O Instituto Claro acredita na mobilidade e nas novas tecnologias como forma de potencializar a aprendizagem e transformar realidades sociais. Desde o início de sua atuação, tem desenvolvido projetos que estimulem esse uso e, agora, ao completar três anos, olha para o futuro em busca de formas cada vez mais efetivas de contribuir com uma educação inovadora que utilize as TICs (tecnologias de informação e comunicação). Seja ela dentro ou fora da escola, trata-se de uma aprendizagem, acima de tudo, capaz de levar conhecimento a um número cada vez maior de pessoas, estimulando a colaboração e a troca de informação.

“Nossa prioridade agora é o estímulo ao desenvolvimento de aplicações para celulares e tablets com viés educativo e social, além do incentivo à criação de produtos e serviços que solucionem problemas das comunidades e da sociedade. Esta é uma forma de nos aproximarmos da usabilidade real dessas tecnologias. A intenção do Instituto é oferecer informações e ferramentas que auxiliem o educador em suas atividades, reforçando assim a ideia das TICs e, principalmente, do celular como instrumento para a educação e o benefício social, não somente para o entretenimento e o lazer”, ressalta Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto Claro.

 

https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/infograficos_14/index.html

 

O ponto em comum dos projetos apoiados pelo Instituto Claro é o estímulo a instituições e empreendedores a repensarem o modelo de educação tradicional e o poder da tecnologia a fim de ampliar os conhecimentos e ultrapassar as barreiras do ensino atual. “Após três anos de trabalho, conseguimos vislumbrar melhor o potencial de mudança e colaboração que as TICs podem proporcionar para a educação. Desde 2009, realizamos o mapeamento de iniciativas espalhadas pelo Brasil, e os resultados dos nossos projetos comprovam que a tecnologia é uma ferramenta que transforma realidades sociais”, afirma Carime.

Uma das iniciativas importantes do Instituto Claro nesse sentido é o Campus Mobile. Lançado em 2011, tem como objetivo estimular talentos universitários de todo o Brasil a desenvolverem soluções para dispositivos móveis que possam impactar a sociedade e melhorar a vida das pessoas. Neste ano, participam 92 jovens, dos mais de 1.300 inscritos de todas as regiões do país.

As três edições já realizadas do Prêmio Instituto Claro são outros exemplos deste movimento de reconhecer a importância da mobilidade e das novas tecnologias no aprendizado, ao premiar iniciativas inovadoras realizadas na escola ou na comunidade. Durante esses três anos, 16 projetos foram apoiados pelo Prêmio, e todos eles têm a tecnologia digital como diferencial, seja na utilização para a educação, como a Gincana Tecnológica de Química, ou relacionada à cidadania, como o MapasColetivos. Enquanto a primeira apresenta desafios para os alunos por meio de QR-Code, a segunda abre espaço para que os cidadãos possam realizar mapeamentos colaborativos para retratar aspectos da cidade de São Paulo e auxiliar na identificação de caminhos para melhorar a qualidade de vida da população.

Instituto Claro lança o mapa Tecnologia e Educação

O Instituto Claro ampliará sua participação dentro do MapasColetivos e lançará na próxima semana o mapa Tecnologia e Educação. O objetivo é geolocalizar museus, centros de culturas e outras instituições que utilizem as tecnologias digitais na produção de conhecimento. O mapeamento será feito em conjunto com outras instituições e educadores e ficará aberto a quem quiser colaborar.

Mais uma contribuição efetiva do Instituto Claro para o uso das tecnologias digitais na educação foi o lançamento da cartilha “Tecnologias na Escola”, com dicas sobre ferramentas e aplicativos que auxiliam educadores a repensarem o formato tradicional de ensino. O material foi distribuído para mais de 2.000 escolas públicas e privadas de todo o país e pode ser baixado gratuitamente aqui no portal. Outra ferramenta que o professor pode utilizar para inovar na sala de aula (e que também contou com o apoio do Instituto Claro) é a série Histórias do Brasil, que em dez capítulos mescla documentário e dramaturgia para recontar a história do país. Os filmes são uma ferramenta diferenciada e lúdica para uso dos educadores, que também encontram o conteúdo no portal.

Todas estas iniciativas estão reunidas no site do Instituto Claro, no ar desde 2009, que tem sido uma plataforma ampla para a produção de conteúdo e a divulgação de experiências sobre as novas tecnologias e a educação. Nele é possível encontrar reportagens sobre temas que abordam assuntos recentes, como mobile learningeducação na nuvemcrowdlearning, entre muitos outros, que são tratados em entrevistasestudosenquetes e infográficos.

Ações de mobilização e incentivo ao voluntariado

Divulgação

Em seu compromisso com a sociedade, o Instituto Claro também apoia ações de conscientização para a preservação do meio ambiente e de estímulo ao voluntariado. É o caso do projeto Claro Recicla, que já coletou 1,7 toneladas de lixo eletrônico e do programa Voluntários em Ação, que incentiva a realização de ações cidadãs dos funcionários da Claro e já beneficiou cerca de 2.730 pessoas.Também é importante citar que a América Móvil, empresa da qual a Claro faz parte, foi incluída no Índice de Sustentabilidade da Bolsa de Valores do México, o que demonstra uma preocupação crescente com a questão da sustentabilidade, que estará cada vez mais presente na gestão e estratégia da companhia.

Acompanhe também a nossa página no Facebook.

Leia mais

Conheça todos os projetos do Instituto Claro

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.