Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 “Na escola pública, você tem uma variedade muito grande de cultura, criações, concepções.
Eu acho que isso também é importante.”
(Lilian Toyota, professora e mãe)

A professora Ana Claudia Ferreira e a turma do 2º ano da EE Nossa Senhora do Retiro. A escola fica localizada em Pirituba, Zona Norte de São Paulo (Acervo Pessoal Ana Claudia Ferreira)

Em momentos de crise financeira, algumas mudanças se fazem necessárias para o equilíbrio orçamentário das famílias. A troca da escola particular para a pública é uma das escolhas capazes de favorecer o orçamento, mas nem sempre é vista com naturalidade pelos pais e alunos. Afinal, o discurso corrente coloca as instituições públicas como necessariamente menos qualificadas do que as privadas. Mas será que esse cenário é real para todas as situações? Poderiam ser observados benefícios nessa transição, inclusive no que se refere à aprendizagem?

 Colocamos esse tema em pauta com a educadora Ana Claudia Ferreira, da Escola Estadual Nossa Senhora do Retiro, que fica quase na divisa entre Pirituba e Freguesia do Ó, zona norte de São Paulo. Segundo a professora, por não estar em uma região central, essa escola teve um pequeno aumento de alunos vindos da rede privada (cerca de 5%), em 2017. A principal causa que ela e os demais professores da escola veem para essa migração é a dificuldade no aprendizado. “Eu fiz uma leitura de que há uma pressão da rede particular para que esses alunos saiam da rede privada, por conta de provas, média de notas e qualidade das escolas”.

Mãe de Caio, de 16 anos, a também professora Lilian Toyota mudou o filho para a rede pública quando ele ingressou no 2º ano do ensino médio. O ponto de partida para essa decisão foi a situação financeira, mas a escolha se deu também porque ela vê a rede pública como uma porta de entrada para as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), caminho que Caio pretende seguir.

Depois de um tempo em contato com o novo ambiente, confirmam-se algumas defasagens, mas também há a percepção de pontos positivos. “O Caio elogia a escola, gosta bastante da dinâmica dos professores e do que é ofertado”, ressalta Lilian.

O maior aprendizado, no entanto, notado por pais e filhos, é que escolas estaduais e municipais, por possuírem um público mais diversificado, ensinam crianças e jovens a conviverem com outras realidades, o que pode fazer com que cresçam com menos preconceitos.

Créditos:

As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são: “O eterno Deus Mu dança” (Gilberto Gil / Celso Fonseca), com Gilberto Gil; “Linda juventude” (Flávio Venturini / Márcio Borges), com 14 Bis; “Normal é ser diferente” (Jair Oliveira), com Grandes Pequeninos.

Links:

– Veja 8 dicas que o NET Educação preparou para quem está pensando em transferir o filho para escola pública.
– O professor Eugênio Bucci analisa a deterioração do ensino público

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.