A Semana de Ação Mundial (SAM), iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política em prol do direito à educação, disponibilizou os materiais referentes à mobilização de 2018. Para este ano, foram produzidos um manual de atividades e um dossiê sobre os retrocessos da educação nos últimos anos. Para acessá-los, basta entrar no site da SAM na aba “Materiais”, e os documentos de subsídios, na aba “Subsídios”. No portal, é possível encontrar os materiais digitais de divulgação.

A SAM brasileira é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação há 15 anos e, em 2018, acontece de 3 a 10 de junho. Este ano, a mobilização está dedicada ao monitoramento da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) e à preservação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O mote é “Se prioridade é a educação, tirem a tesoura da mão! Direitos valem mais, não aos cortes sociais”. O tema relembra ainda a emenda constitucional (EC) 95, de 2016, conhecida como emenda do teto dos gastos públicos, que estabelece a redução de investimentos em educação, saúde, assistência social e em outras políticas semelhantes por 20 anos.

Lançada pela Campanha Global pela Educação (CGE), a Semana de Ação Mundial pressiona os governos para que cumpram os acordos internacionais da área, anteriormente o Programa Educação para Todos (Unesco, 2000) e os compromissos do Marco Ação Educação 2030 (Unesco, 2015). De 2003 a 2017, a SAM já mobilizou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 1,4 milhão no Brasil.

Talvez Você Também Goste

Notícias

Balanço do PNE revela metas não atingidas e regressão de conquistas na educação

Documento aponta 85% dos objetivos descumpridos e aumento do analfabetismo funcional

há 5 anos
Notícias

Aprovada no Congresso, Lei de Diretrizes Orçamentárias estipula que metas do PNE sejam prioridades em 2019

Documento, contudo, ainda necessita ser sancionado pelo presidente e pode sofrer vetos

há 7 anos
Notícias

“Educação precisa superar problemas do século 20 e apontar para o 21”

Para Maria Alice Setubal, PNE deve ser principal norteador das ações do poder público

há 10 anos
Notícias

Comissão especial da Câmara aprova Plano Nacional de Educação

Projeto ainda precisa ir a plenário e ser sancionado pela presidenta Dilma

há 11 anos

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.