Conteúdos

Este roteiro de estudos aborda os passos necessários para a organização e o planejamento de uma redação, apresentando sua estrutura e discorrendo sobre as habilidades necessárias para a aplicação dos conhecimentos adquiridos na construção de uma boa redação.

● Como organizar e planejar sua redação; e
● Estrutura da redação;

Objetivos

● Compreender os passos necessários para a organização e o planejamento de uma redação;
● Conhecer a estrutura de uma redação; e
● Desenvolver as habilidades necessárias para a aplicação dos conhecimentos adquiridos na construção de uma boa redação.

Veja também:

Estudar em casa: guia completo para a redação do Enem

Estudar em casa: coesão e coerência na redação de textos

Palavras-Chave:

Língua portuguesa. Redação. Passo a passo. Introdução. Desenvolvimento. Conclusão.

Proposta de Trabalho:

Este roteiro traz o passo a passo para organização e planejamento de uma redação, bem como instruções acerca de sua estrutura.
Com o intuito de enriquecer o roteiro, algumas sugestões de materiais complementares foram feitas no final. Não deixe de verificá-las.
Bons estudos!

Passo a passo para organizar e planejar sua redação

Fazer uma redação pode parecer uma tarefa difícil, especialmente quando somente temos acesso ao tema proposto no momento em que precisamos redigir o texto, como é o caso do vestibular, por exemplo.

No entanto, existem algumas dicas e técnicas de escrita que podem te ajudar muito a se sair bem não apenas na elaboração da redação, mas também em muitos momentos da vida, já que comunicar-se bem é muito importante no mercado de trabalho e nas nossas relações de maneira geral.

Veja abaixo os passos a serem seguidos para que você se saia bem nessa tarefa:

1ª Etapa: Saber ler e interpretar textos

O primeiro passo para ser um bom escritor é ser um bom leitor.

O hábito da leitura, além de enriquecer o vocabulário, nos torna familiarizados com diversas linguagens textuais, conferindo-nos um repertório muito mais amplo para construir nosso próprio texto.

Além disso, muitas vezes uma proposta de redação vem acompanhada de textos que devem ser usados como referência e/ou fonte de reflexão, de forma que, se estiver bem preparado para fazer uma leitura adequada desse material, interpretando-o corretamente, você já estará no caminho certo.

Para exercitar essa habilidade, a sugestão é que, além de adotar a leitura como um hábito, você faça frequentemente o exercício de ler um texto e, em seguida, preencher uma ficha sobre ele, respondendo o seguinte:

a) do que trata o texto?
b) quais as informações mais relevantes?
c) que argumentos eu poderia utilizar para fortalecer a minha opinião sobre o tema trazido pelo texto?
d) com que pontos eu discordo e o que eu poderia utilizar como argumento de contraposição?

2ª Etapa: Planejar com base no que foi lido (ou nos seus conhecimentos sobre o assunto)

Depois de ler as instruções da redação, bem como os textos apresentados como base para a sua elaboração, é importante que você selecione as informações mais relevantes e, com isso, comece a separar os dados que pretende utilizar no seu texto.

Neste momento, você também pode anotar ideias suas, conhecimentos que você tem sobre o tema e que acha que podem contribuir para a construção da sua redação. Está aqui mais um motivo de ser tão importante ler: a formação de um amplo repertório de ideias e pontos de vista é algo muito rico para o processo de estruturação de ideias que precede a elaboração do texto em si.

3ª Etapa: Colocar suas ideias no papel

Para além de buscar referências sobre o tema em sua bagagem pessoal e também nos textos apresentados, é importante que você reflita sobre o que quer comunicar em seu texto.

Este é o momento de fazer um rascunho, uma espécie de esqueleto do seu texto, anotando em um papel os pontos mais relevantes para o desenvolvimento da sua redação. Pense que informações gostaria de colocar no seu texto e também em qual exatamente será o rumo tomado por você.

Em geral, as discussões trazidas nas propostas de redação trazem mais de um caminho possível para o desenvolvimento do texto, e o que realmente importa não é o caminho (ou a tese) escolhido, mas sim de que forma você estrutura seus argumentos para chegar até ele.

É importante que as ideias sejam organizadas de forma lógica e que haja consistência na argumentação, para chegar a um bom resultado final.

4ª Etapa: Organize suas ideias de acordo com a estrutura da redação

Uma vez que você tenha definido a linha a ser seguida em seu texto e esteja com as informações relevantes selecionadas e colocadas no papel, o próximo passo é organizar tudo isso de acordo com a estrutura da redação.

Organize de que forma suas ideias se encaixarão no texto, considerando o seguinte:

a) na introdução, você precisa apresentar o tema e contextualizar o leitor quanto ao assunto a ser tratado, de forma clara e objetiva;

b) no desenvolvimento, os seus argumentos devem ser expostos de forma consistente, para justificar a sua tese, colocando de forma coerente o seu ponto de vista. Aqui você pode também rebater os argumentos contrários à sua tese, explicando o porquê discorda deles; e

c) na conclusão, por sua vez, você deverá retomar as ideias expostas ao longo do texto (principais pontos da introdução aliados aos seus argumentos mais importantes), de forma a resumir e encerrar o debate, demonstrando que a sua tese é coerente e consistente e, portanto, encerrando a discussão. No caso de propostas de redação que pedem a apresentação de uma proposta de intervenção (como é o caso do ENEM, por exemplo), é aqui que essa tese deve aparecer. Neste caso, a dica é apresentar uma solução viável, bem explicada e inovadora (fuja do senso comum!) para a questão apresentada.

5ª Etapa: Escreva seu texto e revise

Chegou a hora de escrever a sua redação!

Com base nas anotações e no planejamento que você fez até o momento, construa o seu texto e em seguida o revise cuidadosamente.

Muita atenção para a coerência e a coesão (leia também o Roteiro de estudos que temos sobre o tema!), bem como para a norma culta da língua portuguesa! Preste muita atenção também à consistência da sua argumentação. Os argumentos apresentados precisam sustentar sua tese de forma adequada.

6ª Etapa: Coloque o título e passe a limpo

Passe a limpo e, por último, dê um título à sua redação.

É importante que o título seja dado no final para garantir que ele fique condizente com o texto que você escreveu, já que ao longo do processo de escrita novas ideias surgem e um título escolhido no início desse processo pode não fazer sentido com o seu resultado final.

Para convidar o seu leitor a explorar o seu texto, o título deve ser interessante, porém sem revelar demais o seu conteúdo.

Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes

Materiais Relacionados

Sugerimos o acesso dos seguintes materiais complementares:

Como fazer uma redação sem nunca ter feito uma antes
Acesso em: 30 de abril de 2021.
Estrutura do texto dissertativo
Acesso em: 30 de abril de 2021.
Dissertação
Acesso em: 30 de abril de 2021.
Como fazer uma boa redação
Acesso em: 30 de abril de 2021.
Como começar uma redação
Acesso: 30 de abril de 2021.
10 passos para fazer um bom texto dissertativo-argumentativo
Acesso em: 30 de abril de 2021.
Como fazer uma introdução?
Acesso: 30 de abril de 2021.
Como fazer um desenvolvimento?
Acesso: 30 de abril de 2021.
Como fazer uma conclusão?
Acesso: 30 de abril de 2021.

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.