Os professores enfrentam, atualmente, desafios múltiplos: engajar os alunos nas atividades em sala de aula, fazer com que eles dominem os conteúdos e, ainda, aprendam significativamente a passar pelos desafios da vida. Como os educadores podem fazer isso? Mais uma vez, a tecnologia aponta para infinitas possibilidades, simples e fáceis, para os professores planejarem suas aulas, atendendo aos múltiplos estilos de aprendizagem de seus alunos.

Para diversificar a forma de apresentar os conteúdos e personalizar a aprendizagem, compartilho uma excelente ferramenta para criar lições interativas. O nome do aplicativo é EDpuzzle, uma ferramenta de avaliação formativa que roda na web, ou seja, que funciona a partir de qualquer navegador conectado à internet. O benefício do aplicativo é que ele proporciona ao professor mais tempo disponível para o aprendizado já que a lição é previamente feita pelos alunos antes da aula no modelo de Flipped Classroom, a chamada Sala de Aula Invertida.
Os professores começam por escolher um vídeo (que esteja disponível em um site ou de sua própria autoria). Fazem o ‘upload’ e, com a conta logada no aplicativo, podem recortar o vídeo, inserir uma mensagem de áudio, gravações de voz, criar questões de múltipla escolha ou de resposta aberta. Em seguida, criam uma sala virtual na plataforma do aplicativo e convidam seus alunos a assistirem aos vídeos com as informações e perguntas embutidas, podendo definir prazo para os alunos responderem às atividades propostas. Os estudantes podem usar qualquer dispositivo para responder, basta ter o aplicativo instalado.
A vantagem para os educadores é que a ferramenta permite que se saiba previamente quais alunos completaram a atividade, quais mostraram domínio do conteúdo e quais precisam passar mais tempo estudando o conceito. Além disso, a plataforma disponiliza no painel web do aplicativo todas as respostas dadas pelos alunos, que podem ser exportadas posteriormente em uma planilha. Há também a possibilidade dos professores compartilharem suas criações com os outros colegas da disciplina antes de aplica-las em sala de aula.
A edição da atividade é feita no painel web do aplicativo por meio da criação de uma conta gratuita. Os alunos podem acessar as atividades na web, nos dispositivos móveis dos sistemas iOS e Android, ou ainda por uma extensão do Google Chrome.
Vale muito a pena testar.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.