O movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos foi um conjunto de ações, protestos e mobilizações realizadas principalmente entre as décadas de 1950 e 1960 com o objetivo de combater a segregação racial, a discriminação e a desigualdade sofridas pela população negra.

A resistência pacífica, os boicotes, marchas e manifestações levaram a mudanças importantes na legislação, que ajudaram a promover o acesso a educação, transporte, voto e emprego pela população negra. Entre principais lideranças, destacaram-se Martin Luther King Jr., Rosa Parks e organizações como a Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP).

Além disso, o movimento pelos direitos civis também influenciou outras lutas, como movimentos pelos direitos das mulheres, das pessoas LGBTQIAPN+, imigrantes e por justiça social em diversas partes do mundo.

Na escola, apresentar o tema aos alunos permite que eles compreendam o valor da cidadania, da justiça social e da luta por direitos humanos, além de estimular a reflexão sobre preconceito, respeito à diversidade e participação social.

A seguir, reunimos oito materiais que reúnem textos, mapas históricos e fotografias que ajudam a compreender como a luta por igualdade de direitos marcou a história e ainda inspira ações no presente.

1) O maio de 1968 – A luta dos direitos civis nos Estados Unidos (Jornal da USP)

O texto analisa os acontecimentos de 1968 nos Estados Unidos, como os movimentos contra a guerra do Vietnã, pela libertação sexual e pelos direitos civis, incluindo a atuação dos Panteras Negras e a perseguição a líderes como Angela Davis. Mostra como essas lutas questionaram o modelo de sociedade da época e deixaram heranças na cultura, na política e na busca por igualdade que ainda repercutem ainda hoje.

2) O que significou a luta de Martin Luther King para a história (National Geographic Brasil)

A reportagem apresenta a trajetória de Martin Luther King Jr., pastor batista e ativista norte-americano que se tornou símbolo da luta pelos direitos civis e humanos no século XX. Reconhecido por defender a igualdade e a justiça de forma pacífica, King inspirou movimentos contra o racismo em todo o mundo. Seu discurso “Eu tenho um sonho” e sua liderança marcaram conquistas históricas, como o direito ao voto livre nos EUA.

3) Fim da segregação racial nos ônibus dos EUA (USP)

O texto do professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP) Robert Sean Purdy trata do papel de Rosa Parks e Martin Luther King Jr. no movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos. Rosa Parks se tornou símbolo da luta contra a segregação racial ao se recusar a ceder seu lugar a uma pessoa branca em um ônibus, em 1955, ato que gerou sua prisão e provocou um boicote de 385 dias ao transporte público em Birmingham, pressionando a Suprema Corte a declarar ilegal a segregação nos ônibus em todo o país.

4) Cultura de paz e direitos civis são legados de Martin Luther King (Instituto Claro)

A reportagem destaca a vida e o legado de Martin Luther King Jr., pastor e ativista pelos direitos civis, assassinado em 1968. Ela mostra sua luta contra o racismo e a segregação por meio da não-violência e da desobediência civil, como na marcha de Washington em 1963. Também discute os avanços conquistados pelos negros nos Estados Unidos, as limitações desses direitos na prática e as semelhanças com outras lutas por justiça social, como a de Marielle Franco no Brasil.

5) Artigo – A luta pelos direitos civis nos EUA

O artigo do bacharel em relações internacionais Wilton Bruno Cardoso da Silva analisa os principais eventos da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, refletindo sobre sua relevância atual e as mudanças legislativas promovidas para combater a desigualdade e a discriminação racial.

6) Movimento americano pelos direitos civis (Enciclopédia Britannica)

O texto da Enciclopédia Britannica aborda o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos, explicando quando ele começou, quem foram algumas das figuras mais importantes envolvidas e quais conquistas foram alcançadas a partir dessa luta por igualdade e justiça social. O site está em inglês, mas pode ser lido em português utilizando extensões de navegador que fazem a tradução automática do texto.

7) O movimento dos direitos civis (Biblioteca Nacional dos Estados Unidos)

Descreve momentos marcantes do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos como o caso “Brown v. Board of Education”, quando uma decisão histórica da Suprema Corte dos Estados Unidos, em 1954, declarou inconstitucional a segregação racial nas escolas públicas, a prisão de Rosa Parks, que se recusou a ceder seu assento a um passageiro branco, o discurso de Martin Luther King Jr., em Washington, entre outros. O texto em inglês pode ser traduzido automaticamente para o português utilizando extensões de navegador.

8) Trilha dos direitos civis

O site se dedicada a preservar e divulgar os marcos históricos da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Ele oferece informações sobre mais de 130 locais significativos, como igrejas, escolas, tribunais e museus, que desempenharam papéis centrais nos movimentos sociais das décadas de 1950 e 1960, especialmente no Sul do país. O texto em inglês pode ser convertido para português automaticamente por meio de extensões de navegador.

Leia mais:

7 planos de aula de história para ensinar sobre revoluções

Lugar de fala na escola: professores brancos podem tratar de racismo estrutural?

8 links para falar sobre feminismo com os alunos

Crédito da imagem: LeoPatrizi – Getty Images

Talvez Você Também Goste

Notícias

Ensino inclusivo de geografia: 4 conteúdos para criar cartografia tátil

Mapas adaptados permitem ensinar espaço geográfico a alunos cegos e com baixa visão

há 3 semanas
Notícias

Confira 6 livros para explorar a história do Antigo Egito com os alunos 

Obras ajudam a contemplar a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africanas

há 3 semanas
Notícias

Conheça 4 livros que ajudam o professor a explicar o Plano Real

Conteúdo é abordado inicialmente nos anos finais do ensino fundamental, depois retomado no ensino médio

há 2 meses
Notícias

Descubra 6 materiais para utilizar a oralidade no ensino da língua portuguesa

Textos da cultura popular e de tradição oral podem ser usados na alfabetização e no desenvolvimento linguístico

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.