Para chegar aos quatro vencedores da 3ª edição do Prêmio Instituto Claro, a comissão julgadora elegeu 13 finalistas nas duas modalidades, Inovar na Comunidade e Inovar na Escola. Esses projetos apresentavam o uso consistente das TICs (tecnologias da informação e comunicação), com destaque para a utilização dos dispositivos móveis.
A escolha dentre esses 13 finalistas também contou com a participação dos funcionários da Claro, em uma votação interna: além de conhecer um pouco mais sobre os projetos, os funcionários puderam eleger duas iniciativas – uma de cada modalidade – para receber uma menção honrosa. Os vencedores foram Mapa Verde em Ilha Grande (Inovar na Comunidade) e Ecoweb (Inovar na Escola), este também premiado pela comissão.
Leandro Bevilacqua
Mapa Verde quer levar educação ambiental para moradores da Ilha Grande
Antonio Santos
Elaine, coordenadora do projeto Mapa Verde, realiza atividade ecológica com estudantes
O objetivo do projeto Mapa Verde, iniciativa do Instituto Jataí de Desenvolvimento Sustentável, é que os habitantes das comunidades de Ilha Grande possam realizar um mapeamento socioambiental, destacando os recursos hídricos e naturais da região. O mapeamento também deve apontar ações culturais e iniciativas de proteção do meio ambiente do local.Dentro do projeto, o celular vai funcionar como uma ferramenta para a produção de vídeos sobre os diferentes ambientes existentes na região. Além disso, um aplicativo deve ser criado especialmente para o mapeamento, permitindo que sejam armazenadas informações descritivas e visuais sobre as principais características do local. Segundo Elaine Senemo, coordenadora do Mapa Verde, a ideia é que primeiramente os habitantes adquiram maior conhecimento sobre a importância da manutenção do ecossistema e dos valores sociais locais. “Mais importante ainda, é mostrar que eles também podem contribuir para essa mudança”, afirma. Além disso, por se tratar de uma região ecoturística importante, o Mapa Verde da Ilha Grande também pode ser útil como um mecanismo de conscientização de visitantes.
Acompanhe também nossa página no Facebook.
Veja mais sobre os projetos premiados este ano: