O acesso crescente aos conteúdos digitais tem derrubado barreiras facilitando a busca pelo conhecimento. Para planejar suas aulas, professores podem buscar obras, imagens e arquivos que oferecem uma imensa diversidade de fontes para seus alunos. Não é preciso mais ficar refém de arquivos raros nem cruzar o oceano para ver as obras dos mais importantes museus do mundo.

Pensando nisso, o NET Educação selecionou algumas instituições que disponibilizam seu acervo online. A partir de uma busca, prática e rápida, você pode conhecer e compartilhar diversas imagens que fizeram história e trabalhar para construir conhecimento.

– Biblioteca pública de Nova Iorque 
A biblioteca pública de Nova Iorque disponibilizou seu magnífico acervo de imagens. No site, você pode encontrar coleções como: a cidade de Nova Iorque, moda, designers, natureza, história LGBT, posters, mapas, etc. O que mais impressiona para nós brasileiros são as raras imagens do Brasil na época imperial, uma rica fonte para trabalhar o olhar do colonizador.

– Biblioteca Digital Mundial 

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. O site oferece a opção de acessar as imagens a partir de uma linha cronológica, mapas interativos e temas. Pode-se explorar também por meio de lugares, período, tópico, idioma, entre outros.

– Rijks Museum, de Amsterdã
 
Para quem procura obras de arte em alta resolução para usar em suas aulas, o Rijks Museum disponibilizou 155 mil delas no acervo online ou para download. O museu holandês mescla arte com história e traz nomes como: Jacob van Ruysdael, Frans Hals, Fra Angelico, Vermeer e Rembrandt. Vale a pena conferir o acervo de um dos maiores museus da Europa.

– Grafite: Traga a arte de rua para sua aula! 

Google Art Project reúne a arte de rua da capital paulista. A São Paulo Street Art apresenta 189 itens de nomes importantes do grafite nacional como Titi Freak, Os Gêmeos, Swoon e Celso Gitahy.

– Museu J. Paul Getty, Los Angeles
O Museu J. Paul Getty, além de disponibilizar milhares de imagens de objetos como antiguidades do período neolítico, vasos etruscos, estátuas gregas, bustos romanos, manuscritos medievais, gravuras e mobiliário também colocou na web vídeos com explicações sobre o acervo, disponíveis para download gratuito no site da instituição.
– Museu Guggenheim, de Nova York 
Arte construtivista, pintura figurativa, cubismo, dadaísmo ou surrealismo. O Museu Guggenheim possui um acervo online com mais de sete mil obras de arte moderna e contemporânea, com busca por artista, movimento e tipo de obra. O site também disponibiliza mais de 90 catálogos de arte que podem ser lidos online e oferece uma introdução ao trabalho de artistas como Alexander Calder, Edvard Munch, Francis Bacon, Gustav Klimt e Kandinsky.
– Metropolitan Museum of Art, de Nova York
O Metropolitan Museum of Art disponibilizou mais de 200 mil itens para navegar por temas como arte egípcia, armas antigas, arte medieval, entre outros. Lá se pode encontrar um antigo afresco da cidade romana de Pompéia e a escultura egípcia “Esfinge de Hatshepsut”, que data de 1479 a.C.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 1 dia
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 2 dias
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 4 semanas
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.