Conteúdos

Este roteiro de estudos trata das diferentes formas de falar sobre o passado em inglês. Contando com exercícios de vestibular, bem como com uma lista de materiais complementares sugeridos, busca auxiliar o aluno na consolidação dos conhecimentos relacionados ao tema.

● Simple past;
● Past continuous;
● Past perfect;
● Passado com uso do would;
● Present perfect.

Objetivos

● Conhecer as diferentes formas de falar sobre o passado em inglês;
● Compreender em que contexto em que se utiliza cada uma das estruturas apresentadas para falar sobre o passado, na língua inglesa;
● Aprender como utilizar o passado na leitura e também na produção de textos em inglês.

Estude também:

Estudar em casa: aprenda as preposições em inglês

Estudar em casa: como fazer perguntas em inglês?

Palavras-chave:

Inglês. Passado. Simple past. Past continuous. Past perfect. Would. Present perfect.

Proposta de trabalho:

Iniciaremos este roteiro de estudos tratando do simple past. Na sequência, trataremos do past continuous, do past perfect e do passado com uso de would, bem como do present perfect. Para finalizar, veremos alguns exercícios sobre o tema.

1ª Etapa: Simple past

Correspondente ao passado simples da língua portuguesa, o simple past é utilizado para falar sobre ações passadas já concluídas, que começaram e terminaram no passado.

a) Verbos regulares
Para que um verbo regular fique no simple past, basta acrescentar -ed, -ied ou -d. Vejamos:

Caso 1
Para grande parte dos verbos regulares, basta acrescentar o final -ed.
Exemplo: work → worked. (Yesterday I worked late.)

Caso 2
Para verbos regulares terminados em e, basta acrescentar o final -d.
Exemplo: love → loved. (I loved being with you yesterday.)

Caso 3
Para os verbos regulares que terminam em consoante/vogal/consoante, é necessário dobrar a última consoante acrescentar o final -ed.
Exemplo: stop → stopped. (I stopped at a red light.)
Exceção: quando a sílaba tônica não for a última, não devemos dobrar a consoante. Exemplo: listen → listened. (I listened to that song last week.)

Caso 4
Para os verbos regulares que terminam em Y antecedido por uma consoante, retiramos o Y e acrescentamos o final -ied.
Exemplo: study → studied. (I studied hard for this test.)

Caso 5
Para os verbos regulares que terminam em Y antecedido por uma vogal, apenas acrescentamos o final -ed.
Exemplo: play → played. (I played the piano last Saturday.)

b) Verbos irregulares
Os verbos irregulares não seguem nenhuma regra e, portanto, é necessário consultar uma tabela para saber qual é a sua forma no passado. Com o tempo e a prática de uso, você vai acabar memorizando os mais comuns, não se preocupe!
Exemplo: go → went. (I went to the park this morning.)
Sempre que precisar, consulte a tabela disponível no link: https://brasil.cambly.com/tempo-passado-em-ingles/.
Acesso em: 25 de maio de 2022.

c) O uso do auxiliar DID
Para as formas interrogativa e negativa, utilizamos o auxiliar “did” e os verbos retornam à sua conjugação original (infinitivo). Vejamos:

Forma interrogativa no simple past
Did + sujeito + verbo principal + complemento
Exemplo: Did you like your first teacher?

Forma negativa no simple past
Sujeito + did + not + verbo principal + complemento
Exemplo: She did not like her first teacher.

2ª Etapa: Past continuous

O past continuous é um tempo verbal utilizado para falar sobre ações contínuas que ocorreram no passado. Ele é formado pela junção do verbo auxiliar to be conjugado do simple past (was – para I, he, she e it – e were – para you, we e they).

Vejamos algumas situações em que o past continuous deve ser usado:

a) Duas ou mais ações que aconteceram no passado, ao mesmo tempo
A palavra while pode ser utilizada nessa formação.
Exemplo: I was watching TV while she was playing basketball.

b) Uma ação que estava ocorrendo de forma contínua no passado, quando outra ação (pontual) aconteceu
A ação pontual ficará no simple past.
Exemplo: He was reading a book when I arrived.

c) Ação contínua habitual que ocorria no passado
Os advérbios de frequência (often, always. weekly, constantly etc.) são muito utilizados neste caso.
Exemplo: They were always asking for my help.

d) Ação contínua que ocorreu no passado (estabelecimento de relação temporal com o momento presente)
Algumas expressões de tempo (yesterday, by this time, last night etc.) são muito utilizadas neste caso.
Exemplo: We were living in Canada last year.

3ª Etapa: Past perfect simple

O past perfect simple é um tempo verbal utilizado para falar sobre ações passada que aconteceram antes de outras ações, que também ocorreram no passado. Ele é formado pelo verbo have conjugado no simple past (had) + o verbo principal conjugado no past participle.

O uso de advérbios é muito frequente nas formações textuais desse tempo verbal.

Exemplos:
I had already cleaned the house when my brother arrived.
She asked me if I had ever been in China.

4ª Etapa: Questões retiradas de vestibulares

Seguem abaixo alguns exemplos de como o tema usualmente aparece nas provas. O gabarito está depois de cada questão.

1) (Mackenzie-2000) Assinale a alternativa que corretamente preenche as lacunas I, II e III das frases a seguir:
He __________(I) me a favor 2 months ago.
They __________(II) an attempt to escape.
I __________(III) an important decision last night.
a) did – made – made
b) made – did – made
c) did – made – did
d) made – made – made
e) made – did – did

Alternativa correta: a) did – made – made
Apesar de os verbos de todas as opções estarem flexionados no Simple Past (passado simples), há duas possibilidades de traduzir o verbo “fazer” em inglês: to do (passado: did) e to make (passado: made).
Para obter a resposta correta, nesse caso, o concursando deve estar atento ao uso correto de to do e to make e não exatamente ao tempo verbal.
A resposta correta é a letra a) pois:
● quando nos referimos à palavra “favor”, a construção usada é to do a favor (fazer um favor), logo, no passado usamos did a favor (fez um favor);
● quando queremos expressar a ideia de “fazer uma tentativa”, em inglês, dizemos to make an attempt. Assim sendo, ao passar a expressão para o Simple Past passamos a ter made an attempt (fez uma tentativa);
● a expressão “tomar uma decisão” é traduzida para o inglês como to make a decision, que flexionada no Simple Past ficou traduzida como made a decision (tomei uma decisão).

2) (UECE/2018)
TEXT II
Have Smartphones Destroyed a Generation?
Jean M. Twenge

Compiled from: https://www.theatlantic.com/magazine/archive/2017/09/ha s-the-smartphone-destroyed-a-generation/534198/and https://blog.12min.com/have-smartphones-destroyed-ageneration-summary/
When the ____________ 1, ___________ 2.
a) iGeners were born 1 – the internet was finally popularized 2
b) iPad was released 1 – the 1st-generation iPhone hadn’t been invented yet 2
c) iPhone was designed, developed and marketed 1 – post-Millennials were being brought to life 2
d) internet boom happened 1 – Millennials had already been born 2

Alternativa correta: d) internet boom happened 1 – Millennials had already been born 2

A questão acima requer que o concursando faça uma boa interpretação do texto para chegar à resposta correta.
A letra d) é a correta pois é a única que apresenta uma declaração verdadeira, tendo em conta o conteúdo do texto: When the internet boom happened 1, Millennials had already been born 2 (o boom da Internet aconteceu – as pessoas cujo nascimento data dos anos 80 ou 90 já tinham nascido.)

Veja o porquê de as outras opções não estarem corretas:
a) When the iGeners were born 1, the internet was finally popularized 2 (Quando os iGeners nasceram – a Internet foi finalmente popularizada.) – O nascimento dos iGeners não teve qualquer influência na popularização da Internet.
b) When the iPad was released 1, the 1st-generation iPhone hadn’t been invented yet 2 (Quando o iPad foi lançado – o iPhone de primeira geração ainda não tinha sido inventado) – Essa frase está incorreta pois o iPad foi lançado em 2010 e o iPhone de primeira geração, em 2007.
c) When the iPhone was designed, developed and marketed 1, post-Millennials were being brought to life 2 (Quando o iPhone foi projetado, desenvolvido e comercializado, as pessoas cujo nascimento data dos anos 80 ou 90 estavam sendo trazidas à vida.) – A afirmação é incorreta pois o iPhone só começou a ser comercializado em 2007.

3) (Vunesp/2010) – Instrução: leia o texto Status of same-sex marriage para responder a questão.
Status of same-sex marriage
South America

Argentina
The Autonomous City of Buenos Aires (a federal district and capital city of the republic) allows same-sex civil unions.
The province of Rio Negro allows same-sex civil unions, too.
Legislation to enact same-sex marriage across all of Argentina was approved on July 15, 2010.

Brazil
A law that would allow same-sex civil unions throughout the nation has been debated. Until the end of the first semester of 2010 the Supremo Tribunal Federal had not decided about it.

Colombia
The Colombian Constitutional Court ruled in February 2007 that same-sex couples are entitled to the same inheritance rights as heterosexuals in common-law marriages. This ruling made Colombia the first South American nation to legally recognize gay couples. Furthermore, in January 2009, the Court ruled that same-sex couples must be extended all of the rights offered to cohabitating heterosexual couples.

Ecuador
The Ecuadorian new constitution has made Ecuador stand out in the region. Ecuador has become the first country in South America where same sex civil union couples are legally recognized as a family and share the same rights of married heterosexual couples.

Uruguay
Uruguay became the first country in South America to allow civil unions (for both opposite-sex and same-sexcouples) in a national platform on January 1, 2008. Children can be adopted by same-sex couples since 2009.

(Wikipedia/Adaptado.)

Assinale a alternativa na qual todas as palavras são formas verbais relativas ao passado.
a) Adopted, become, decided, recognized, ruled.
b) Adopted, allow, become, recognized, ruled.
c) Approved, became, been, decided, ruled.
d) Allow, approved, became, decided, may.
e) Can, debated, entitled, made, offered.

Alternativa correta: c) Approved, became, been, decided, ruled.
A alternativa c) é a única que apresenta apenas flexões do passado em todos os verbos indicados:
● approved: flexão do verbo to approve (aprovar) no Simple Past (passado simples);
● became: flexão do verbo to become (tornar-se) no Simple Past (passado simples);
● decided: flexão do verbo to decide (decidir) no Simple Past (passado simples);
● recognized: flexão do verbo to recognize (reconhecer) no Simple Past (passado simples);
● ruled: flexão do verbo to rule (decidir) no Simple Past (passado simples).
Observe que, nas restantes opções, há palavras que não são formas verbais relativas ao passado:
● A alternativa a) não é a opção correta pois a palavra become (tornar-se) está no infinitivo, e não no passado.
● A alternativa b) não é a opção correta pois as palavras allow (permitir) e become (tornar-se) estão no infinitivo, e não no passado.
● A alternativa d) não é a opção correta pois as palavras allow (permitir) e may (poder) estão no infinitivo, e não no passado.

Questões 1 a 3
Acesso em: 25 de maio de 2022.

4) (UECE)
In terms of tense, the sentences “Katherine Rowe’s blue-haired avatar was flying across a grassy landscape”, “Some students had already gathered online.” and “On a square coffee table sat a short stack of original issues of the magazine…” are respectively in the
a) present continuous, present perfect, simple past.
b) past perfect continuous, past perfect, past perfect.
c) past continuous, past perfect, simple past.
d) past continuous, simple past, simple present.

Alternativa correta: c) past continuous, past perfect, simple past.

Vamos analisar os tempos verbais das frases para compreendermos como chegamos à conclusão de que a alternativa c) é a correta:

Katherine Rowe’s blue-haired avatar was flying across a grassy landscape. (O avatar de cabelo azul da Katherine Rowe estava voando sobre um terreno gramado.)

O verbo da frase é was flying (estava voando), e apresenta a seguinte estrutura:

verbo to be conjugado no Simple Past (was) + verbo principal (to fly) conjugado no gerúndio (flying)

Essa estrutura corresponde ao Past Continuous (Passado Contínuo), também chamado de Past Progressive.

Some students had already gathered online. (Alguns alunos já se reuniram online.)

O verbo da frase é had gathered (reuniram-se), e apresenta a seguinte estrutura:

verbo to have conjugado no Simple Past (had) + verbo principal (to gather) conjugado no Past Participle (gathered)
Essa estrutura corresponde ao Past Perfect (Presente Perfeito).

On a square coffee table sat a short stack of original issues of the magazine… (Em uma mesa quadrada de café, coube uma pequena pilha de assuntos originais da revista…)

O verbo da frase é sat (coube). Sat é a conjugação de Simple Past (Passado Simples) do verbo to sit que, nesse contexto, significa “caber”; com a ideia de “comportar”.

5) (IESES) Read the sentences below:
I. John study engineering at my university.
II. Helen is going to live in London last year.
III. Pedro wishes he can read more this month.
IV. When I grew up, I want to be a jazz singer.
Choose the best alternative to replace the words underlined in the sentences above:
a) Is studying – went to – cannot – grow up.
b) Studied – will – could – grow up.
c) Studies – was going to – could – grow up.
d) Studies – goes – could – grown up.
e) Studied – was going to – cannot – grown up.

Alternativa correta: c) Studies – was going to – could – grow up.
Vamos analisar frase por frase para compreendermos o porquê de algumas alternativas serem possíveis e outras não.

I. John study engineering at my university. (John ________ engenharia na minha universidade.)

As opções disponibilizadas como alternativas para substituir o verbo sublinhado study são: a) is studying; b) studied; c) studies; d) studies e e) studied.

Como a frase não apresenta nenhuma marcação de tempo, todas as opções disponibilizadas para substituir o verbo study podem ser utilizadas.
Observe como ficaria a frase com cada uma das opções:

● John is studying engineering at my university. (John está estudando engenharia na minha universidade.)
● John studied engineering at my university. (John estudou engenharia na minha universidade.)
● John studies engineering at my university. (John estuda engenharia na minha universidade.)

II. Helen is going to live in London last year. (Helen _________ morar em Londres no ano passado.)

Na frase acima, temos um tempo específico definido: last year (ano passado). Isso quer dizer que o verbo a ser utilizado deve estar conjugado no Simple Past (Passado Simples).

As opções disponibilizadas como alternativas para substituir o verbo sublinhado is going to são: a) went to; b) will; c) was going to; d) goes; e) was going to.

De todas essas opções, já podemos descartar a b) will, que é uma forma de futuro, e também a d) goes, por ser uma flexão de Simple Present (Presente Simples).

Apesar de ser uma conjugação de passado, was going to é uma flexão do Past Continuous (Passado Contínuo), também conhecido como Past Progressive, tempo verbal que indica ações contínuas no passado. O fato de a frase ter um tempo definido no passado (last year = ano passado) indica que a ação não foi contínua, mas sim pontual.

Resta então a opção went to, flexão de Simple Past do verbo to go.

Assim, sendo, a frase com a substituição aplicada fica da seguinte forma:

Helen went to live in London last year. (Helen foi morar em Londres no ano passado.)

III. Pedro wishes he can read more this month. (Pedro deseja poder ler mais este mês.)

Na frase acima, temos um tempo específico definido: this month (este mês). Além disso, foi usado o verbo to wish (desejar). Sendo assim, a frase fala de um desejo para este mês.

As opções disponibilizadas como alternativas para substituir o verbo sublinhado can são: a) cannot; b) could; c) could; d) could; e) cannot.
Cannot é a forma negativa do verbo modal can (poder), flexionado no Simple Present. Ao utilizarmos essa opção para completar a frase, ela deixa de fazer sentido:

Pedro wishes he cannot read more this month. (Pedro deseja não poder ler mais este mês.)

Observe que, quando a estrutura de uma frase é formada pela combinação de wish + could, há uma indicação de desejo para o futuro, mas tal desejo não poderá ser realizado.

Assim sendo, could é a forma correta de completar a frase.

Pedro wishes he could read more this month. (Pedro gostaria de poder ler mais este mês.)

Nesse caso, Pedro tem o desejo de ler mais este mês, mas isso não será possível.

IV. When I grew up, I want to be a jazz singer. (Quando eu ____________, quero ser cantor de jazz.)

As opções disponibilizadas como alternativas para substituir o verbo sublinhado grew up são: a) grow up; b) grow up; c) grow up; d) grown up; e) grown up.
Grown up é o verbo to grow up (crescer) flexionado no Past Participle, e significa “crescido”. Se completarmos a frase com essa opção, ela fica sem sentido:
When I grown up, I want to be a jazz singer. (Quando eu crescido, quero ser cantor de jazz.)
Observe que a frase indica uma vontade sobre o futuro. No entanto, essa vontade é desejada agora, por isso o verbo deve ser usado no Simple Present (Presente Simples).
Assim, a alternativa que completa a frase corretamente é grow up, flexão do verbo to grow no Simple Present.
When I grow up, I want to be a jazz singer. (Quando eu crescer, quero ser cantor de jazz.)

Questões 4 e 5
Acesso em: 25 de maio de 2022.

Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Materiais Relacionados

Simple Past: passado simples – verbos regulares – Língua Inglesa – 7º ano – Ensino Fundamental – Canal Futura
Acesso em: 25 de maio de 2022.

Simple Past Tense: Regular Verbs – Brasil Escola
Acesso em: 25 de maio de 2022.

Past continuous em inglês – guia completo – Gêmeas do inglês
Acesso em: 25 de maio de 2022.

Verbos em inglês no passado: pra nunca mais errar – English yourself
Acesso em: 25 de maio de 2022.

Simple past: aprenda de uma vez por todas – Inglês minuto
Acesso em: 25 de maio de 2022.

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.