Para chegar aos quatro vencedores da 3ª edição do Prêmio Instituto Claro, a comissão julgadora elegeu 13 finalistas nas duas modalidades, Inovar na Comunidade e Inovar na Escola. Esses projetos apresentavam o uso consistente das TICs (tecnologias da informação e comunicação), com destaque para a utilização dos dispositivos móveis.

A escolha dentre esses 13 finalistas também contou com a participação dos funcionários da Claro, em uma votação interna: além de conhecer um pouco mais sobre os projetos, os funcionários puderam eleger duas iniciativas – uma de cada modalidade – para receber uma menção honrosa. Os vencedores foram Mapa Verde em Ilha Grande (Inovar na Comunidade) e Ecoweb (Inovar na Escola), este  também premiado pela comissão.

Leandro Bevilacqua

 

Mapa Verde quer levar educação ambiental para moradores da Ilha Grande

Antonio Santos

Elaine, coordenadora do projeto Mapa Verde, realiza atividade ecológica com estudantes

O objetivo do projeto Mapa Verde, iniciativa do Instituto Jataí de Desenvolvimento Sustentável, é que os habitantes das comunidades de Ilha Grande possam realizar um mapeamento socioambiental, destacando os recursos hídricos e naturais da região. O mapeamento também deve apontar ações culturais e iniciativas de proteção do meio ambiente do local.Dentro do projeto, o celular vai funcionar como uma ferramenta para a produção de vídeos sobre os diferentes ambientes existentes na região. Além disso, um aplicativo deve ser criado especialmente para o mapeamento, permitindo que sejam armazenadas informações descritivas e visuais sobre as principais características do local. Segundo Elaine Senemo, coordenadora do Mapa Verde, a ideia é que primeiramente os habitantes adquiram maior conhecimento sobre a importância da manutenção do ecossistema e dos valores sociais locais. “Mais importante ainda, é mostrar que eles também podem contribuir para essa mudança”, afirma. Além disso, por se tratar de uma região ecoturística importante, o Mapa Verde da Ilha Grande também pode ser útil como um mecanismo de conscientização de visitantes.

Acompanhe também nossa página no Facebook.

Veja mais sobre os projetos premiados este ano:

Prêmio Instituto Claro reconhece 4 iniciativas que fazem das TICs instrumentos para o desenvolvimento social

Premiado pelo Instituto Claro, o projeto Zoom, um Toque de Comunicação, realiza trabalho com autistas

Projeto vencedor do Prêmio Instituto Claro reúne diferentes mídias para criar um jogo narrativo de realidade alternativa

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.