Conteúdos

Com este roteiro de estudos de Língua Portuguesa é possível estudar o que é coesão e coerência textual, desenvolvendo as habilidades necessárias para a aplicação dos conceitos na elaboração de textos.

● Coesão textual;
● Elementos de coesão textual;
● Elementos endofóricos;
● Elementos exofóricos;
● Coerência textual; e
● Elementos de coerência textual.

Objetivos

● Compreender o que é coesão textual;
● Conhecer os elementos de coesão textual;
● Compreender o que é coerência textual;
● Conhecer os elementos de coerência textual; e
● Desenvolver as habilidades necessárias para a aplicação dos conceitos de coesão e coerência na elaboração de textos.

Veja também:

Estudar em casa: tipos e gêneros textuais

Estudar em casa: entenda o uso e a função dos advérbios

Palavras-Chave:

Língua portuguesa. Redação. Coesão. Coerência.

Proposta de Trabalho:

Este roteiro pretende apresentar os conceitos e os elementos de coesão e coerência textual, para que você aprenda como aplicar na elaboração de textos.
Com o intuito de enriquecer o roteiro, algumas sugestões de materiais complementares foram feitas no final. Não deixe de verificá-las.
Bons estudos!

1ª Etapa: O que é coesão textual?

Coesão textual é a conexão linguística que nos permite amarrar as ideias dentro de um texto.

Para que o leitor do texto o compreenda com clareza, é necessário garantir que a gramática e a escrita sejam trabalhadas de forma a construir uma boa estrutura, pois a ligação que existe entre palavras, frases, orações e parágrafos é o que forma a coesão.

A coesão tem relação, ainda, com a escolha adequada de palavras para construir um texto, por isso é essencial saber utilizar corretamente os advérbios, as conjunções, os pronomes e os demais elementos linguísticos.

2ª Etapa: Elementos de coesão textual

Os elementos de coesão textual são aqueles que ligam as frases ou palavras dentro de um texto, sendo responsáveis pela organização das ideias.

Todas as palavras que têm função de conectivo podem ser consideradas, portanto, elementos de coesão.

Os elementos de coesão podem ser, portanto, as conjunções de opõem ideias, os advérbios que fazem referência a tempo e lugar e os pronomes que retomam partes do texto, dentre outros.

Vejamos abaixo um exemplo de excerto textual em que os elementos de coesão estão destacados:

Maria Beatriz saiu de casa para ir ao parque, mas estava muito frio, então voltou ao seu quarto para pegar um casaco, o qual estava pendurado em um cabide.

Note que a frase acima traz uma sequência bem coordenada, uma vez que os conectivos fazem a ligação entre os períodos. Ainda, é importante verificar que os elementos de coesão apresentam funções diversas, que vão desde evidenciar adversidade e finalidade, até demonstrar a riqueza de nosso vocabulário, evitando a repetição de palavras.

Temos, portanto, elementos que fazem referência e elementos que dão sequência de sentido.

A coesão referencial tem a função de evitar a repetição de termos, apontando para outros elementos do texto e acrescentando informações sobre o que já foi dito.

A coesão sequencial, por sua vez, faz uso das conjunções para encadear as ideias do texto, estabelecendo relações lógicas, que podem ser de oposição, consequência, causa, efeito, modo e finalidade, entre outras.

3ª Etapa: Elementos endofóricos

Os elementos endofóricos são a ligação entre tudo o que está dentro do texto, e dividem-se em:
• anafóricos; e
• catafóricos.

Os elementos anafóricos são aqueles que se referem a um termo já citado. Temos, por exemplo: Raul é amigo de Marina. Eles se conhecem há dez anos.

O pronome “eles” se refere a Raul e Marina e é, portanto, um elemento anafórico, já que o nome dos dois já havia sido citado no texto.

Os elementos catafóricos, por sua vez, são os que se referem a um termo posterior. Por exemplo: Dela eu só quero distância, a minha ex-esposa.

O pronome “dela” aparece antes da pessoa a quem se refere, a ex-esposa, tendo, portanto, função catafórica.

Talvez Você Também Goste

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.