Conteúdo cobrado em concursos para professores e na Prova Nacional Docente (PND), a didática é a ciência que estuda os processos de ensino e aprendizagem.
“Envolve professor, aluno e conteúdo”, resume a mestra em educação e professora de conhecimentos pedagógicos e legislação educacional Késsia Montezuma.
Para responder às questões sobre didática em provas para professores, a especialista lembra que é fundamental conhecer os componentes do processo de ensino-aprendizagem. São eles:
- Objetivos: respondem à pergunta “para que ensinar?”
- Conteúdos: respondem à pergunta “o que ensinar?”. “São os objetos sistematizados em diferentes campos do saber, ou seja, em disciplinas”, explica Montezuma.
- Métodos: respondem à pergunta “como e com o que ensinar?”. “São os meios, técnicas, recursos e estratégias pedagógicas que auxiliam o processo de ensino.”
- Avaliação: responde à pergunta “para que avaliar?”. “É o componente do processo de ensino que, por meio da verificação e qualificação dos resultados, permite verificar se estes correspondem aos objetivos propostos e, com isso, orientar as atividades seguintes”, assinala.
Professor especialista em conhecimentos pedagógicos para concursos na área da educação, Davi Damasceno destaca que algumas literaturas ainda trazem um quinto componente, “recursos”, isolado da didática.
“Quando organizados pelo professor, eles representam o processo de planejamento escolar”, descreve o docente.
Mudanças na PND
A Prova Nacional Docente (PND) é um exame unificado do governo federal que avalia os conhecimentos pedagógicos dos candidatos a professor, funcionando como etapa comum e padronizada nos concursos públicos do país.
“O professor não precisará prestar provas em diferentes estados e municípios, basta utilizar a nota da avaliação por até três anos”, explica Damasceno.
Segundo ele, a PND passou a cobrar a didática dentro do tema planejamento de ensino e aprendizagem. “A prova deve trazer questões sobre a didática em conjunto com a prática docente, ou seja, sobre a execução do planejamento de ensino”, diferencia.
Erros comuns
De acordo com Damasceno, os erros mais frequentes cometidos pelos candidatos em questões sobre didática são:
- Dificuldade em compreender a situação proposta sob a ótica da didática;
- Desconhecimento de conceitos fundamentais, como planejamento e avaliação; e
- Confusão entre os tipos de planejamento. “O planejamento de ensino pode ser dividido em plano de curso (para o ano inteiro), de unidade (sobre um tema específico, abrangendo algumas semanas) e plano de aula (para um dia)”, esclarece.
Temas correlatos
A avaliação está entre os componentes da didática recorrentes nas provas.
“Avaliar não é apenas aplicar provas, mas diagnosticar, orientar e acompanhar o desenvolvimento do estudante, valorizando o percurso”, ressalta o professor.
“Os principais tipos de avaliação são: diagnóstica, que identifica conhecimentos prévios; formativa, que ocorre durante a aprendizagem; e somativa, que é quantitativa, com nota”, explica Damasceno.
Montezuma destaca também a relação da didática com a inclusão. “Ela contribui para atender alunos com necessidades educacionais especiais por meio de diferentes métodos, estratégias pedagógicas e recursos apropriados às especificidades de cada educando”, aponta.
“A inclusão se concretiza quando o planejamento considera a diversidade presente na escola e na sala de aula. Como o ensino é planejado e sistematizado, isso possibilita adaptações e flexibilizações”, complementa Damasceno.
Como materiais de apoio, ele recomenda os livros “Didática”, de José Carlos Libâneo, e “A prática educativa: como ensinar?”, de Antoni Zabala.
Montezuma sugere “Repensando a didática”, de Antônia Osima Lopes, e “Didática: o ensino e suas relações”, de Ilma Passos Alencastro Veiga.
Vale ainda conhecer a trajetória de Comenius (1592-1670), considerado o pai da didática moderna. “Ele foi o primeiro educador a organizar e publicar princípios pedagógicos de forma estruturada, no livro “Didática Magna” (1657). Defendeu o lema de que a didática é a arte de ensinar tudo a todos”, conclui Montezuma.
Veja mais:
Como o financiamento da educação é cobrado em concursos públicos?
Saiba 10 pontos sobre educação especial e inclusiva cobrados em concursos
O que são tendências pedagógicas e como são cobradas em concursos?
Diretrizes Curriculares Nacionais: como estudar para concursos?
Descubra 5 temas do PPP mais cobrados em concursos para professores
Crédito da imagem: FG Trade – Getty Images