________.

D) No ano de _________ foi assinada a paz. A França passou a ser governada por Carlos VII com poderes quase absolutos, acabando com as pretensões inglesas de possuir domínios na França.

E) Os franceses conseguiram retomar Calais, mas os ingleses a cercaram em _________. Quando a cidade está prestes a se render, o rei Felipe manda outro exército, que é novamente massacrado pelos ingleses.

F) Em _________ ocorreu o primeiro ato de guerra. Foi a preparação, por parte dos ingleses, de uma grande frota naval, que invadiria a França pela península de Cotentin.

G) Em _________ Eduardo III monta uma nova invasão, dessa vez para tomar o porto de Calais. Os franceses são pegos de surpresa e por isso, oferecem pouca resistência.

H) Entre os anos 1348 e _________ o conflito foi praticamente suspenso, em virtude da mortandade provocada pela Peste Negra.

III) Gabarito
A) 1358;
B) 1345;
C) 1431;
D) 1453;
E) 1347;
F) 1340;
G) 1346; e
H) 1356.

IV) Exercício de síntese

Em virtude do longo período, a Guerra dos Cem Anos é tradicionalmente dividida em três fases. Há, ainda, um quarto período, que se referente à trégua que Inglaterra e França selaram devido a graves problemas internos dos países, sendo elas: Guerra Eduardiana (1337–1360); Guerra Carolina (1369–1389); Trégua forçada (1389–1415); e, Guerra de Lancaster (1415–1453). Nomeie as descrições abaixo com suas respectivas fases.

A)

Período em que a França conseguiu recuperar territórios perdidos para os ingleses. Grande parte do mérito das reconquistas recai sobre duas pessoas: o rei Carlos V da França e, principalmente, o seu competente comandante militar, Bertrand du Guesclin, também conhecido como “A Águia da Bretanha” e “O Cão Negro de Brocéliande”.

B)

Período marcado por uma avalanche de vitórias arrebatadoras da França, em que os franceses paulatinamente venciam os ingleses e se mostravam novamente a mais poderosa nação da Europa. Durante esse período, destacou-se a jovem comandante Joana d’Arc, a partir do Cerco de Orléans, em 1429.

C)

Período de estagnação na guerra, devido a fortes problemas internos tanto na Inglaterra quando na França. Na Inglaterra, Eduardo III havia morrido e seu sucessor, Ricardo II, mostrava-se incapaz, logo sendo sucedido por Henrique IV. A França, por sua vez, encontrava-se literalmente nas mãos de um rei louco, Carlos VI.

D)

Período marcado por grandes vitórias inglesas sobre os franceses, indicando que a França estaria perdida. O período é marcado pela chegada da Peste Negra e encerrado com o tratado de paz de Brétigny, em 1360. Esse período abarcou as famosíssimas e arrasadoras vitórias inglesas de Crécy (1346) e Poitiers (1356).

III) Gabarito
A) Guerra Carolina (1369–1389);
B) Guerra de Lancaster (1415–1453);
C) Trégua forçada (1389–1415); e
D) Guerra Eduardiana (1337–1360).

5ª Etapa: Momentos decisivos - principais batalhas da Guerra dos Cem Anos

I) Principais batalhas da Guerra dos Cem Anos

A Guerra dos Cem Anos, por ser um evento histórico longo e de grande magnitude, teve diversas batalhas, sendo as mais conhecidas e importantes as destacadas abaixo:
A Batalha de Crécy (1346);
A Batalha de Calais (1347);
A Batalha de Poitiers (1356);
A Batalha de Cocherel (1364);
A Batalha de Azincourt (1415);
O Cerco a Orléans (1429);
A Batalha de Jargeau (1429);
O Cerco de Paris (1429);
A Batalha de Meung-sur-Loire (1429);
A Batalha de Patay (1429);
A Batalha de Formigny (1450); e
A Batalha de Castillon (1453).

II) Leia os textos disponíveis nos links abaixo, localizando as informações de acordo com os pontos apresentados acima:

Guerra dos Cem Anos: O Que Foi? Causas e Consequências. Gestão Educacional
Acesso em: 19.05.2021.

O que foi a Guerra dos Cem Anos? Super Interessante
Acesso em: 19.05.2021.

6ª Etapa: O fim da guerra

I) Leia os textos abaixo, guiando-se pelas perguntas que seguem:

Guerra dos Cem Anos, a mais longa guerra da história. Incrível História
Acesso em: 19.05.2021.

A Guerra dos Cem Anos: o que foi, causas e consequências. Estudo Prático
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos. Monografias Brasil Escola
Acesso em: 19.05.2021.

a) Qual foi a batalha considerada marco do fim da Guerra dos Cem Anos? Quando ela ocorreu, e quem a venceu?
b) Em que data as últimas tropas da Inglaterra se renderam incondicionalmente às francesas, terminando a guerra?
c) Por que os franceses são considerados vitoriosos da Guerra dos Cem Anos?
d) Quem foi Joana D’Arc?
e) Por que o nome de Joana D’arc é lembrado como a responsável pela mudança de rumo da França na guerra? Qual foi o seu feito nesse processo?
f) Por que, mesmo Joana D’arc sendo a figura mais importante da França durante a Guerra dos Cem anos, ela não escapou da Santa Inquisição?

7ª Etapa: Consequências da Guerra dos Cem Anos

I) Leia os textos, buscando informações e fazendo destaques e anotações, de acordo com o roteiro de leitura abaixo:

Guerra dos Cem Anos. Rachacuca
Acesso em: 19.05.2021.

Guerra dos Cem Anos: O Que Foi? Causas e Consequências. Gestão Educacional
Acesso em: 19.05.2021.

A Guerra dos Cem Anos: o que foi, causas e consequências. Estudo Prático
Acesso em: 19.05.2021.

a) Quais foram as principais consequências da Guerra dos Cem Anos?
b) Quais foram os saltos tecnológicos de contribuição da Guerra dos Cem Anos?
c) O declínio do sistema feudal e o fortalecimento da burguesia e do poder real também podem ser considerados consequências marcantes e representativas?
d) A guerra consolidou a ideia de nação, especialmente devido à unificação de todo o território francês?
e) A devastação dos territórios e o declínio da quantidade de pessoas podem ser considerados consequências dessa guerra?
f) Quais as principais consequências que França e Inglaterra tiveram em virtude de protagonizarem uma guerra tão longa?

8ª Etapa: Redação dissertativa

A redação dissertativa é um exercício argumentativo que contribuirá no desenvolvimento de uma melhor compreensão do tema desse roteiro de estudos. Tem o intuito, ainda, de estimular as reflexões e conexões com temas transversais, que também foram abordados e/ou que fazem parte do contexto histórico, social e político. Conseguir articular um acontecimento histórico, trazendo-o para os conflitos vivenciados pela sociedade atual, será um diferencial em quaisquer processos avaliativos a que vocês forem submetidos.

A partir das leituras feitas nesse roteiro, escreva uma redação dissertativa que explore o tema “A Guerra dos Cem Anos: passado e presente”.

9ª Etapa: Exercício de fixação

Questões sobre a Guerra dos Cem Anos, conflito ocorrido entre a França e a Inglaterra entre os séculos XIV e XV.

1) Entre quais séculos ocorreu a Guerra dos Cem Anos?
a) IX e X (9 e 10).
b) XII e XIII (12 e 13).
c) XIV e XV (14 e 15).
d)XVI e XVII (16 e 17).

2) Que países essa guerra envolveu?
a) Inglaterra e Espanha.
b) França e Inglaterra.
c) Portugal e Espanha.
d) Espanha e França.

3) Qual desses títulos pertence a essa guerra?
a) Ela foi a guerra mais sangrenta da Europa.
b) Ela foi a primeira grande guerra do mundo.
c) Ela foi uma guerra sem mortes.
d) Ela foi a primeira grande guerra europeia.

4) Quem apoiou a França?
a) Escócia, Irlanda, Navarra e Alsácia-Lorena.
b) Escócia, Boêmia, Castela e Papado de Avignon.
c) Escócia, Bôemia, Alemanha e Papado de Avignon.
d) Escócia, Navarra, Alemanha, Alsácia-Lorena e Papado de Avignon.

5) Quem apoiou a Inglaterra?
a) Flandres, Alsácia-Lorena e Escócia.
b) Portugal, Alemanha e Itália.
c) Aragão, Flandres e Alsácia-Lorena.
d) Flandres, Alemanha e Portugal.

6) Quantos intervenientes* tiveram a Inglaterra e a França?
*Interveniente = que intervém.
a) 7 Inglaterra e 4 França.
b) 3 Inglaterra e 7 França.
c) 3 Inglaterra e 11 França.
d) 11 Inglaterra e 5 França.

7) Qual foi o estopim dos conflitos?
a) problema sucessório resultante da morte do terceiro e último filho de Filipe IV, Eduardo III.
b) problema sucessório resultante da morte do terceiro e último filho de Filipe IV, Carlos IV.
c) problema sucessório resultante da morte de Felipe IV.
d) problema sucessório resultante da morte do terceiro e último filho de Eduardo III, Carlos IV.

8) A Guerra se dividiu em 4 períodos. Quem era o dono do trono francês no Segundo Período?
a) Louis V.
b) Carlos V.
c) João III.
d) Eduardo IV.

9) Em 1430, aprisionada pelos borguinhões, Joana D’Arc foi entregue aos ingleses. Em qual cidade isso ocorreu?
a) Paris.
b) Avignon.
c) Compiègne.
d) Montpellier.

10) Um dos motivos que contribuíram para que Eduardo III reivindicasse o trono francês após a morte de Carlos IV, e que dariam início à Guerra dos Cem Anos, foi a necessidade de ocupar uma rica região de comércio e manufaturas no continente europeu. Que região era essa?
a) Flandres.
b) Hamburgo.
c) Champagnat.
d) Gênova.

11) O que significou, efetivamente, o fim da guerra?
a) em 1453, quando foi capturada a cidade de Bordeaux, o último reduto inglês.
b) em 1453, quando foi capturada a cidade de Compiègne, o último reduto inglês.
c) em 1453, quando todo o Exército Inglês foi destruído.
d) em 1453, quando foi capturada a cidade de Yorkshire, o último reduto francês.

12) A Guerra dos Cem Anos tumultuou a vida política da Europa. De fato, essa guerra:
a) Acabou com os privilégios da nobreza francesa e com a organização da monarquia constitucional.
b) Teve a participação da camponesa Joana d’Arc, integrada e atuante no exército francês.
c) Quebrou a economia europeia, interrompendo todo o comércio de especiarias com o Oriente.
d) Envolveu a França e a Inglaterra, com a participação também decisiva da Espanha.

13) A Guerra dos Cem Anos, entre a França e a Inglaterra:
a) Contribuiu para a descentralização política da França.
b) Ocorreu no século XVII e deveu-se a disputas territoriais.
c) Determinou o fim da Idade Moderna.
d) Foi estimulada pelo interesse econômico inglês sobre a região da Flandres.

14) Entre as causas da decadência do feudalismo, é correto afirmar:
a) A união do rei e dos senhores de terras, visando à centralização política.
b) O desaparecimento de uma nova classe social: a burguesia.
c) Todas as opções estão certas.
d) A Guerra dos Cem Anos, envolveu a França e a Itália.

15) A Guerra dos Cem Anos, entre franceses e ingleses, teve como consequências principais:
a) A consolidação do poder monárquico na França e a expulsão quase completa dos ingleses do território francês.
b) A incorporação de parte do território francês pela Inglaterra e o consequente enfraquecimento do poder real na França.
c) A aliança entre franceses e flamengos, e o fim da hegemonia inglesa sobre o comércio europeu.
d) A incorporação de parte do território inglês pela França e o consequente enfraquecimento do poder real na Inglaterra.

Gabarito:
1) c;
2) b;
3) d;
4) b;
5) d;
6) c;
7) b;
8) b;
9) c;
10) a;
11) a;
12) b;
13) d;
14) a; e
15) a.

Os exercícios de fixação podem ser encontrados nos links a seguir:

Guerra dos Cem Anos – Quiz. Rachacuca
Acesso em: 02.06.2021.

O quanto você entende sobre Guerra dos Cem Anos? Quizur
Acesso em: 05.06.2021.

Exercícios sobre a Guerra dos Cem Anos. Brasil Escola
Acesso em: 05.06.2021.

Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Doutora Thaylizze Goes Nunes Pereira

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