O Modelo de Simulação da ONU, também conhecido como MUN (do inglês Model United Nations) foi criado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e está presente em instituições educacionais de mais de 120 países. Esta ferramenta pedagógica oferece a oportunidade de alunos atuarem como diplomatas, tendo como objetivo o debate e a solução da problemática proposta a cada comitê.

A interdisciplinaridade faz parte do cotidiano do projeto, proporcionando uma maior compreensão sobre a política externa do país representado por cada estudante. Ao exercitarem a capacidade de argumentação, os alunos são estimulados a formular estratégias para a solução dos conflitos globais. Eles devem levar em conta os objetivos acordados em negociações internacionais para orientar as políticas públicas de cada país signatário, como, por exemplo, a favor da erradicação da pobreza, redução de desigualdades sociais, segurança alimentar, igualdade de gênero, crescimento sustentável e proteção de ecossistemas, entre outros temas. Em todas as interações, os estudantes são orientados a respeitar a visão dos demais e trabalhar a diplomacia.

Em São Paulo, a metodologia foi estruturada para ser implementada no ensino fundamental II de qualquer escola, seja ela da rede pública ou privada. O modelo convida os estudantes a ampliarem seus conhecimentos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, conceitos relativos a cidadania global. Eles tão são estimulados a desenvolver de maneira prática e lúdica habilidades como cooperação, resolução de conflitos, autoconfiança, pesquisa, oratória e empatia.

Veja mais:

Racismo nos clássicos da literatura brasileira: como abordar o tema com os alunos?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Alunos de SP exploram a cidade para aprenderem sobre diversidade cultural

Educação tecnológica para meninas estimula a aptidão pelas ciências exatas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.