Conteúdos
Imigração através de Imagens
Objetivos
Discutir movimentos migratórios no Brasil e no mundo através da leitura de imagens. Compreender que imagem é texto e pode ser lida. Realizar a leitura da imagem Emigrantes, de Domingos Maria Xavier Rebelo, e compará-la a obra Os Regressantes de Tomás Vieira.
Antes de dar início às etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.
1ª Etapa: Conhecendo o autor
Inicie a aula apresentando a imagem Emigrantes, sem aprofundar-se. Sugira que os alunos pesquisem sobre o autor. Cada aluno deverá registrar um aspecto que achar interessante sobre o pintor Domingos Rebelo, para ser socializado em sala. A pesquisa pode ser feita na sala de informática da escola ou em casa (utilize link 2).
O professor deverá complementar os dados, apresentados pelos alunos, se necessário, organizando um texto coletivo (nessa modalidade de produção, o professor passa a ser o escriba da classe, organizando na lousa os dados pesquisados e trazidos pelos alunos ). Enquanto compõe o texto na lousa, aproveita para acrescentar dados que julgue relevantes, e que não foram citados sobre Domingos Rebelo, veja as sugestões:
• Período de vida.
• Local onde nasceu e viveu.
• Principais obras.
• Curiosidades sobre as principais obras.
• Fatos de sua vida que se relacione com o regionalismo em suas pinturas.
• Período que ele retratou.
• Sua importância para a cultura local.
2ª Etapa: Leitura de imagem
Apresente, por meio de um data-show, projetor ou fotocópia, a imagem da tela Os Emigrantes de Domingos Rebelo (lembre-se de colocar a legenda, disponível no link 1).
Inicie com os alunos a leitura da imagem, incentivando-os a observar detalhes.
Organize o processo coletivamente (caso os alunos não tenham esta vivência) ou em grupos, utilizando o roteiro de leitura de imagem a seguir para produzir um texto, caso os alunos já possuam esta habilidade.
Observe a sugestão de roteiro para a leitura da imagem:
• De quem é esta imagem (pintor, fotógrafo…).
• Quando a imagem foi feita?
• Que tempo histórico ela retrata?
• O que ela mostra? (Se for um acontecimento, o que se sabe sobre ele? Ou simples descrição).
• Tem pessoas? Descreva posturas, vestimentas, expressões.
• Como se sentem essas pessoas? Por quê?
• O que você acha que está acontecendo?
• Sobre a arquitetura o que pode ser percebido (tempo, estilo, cores …)?
• Motivos que o autor teria para produzir esta imagem.
• Quantos planos? O que está em cada plano?
• Curiosidades.
• Abra uma discussão com a classe, para comparar as leituras da imagem.
3ª Etapa: Localização no espaço
Observe no Atlas Geográfico a localização do Arquipélago do Açores (link 4).
Discuta a localização, distância do continente Americano, oceano que separa o arquipélago do continente Americano (link 4).
4ª Etapa: Fechamento
Reapresente a obra Os Emigrantes e proponha que relacionem o que já sabem sobre a imagem com as informações construídas na etapa nº 3.
Apresente aos alunos uma nova imagem, “Os Regressantes” (link 1) e compare com a imagem “Os Emigrantes”. Os alunos, em grupos, organizarão um texto sobre a comparação entre as imagens, utilizando o conhecimento obtido nas aulas anteriores.
Materiais Relacionados
Para obter as imagens que serão analisadas, acesse.
Para conhecer mais sobre a vida e a obra do pintor Domingos Rebelo, acesse aqui e aqui.
Para saber mais sobre a imigração no Brasil, acesse aqui e aqui.
Para observar o mapa do Arquipélago dos Açores e informações sobre o lugar. Acesse:
Site 1
Site 2
Site 3
Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: Imigração através de Imagens. Profa. Edileine Lima Souza.