Como a espécie humana evoluiu até chegar aos tempos de hoje? Esse é o foco de uma série de vídeos produzida pelo Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Canal Arqueologia e Pré-História. São cinco capítulos disponibilizados gratuitamente em uma playlist do YouTube.

O primeiro episódio se dedica ao conceito de evolução biológica. Na sequência, crianças e adolescentes podem entender melhor as ciências que estudam o passado, como a arqueologia. O terceiro capítulo explica a escala geológica do tempo, enquanto o quarto esclarece as relações entre fossilização e preservação. Já o quinto vídeo se aprofunda nos métodos que ajudam os cientistas a descobrirem as datas de artefatos e fósseis encontrados nas escavações.

Com apresentação do arqueólogo Juca Moreno de Sousa, episódio três fala sobre a escala geológica do tempo (crédito: reprodução do vídeo)

A arqueologia é uma ciência importante para entender como era a vida em tempos antigos. Por meio de materiais encontrados em escavações e coletas – tais como fósseis, artefatos e monumentos – essa ciência ajuda a entender costumes e culturas dos povos antigos. Para os alunos da educação básica, estudar seus procedimentos e descobertas traz para mais perto da realidade dos jovens temas, até então, abstratos e desconhecidos, como as formas de convívio entre civilizações que habitaram o planeta em outros momentos, seus hábitos religiosos, alimentares e sociais.

Arqueologia ajuda alunos a entenderem que registro histórico vai além da escrita
Como os objetos podem ensinar sobre contextos históricos?
Vídeos revelam curiosidades sobre os povos da Amazônia pré-colonial