Diversos mitos rondam o feminismo, movimento que tem como base a igualdade social entre os gêneros. Foi esse o foco da primeira onda feminista, que se iniciou no final do século XIX e mobilizou mulheres brancas, da classe média, em prol do direito ao voto e de uma vida fora do lar.

Na década de 60, a segunda onda feminista abordou o direito ao corpo, enquanto, nos anos 80, a publicação de pensadoras negras, como Ângela Davis, trouxe para a discussão como as opressões atingem o público feminino de modo diferente, de acordo com sua raça e classe social.

Para falar sobre o feminismo em sala de aula e suas interfaces com temas importantes como violência, estereótipos e desigualdades sociais vinculadas ao gênero, selecionamos oito links. São vídeos didáticos, planos de aula, exemplos de boas práticas, entre outros conteúdos que ajudam a explicar a importância de uma sociedade igualitária. Confira!

Vídeo – Especial “Precisamos falar sobre o feminismo”
A Defensoria Pública do Estado de Roraima elaborou, em seu canal no YouTube, uma playlist com onze vídeos sobre o tema. Com linguagem didática, os conteúdos abordam assuntos como igualdade entre gênero, proteção à mulher, entre outros.

Vídeo – TED “Nós Deveríamos Todos Ser Feministas”, com Chimamanda Ngozi Adichie
Em uma palestra sincera e divertida, a escritora nigeriana questiona os papéis dos gêneros e sugere uma forma alternativa de pensar sobre eles, visando promover a igualdade entre homens e mulheres.

Linha do tempo – História do feminismo
O projeto Universidade Livre Feminista elaborou uma linha do tempo sobre o feminismo de forma mais geral. “Geralmente, considera-se como marco da historiografia feminista a luta organizada das mulheres por igualdade de direitos e deveres durante a Revolução Francesa. Mas se pensarmos na história do feminismo em um sentido mais amplo […] essa história e os fatos que a marcam são muito mais diversos”, explica o site, que reúne marcos do período escravagista do Brasil e personagens femininas que se destacaram na história do país.

Vídeo – Tem um minuto pra palavra do feminismo?
A jornalista e youtuber Jout Jout usou o seu canal para explicar, de forma didática, alguns mitos relacionados sobre o feminismo. “Homens podem ser feministas?” e “Toda feminista é revoltada?” são alguns dos estereótipos desconstruídos.

Vídeo – A história do feminismo
O Philos TV – canal de documentários do YouTube vinculado à Globosat – elaborou um vídeo de aproximadamente dois minutos e meio para explicar a evolução do movimento feminista do final do século XIX até o momento atual. O material ainda ganha destaque por mostrar as diferenças entre as reivindicações de diferentes grupos sociais, como mulheres negras e brancas.

Vídeo – Feminismo – princípios do empoderamento feminino
Entrevista com a gerente de conteúdo da organização não governamental (ONG) Think Olga, Luise Bello, para a Philos TV. A especialista explica o movimento do empoderamento feminino e seus objetivos.

Artigo – Gênero e empoderamento feminino na sala de aula: uma oficina no Pibid história
A publicação aborda uma experiência ocorrida nas aulas de história com alunos do 9º ano da escola Dom Moisés Coelho, de Cajazeiras (PB). Nela, três graduandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) usaram charges, imagens e música para discutir a igualdade entre homens e mulheres.

Planos de aula – O valente não é violento
A ONU Mulheres lançou, em 2016, uma proposta de currículo educativo e seis planos de aula para os professores conscientizarem seus alunos sobre o direito das mulheres de viverem uma vida livre de violências e discriminações. Os planos abordam temáticas como: sexo, gênero e poder; violências e suas interfaces; estereótipos de gênero e esportes; estereótipos de gênero, raça/etnia e mídia; estereótipos de gênero, carreiras e profissões: diferenças e desigualdades; vulnerabilidades e prevenção.

Veja mais:
Projeto de geografia trata de gênero e sexualidade no espaço escolar
Gênero na escola é tema de e-book gratuito

Crédito da imagem: Nadezda_Grapes – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

9 links que abordam a educação não sexista

Sugestões abordam recursos para eliminar estereótipos de gênero e promover igualdade

há 9 meses
Notícias

7 livros para inspirar o empoderamento feminino em estudantes

Obras ensinam que habilidades não são definidas por gênero e que alunas podem transformar realidades

há 4 anos
Notícias

Cartilha apresenta atividades educativas sobre relações de gênero para crianças

Material de apoio traz nove roteiros pedagógicos que podem ser aplicados em sala de aula

há 5 anos
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 14 horas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.