Sugestão de leitura
Diversas são as possibilidades de abordar o tema 11 de setembro – e, portanto, são diversas as possibilidades de leituras. Por isso é que sugerimos uma leitura de abordagem multidisciplinar, proveniente de um dos grandes nomes da diplomacia brasileira. O texto “a islamização da agenda”, de Rubens Ricupero, publicado na Revista Política Externa e disponível no site indicado auxilia na compreensão das diversas ramificações problemáticas que tiveram como motor os fatos ocorridos em 11 de setembro de 2001. Sugerimos, todavia, uma consulta aos links, livros e filmes indicados abaixo, para as diversas temáticas que podem ser de interesse do professor.

A islamização da agenda, Rubens Ricupero

Indicação de links
Os links mais completos sobre o 11 de setembro são muito comuns em inglês, por conta da relevância do assunto nos EUA. Assim, recomendamos abaixo 3 sites em português e 4 em inglês. Seguem comentários detalhados sobre cada um, em vista de suas peculiaridades.

• Portal BBC (em português): atualizado constantemente, o portal mantido pela BBC Brasil traz não só explicações, fotos, reportagens e artigos sobre o 11 de setembro, como também uma série de páginas temáticas que tratam de seus diversos aspectos. Trata-se de um material de pesquisa muito interessante para a coleta de material e utilização.

• Cobertura jornalística da Globo: link dedicado a diversos vídeos sobre o 11 de setembro, com a cobertura jornalística da Rede Globo. As reportagens mostram o quanto os atentados chocaram o mundo e como repercutiram na mídia nacional.

Veja todos os blocos do jornal

• Textos da Wikipedia. No caso do 11 de setembro, pode-se considerar a página do Wikipedia  um grande repositório de informações e links. Tanto os textos em português quanto em inglês trazem um conjunto muito significativo de informações que não pode ser ignorado. A maior página de informação colaborativa do mundo merece, neste caso, uma visita cuidadosa e atenta. A versão em inglês é ainda mais rica, contendo mais de 20.000 palavras e quase 300 links.

Memorial do 11 de setembro (em inglês). Além de possuir uma ilustrativa linha do tempo, a página permite conhecer o projeto do memorial a ser inaugurado em 2011, seu conteúdo e suas exposições, além de possuir uma área dedicada ao ensino-aprendizagem (teach + learn)

• Arquivo digital do 11 de setembro (em inglês): um dos sites mais completos da web, contém diversas coleções de documentos, textos, liks, fotos, vídeos e informações. Trata-se de um site que pode ser considerado uma grande fonte de pesquisa sobre o assunto.

Notícias do 11 de setembro (em inglês): O site possui quantidades enormes de textos e imagens coletadas das mais diversas fontes jornalísticas do mundo. Reportagens, fotos, capas de jornal, discursos presidenciais, linhas do tempo e links podem ser livremente consultados.
http://www.september11news.com

• Contador de mortos e feridos (em inglês): destacamos o presente site, pois revela, em detalhes e de forma documentada, todas as baixas e feridos dos exércitos liderados pelos EUA nas guerras do Afeganistão e Iraque, incluindo a forma com que foram atacados e mortos.

Indicação de livros

• 11 de Setembro de 2001 – A queda das Torres Gêmeas de Nova York. José Carlos Sebe Bom Meihy. Série Lazuli Rupturas. Ed. Companhia Editora Nacional. 2005
Este breve livro traça um bom panorama do histórico e das principais questões que cercam os ataques ao WTC. Pode-se considerar um ótimo resumo sobre o tema, que poderá orientar futuras pesquisas e provocar discussões.

• Plano de Ataque – A história dos vôos de 11 de setembro. Ivan Sant’Anna. Ed. Objetiva. 2006.
Jornalista conhecido por se interessar e estudar diversos acidentes aéreos, Sant’Anna desmembra a preparação do plano de ataque realizado pela Al-Qaeda e Osama bin Laden. O livro traz detalhes sobre a seleção e preparação dos terroristas que realizaram os ataques.

• A comissão – A história sem censura da investigação sobre o 11 de setembro. Philip Shenon. Ed. Larousse do Brasil. 2008.
Shenon foi um jornalista responsável por cobrir a comissão instituída pelo Congresso dos Estados Unidos para apurar a ação governamental nas atividades de prevenção ao terrorismo nos EUA. O livro expõe detalhes acerca das movimentações políticas para a condução, controle e, principalmente, manipulação das investigações.

• 11 de setembro. Noam Chomsky. Editora Bertrand Brasil. 2005.
Um dos mais influentes e duros críticos à administração de George W. Bush em sua política externa, Noam Chomsky fora reiteradamente entrevistado após o 11 de setembro de 2001. O livro é uma coletânea de entrevistas que traz interessantes questionamentos sobre o tema.

• Bem-vindo ao deserto do real. Slavoj Zizek. Coleção Estado de Sítio. Boitempo Editorial. 2006.
Em cinco ensaios, o filósofo Slavoy Zizek, um dos grandes pensadores da atualidade, analisa sob ângulos variados o 11 de setembro. Nestes artigos, o autor abre seu arsenal de referências filosóficas, políticas, culturais, psicanalíticas etc. e, com grande fôlego intelectual, aprofunda-se nos reflexos dos ataques às torres gêmeas.

Indicação de filmes

• 11/9 de Jules Naudet, Gedeon Naudet e James Hanlon. EUA (2002).
Há somente um único registro filmado do primeiro avião a se chocar contra as torres do WTC. Tratava-se de um vídeo quase amador que seria utilizado em um documentário sobre a vida dos aspirantes a bombeiros em Nova York. Por enorme coincidência, os irmãos Naudet estavam no centro de Manhattan, com câmeras nas mãos, no dia do atentado. Cenas impressionantes e tocantes (incluindo a presença da câmera no interior de uma das torres enquanto a outra desaba) dão uma brilhante demonstração da participação e heroísmo dos bombeiros na manhã do ataque e nos dias que se seguiram.

• Fahrenheit 11/9 de Michael Moore. EUA (2004).
O polêmico diretor Michael Moore expõe neste bem amarrado documentário a sua tese sobre os interesses privados de George W. Bush e a cúpula de sua administração na geopolítica do Oriente Médio, que teriam não só possibilitado os ataques às Torres Gêmeas como também desencadeado a invasão do Iraque.

Procedimento Operacional Padrão de Errol Morris. EUA (2008).
O impressionante documentário mostra que os abusos de Abu Ghraib não se trataram de mero desvio de caráter de alguns militares norte-americanos. Ao contrário, revelam uma face institucional do tratamento de presos e suspeitos pelas forças armadas na guerra do Iraque.

O Instituto Claro abre espaço para seus colunistas expressarem livremente suas opiniões. O conteúdo de seus artigos não necessariamente reflete o posicionamento do Instituto Claro sobre os assuntos tratados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.